“Toda a educação se reduz a estes dois ensinamentos: aprender a suportar a injustiça e aprender a suportar o aborrecimento.”
Ferdinando Galiani
– Socorro! Este assunto é muito chato. É desagradável. É indigesto. Não consigo nem ao menos permanecer acordado lendo isto!
Eis aqui a terceira recomendação: Assuma um papel de ator, incorporando um personagem!
Quem nunca passou por esta situação? Eu bem que poderia ser um dos primeiros a levantar a mão. Uma das cenas mais comuns na vida de um estudante, qualquer que seja sua área, é justamente esta. Ser obrigado a ler textos intragáveis, sem ter a menor vontade de realizar estas tarefas. Muitas vezes associamos tais obrigações como verdadeiros castigos. Será que haveria alguma fórmula mágica que possa ajudar-nos a escapar destes contratempos?A resposta, por incrível que possa parecer é positiva! Mas, calma! Não é como você possa imaginar. Não se trata de fazer com que estas atividades desapareçam por si só. O processo é um pouco diferente. Trata-se de desviarmo-nos da imagem negativa com que as obrigações desagradáveis são impressas em nós. E isto, pode acreditar… é perfeitamente possível, e sem truques envolvidos.
O que deveremos executar é, basicamente, uma mudança de enfoque. Em primeiro lugar, assumir e compreender que seja agora ou no futuro, nossas atividades do dia-a-dia, na grande maioria das vezes será constituída por ações que não serão exatamente agradáveis. E isto é uma verdade absoluta. Outro fato é que seria virtualmente impossível vivermos sob tais condições se, consciente ou inconscientemente, não puséssemos em ação mecanismos de defesa que nos permitissem encarar estes trabalhos de uma forma diferente, onde buscássemos o lado positivo destas tarefas, seja individualmente ou em conjunto com outras pessoas também envolvidas com tais obrigações. Se isto ainda não aconteceu com você, com toda a certeza ainda vai ocorrer.
Bem, se isto é algo inevitável, vamos começar a treinar algumas técnicas que nos permitam conviver, aceitar e até mesmo extrair muitos resultados positivos destes percalços.
Vamos pois voltar ao nosso mundo escolar ou acadêmico, onde estamos sendo obrigados a ler e estudar os textos insossos que citamos acima. A ideia fundamental consiste em atacar o texto como se fossemos detetives profissionais envolvidos na tarefa de realizar um trabalho que nos foi confiado. Envolver-se com o texto sob uma ótica diferente, buscando decifra-lo, examiná-lo de modo a buscar evidências, relacionamentos, fatos, conclusões. “Brincar” com o texto, utilizando-o de um jeito diferente, como se fosse um quebra-cabeça, um enigma a ser solucionado, um caso difícil a ser resolvido.
Durante todo o processo de busca de informações neste texto, o detetive busca informações: O que é importante identificar em cada trecho? Como relaciona-los? O que ele esconde? Pergunte-se sem cessar o que deve ser lembrado, registrado e interpretado. Tome notas, muitas notas, sublinhe, ressalte. Mais uma vez, você, o detetive, está investigando o caso que lhe foi confiado. Discuta suas conclusões e análises com outras pessoas, outros colegas detetives. Desenvolva seu trabalho em conjunto, se assim o preferir. Permaneça sempre na ofensiva. O detetive deve desvendar o caso, por mais complicado que pareça ser, principalmente com relação às partes menos interessantes, onde muitos dados podem estar escondidos. Não se comporte como um detetive passivo! O bom detetive nunca perde informações relevantes.
Assumir um papel de detetive ou de outros perfis pode se tornar um jogo interessante para servir como ponto de apoio e linha de conduta durante seus estudos. Pense nisto. É uma excelente receita para ajudar os estudantes a se concentrar nos tópicos a serem estudados, por mais árduos ou desinteressantes que possam parecer. Tudo se resume à forma como você encara a tarefa a ser realizada. A incorporação destes personagens é uma dica interessante.
Não é tarefa simples adotar esta ou outras técnicas tais como as já apresentadas em textos anteriores numa primeira vez. É interessante que os estudantes sejam acompanhados de perto por um mentor. O mentor estará ao seu lado, orientando-o nos procedimentos, no timing, nas atitudes, no ambiente de estudo e levará em conta, certamente suas necessidades próprias, em função de suas características pessoais. E é neste contexto que nosso trabalho se desenvolve,
Nossas atividades de mentoria destinam-se a auxiliar e estimular os estudantes a aprender a estudar. Nosso objetivo consiste em levar o aluno ou a aluna (mentorados) a melhorar seu desempenho escolar ou acadêmico, tendo em conta suas características particulares e as necessidades mais imediatas.
Desenvolvemos um programa individualizado para que as metas sejam atingidas. Tudo começa através de uma entrevista inicial, online, onde o mentor procura conhecer seu futuro mentorado, compreendendo suas necessidades e estabelecendo, a partir daí, um processo de acompanhamento que leva o aluno ou a aluna aprender a estudar com eficiência e alto rendimento.
Ressalte-se que nosso programa não se trata de aulas particulares de nenhuma disciplina em especial, mas sim de um treinamento e de uma interação pessoal, procurando aumentar o rendimento escolar ou acadêmico do(a) estudante (esteja ele ou ela cursando o ensino médio ou superior), aumentando a eficácia nos estudos, a melhoria do desempenho e, como consequência, dos resultados nas avaliações.
Conforme já foi dito, nosso objetivo é o de direcionar os estudantes a “aprender a estudar”.
Ë importante registrar que nosso processo de mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – modalidade esta cujos principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos estudantes.
Conheça nosso trabalho. Colocamo-nos ao vosso inteiro dispor para contatar-nos.
Escreva-nos, relatando suas dúvidas e solicitando o agendamento de uma conversa via Zoom ou aplicativos semelhantes. Para tanto, dispomos de um e-mail:
aprendendoaestudar@aol.com
Se preferir, envie-nos uma mensagem via WhatsApp:
(11) 99317-5812
Saiba mais a respeito de nossa proposta sem qualquer compromisso de sua parte. Contate-nos ainda hoje para obter mais esclarecimentos. Não perca tempo.
Você estará diante dos melhores meios para solucionar seus problemas de aprendizagem, seja a dificuldade em estudar, em absorver a matéria ministrada, a obter melhores notas, a estudar mais eficientemente ou uma combinação dentre eles.
Não perca tempo. Venha “aprender a estudar” conosco. Estamos te esperando. Até logo mais!
Prof. Arnaldo
Créditos:
Primeira ilustração: Icons made by https://www.freepik.com title=”Freepik” from https://www.flaticon.com/ title=”Flaticon”
Segunda ilustração: Icons made by https://www.flaticon.com/authors/ddara title=”dDara” from https://www.flaticon.com/ title=”Flaticon”
Terceira ilustração: Icons made by https://www.freepik.com title=”Freepik” from https://www.flaticon.com/ title=”Flaticon”