As armadilhas que impedem o aluno de estudar e como evitá-las – Parte V

“Gostaria de viver para estudar e não de estudar para viver”

 Francis Bacon (1561-1626)

 –  Será que realmente entendi o que li? Como posso me certificar disso?

 Apresentamos neste artigo mais duas recomendações de grande utilidade para facilitar a vida do estudante. Claro é que, como já dissemos em outras ocasiões, é preciso praticar os procedimentos até que se tornem naturais.

Um mentor pode lhe ajudar neste processo. O mentor acompanha, incentiva, corrige e permanece ao lado dos estudantes, orientando-os no “como fazer”. Ele estabelece rotinas e procedimentos, além de recomentar ao seu mentorado atitudes associadas ao ambiente de estudo. Evidentemente, o mentor leva em conta as necessidades específicas de cada aluno ou de cada aluna, dependendo de suas características pessoais.

Esta é a nossa função. Este é o nosso trabalho. Estamos aqui para ajudar aos estudantes a “aprender a estudar”, aumentando a sua eficiência, a obter mais rendimento e melhor aproveitar seu tempo. Pense nisso e entre em contato conosco para podermos explicar nossa atuação em mais detalhes, ok?

Vamos então tecer algumas considerações a respeito do tema deste artigo: Será que realmente entendi o que li? Como posso me certificar disso?

 Não se deixe enganar por falsas sensações de que está compreendendo o texto de sua matéria. Não é o fato de estar estudando por horas a fio que garantirá o seu aprendizado, mas sim como este tempo está sendo aproveitado. A melhor atitude neste aspecto se baseia na constante verificação daquilo que deve ser absorvido, e as sugestões que aqui lhe apresentaremos serão de grande utilidade.

Dispor de uma “caixa de ferramentas” para que você possa empregá-la ao longo de seus estudos é uma providência muito importante. Com ela você será capaz de estudar melhor e com mais confiança no sentido de certificar-se  de que está conseguindo assimilar o que está sendo lido.

Nesta oportunidade vamos abordar, assim como já foi feito em outras ocasiões, mais duas dicas de grande ajuda.

Eis aqui a primeira recomendação:

– Estabeleça uma sequência de verificações, com o objetivo de testar o seu grau de absorção da matéria. Seja sincero(a) consigo mesmo(a), resistindo à tentação de se enganar. Que tal começar o processo elaborando questões a respeito dos pontos chave de cada secção do livro texto, de suas anotações ou de outras fontes disponíveis?

Outro ponto interessante consiste em analisar e destacar os relacionamentos entre conceitos ou partes dos textos. Através dos subtítulos eventualmente presentes nas diferentes partes de um livro texto é possível elaborar questões que abranjam  o conteúdo do trecho correspondente. Assim, por exemplo, a partir do subtítulo denominado “Causas da  Revolução Francesa”, poderíamos elaborar perguntas tais como:

Liste as principais causas da Revolução Francesa.

– Quais foram os fatos que deflagraram a Revolução Francesa?

– Qual era a situação do país antes da Revolução?

– Quais foram os principais personagens que articularam a Revolução Francesa?

– Como foi deflagrada a Revolução Francesa? Quais foram os elementos chave para o seu início?

Prosseguimos agora com a segunda recomendação:

– Outra sugestão interessante para constatar se você de fato entendeu o que leu se baseia em reescrever a matéria abordada sem que o texto seja copiado, sem que resumos sejam elaborados, mas sim procurando redigir de memória o que foi estudado. Se faltarem trechos, nomes, datas – não se preocupe. Deixe estas partes em branco e continue a escrever mesmo assim tudo aquilo que conseguir recordar.

Em seguida, reestude os tópicos, preste bastante atenção aos pontos que não se lembrou anteriormente e repita o processo, não simplesmente completando as lacunas, não aproveitando o que havia escrito, mas sim, refazendo toda a sua escrita, gerando um novo texto sem consultar o anterior e assim sucessivamente, aperfeiçoando sua elaboração até que se sinta seguro(a) em se tratando de registrar o mais corretamente possível o que foi lido. Porém, é conveniente lembrar: sempre com suas palavras!

Os procedimentos aqui apresentados são de caráter geral, sendo válidos para qualquer estudante. Aproveite-os. Siga-os e você constatará que elas lhe auxiliarão bastante em seus estudos.

Como foi dito no início deste texto, nossa proposta de mentoria destina-se a auxiliar, a direcionar e a estimular os estudantes a “aprender a estudar”. Nosso objetivo consiste em levar o aluno ou a aluna (mentorados) a aprimorar seu desempenho escolar ou acadêmico, a estudar com mais eficiência, a melhorar seu rendimento – tendo em conta suas características particulares e as necessidades mais imediatas.

Para atender a estes objetivos, desenvolvemos um programa individualizado para que as metas estabelecidas para cada aluno ou aluna sejam atingidas. O processo tem início através de uma entrevista inicial, online. Nela, o mentor procura conhecer seu futuro mentorado, compreendendo suas necessidades e estabelecendo, a partir daí, um roteiro de acompanhamento que leva o(a) estudante a “aprender a estudar” eficientemente e aumentando seu rendimento.

Por favor, não confunda nossas atividades com aulas particulares de nenhuma disciplina em especial. Trata-se, isto sim, de um treinamento e de orientações pessoais, procurando aumentar o desempenho escolar ou acadêmico do aluno ou da aluna (esteja ele ou ela cursando o ensino médio ou superior), aumentando a eficácia nos estudos, o melhor aproveitamento do tempo disponível e, como consequência, significativa elevação nos resultados das provas e exames.

Em suma, nosso objetivo básico é o de direcionar os estudantes a “aprender a estudar”.

Vale a pena ressaltar que nosso processo de mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – aonde os principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos estudantes.

Que tal? Gostou de nossa proposta? Conheça nosso trabalho. Colocamo-nos ao seu dispor para nos contatar.

Escreva-nos, conte-nos suas dúvidas e solicite o agendamento de uma conversa via Zoom ou aplicativos do gênero. Para tanto, dispomos de um e-mail:

aprendendoaestudar@aol.com

Caso prefira, envie-nos uma mensagem via WhatsApp:

(11) 99317-5812

Conheça mais a respeito de nosso trabalho sem qualquer compromisso de sua parte. Consulte-nos ainda hoje para obter mais esclarecimentos. Não perca tempo.

Certamente você estará diante dos melhores meios para solucionar suas dificuldades de aprendizagem, sejam os problemas associados ao ato de estudar em si, em absorver a matéria ministrada, a obter melhores notas, a estudar mais eficientemente ou uma combinação dentre eles.

Venha “aprender a estudar” conosco. Aja agora mesmo. Estamos te esperando. Até logo mais!

Prof. Arnaldo

 

 

Créditos:

Primeira ilustração: Icons made by https://www.freepik.com  title=”Freepik” from https://www.flaticon.com/

 Segunda ilustração: Icons made by https://www.freepik.com   title=”Freepik” from https://www.flaticon.com/

Terceira ilustração: Icons made by https://www.freepik.com   title=”Freepik” from https://www.flaticon.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *