As armadilhas que impedem o aluno de estudar e como evitá-las – Parte VI

Preciso organizar todo meu material de estudo. Por onde devo começar?

“Professores podem abrir a porta, mas você precisa passar através dela por você mesmo!”

 Provérbio Chinês

Você já está decidido a reservar um tempinho para estudar a matéria de uma disciplina daquelas bem pesadas… Juntou seu material: anotações, livro-texto, listas de exercícios, cópias de anotações de seus colegas e por aí vai. Mas como você deve proceder para efetivamente começar a estudar?

Neste ponto, o grande segredo é a “organização”. As informações são melhor lembradas quando são representadas através de uma estrutura organizada que permita a execução de revisões de modo sistemático. Há uma excelente dica que pode ajudá-lo(a) a organizar seu material de estudo, baseada na estruturação dos tópicos dos capítulos, resumos e anotações, acompanhada da identificação dos itens que os compõem – através de um mapeamento refinado e no sequenciamento destes itens para o estudo.

Vejamos pois como proceder. Comecemos pelas denominações. Por denominações, entenda-se a definição de algumas palavras-chave que se refiram direta e precisamente ao tema que está sendo tratado em um dado capítulo, resumo, ou em suas anotações.

O objetivo consiste basicamente em enfatizar graficamente a ordenação e, procurar, se possível, relacionamentos entre os tópicos que compõem a matéria a ser estudada. Isto pode ser feito através de um quadro estruturado (vide exemplo hipotético para a disciplina de Português, aqui incluído), contendo as palavras-chave dos tópicos pertinentes à disciplina abordada.

Para cada tópico, inclui-se uma relação compactada dos itens associados a cada palavra-chave. Tópicos que se relacionam mais proximamente podem ser destacados como se fossem “Frentes de estudo”). No exemplo citado, destacam-se três frentes, denominadas de “A”, “B” e “C“. O estudo se desenvolverá seguindo-se as frentes na sequência estabelecida, sendo que para cada item associado a dada palavra-chave designa-se um número de ordem, indicativo de sua prioridade de estudo – normalmente estabelecido pela ordem natural de desenvolvimento da matéria, porém não necessariamente, cabendo ao estudante determinar o encadeamento que lhe parecer mais conveniente e natural.

No exemplo citado temos cinco palavras-chave agrupadas em três frentes de estudo, onde se distribuem vinte e nove itens. Uma visualização conjunta deste quadro fornece a percepção global da disciplina tratada. O aluno procurará estudar o conteúdo da matéria associada a um item contido em uma dada frente e tópico isoladamente, porém tendo sempre em vista a possiblidade e, dependendo do caso, a necessidade de relacioná-lo com o conteúdo de outros itens assim que estes vierem a ser abordados.

À medida que o estudo se desenvolve, outros relacionamentos e divisões secundárias dos itens eventualmente podem surgir. Também podem ser identificadas correções e ajustes nas classificações anteriormente efetuadas, até mesmo nos tópicos e frentes gerados. Isto é absolutamente normal e bom que ocorra. Indica que o estudo está sendo proveitoso. Lembre-se: seu quadro não está escrito em pedra, isto é, não é imutável. Aos poucos, uma estruturação completa e fiel da matéria vai se formando, paralelamente ao estudo, com os refinamentos que você estabelece dinamicamente. Assim, quando de uma revisão, uma abordagem geral de seu quadro é, via de regra, mais do que suficiente para que você tenha uma completa visão do que foi estudado.

A sugestão aqui apresentada lhe será de grande utilidade nos estudos caso seja bem aproveitada. Como sempre ressaltamos, as recomendações que lhe indicamos são genéricas, sendo aplicáveis em princípio para qualquer estudante. Não custa nada tentar. Tente empregá-las e você constatará que elas lhe auxiliarão bastante em seus estudos.

Pode ocorrer que você tenha alguma dificuldade nas primeiras vezes ao tentar seguir as orientações. Não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo(a). Para tanto, conheça nosso trabalho. Seguem-se algumas palavras pertinentes às nossas atividades.

Nossa proposta de mentoria destina-se a auxiliar, a direcionar, a estimular os estudantes a “aprender a estudar”. Procuramos levar o aluno ou a aluna (mentorados) a refinar seu desempenho escolar ou acadêmico, a estudar eficientemente, a obter melhores notas em suas avaliações – tendo em conta suas características pessoais bem como suas necessidades mais prementes.

De modo a atender a estes objetivos, desenvolvemos um programa individualizado para que as metas estabelecidas para cada aluno ou aluna sejam atingidas. O processo tem início através de uma entrevista inicial, online. Nela, o mentor procura conhecer seu futuro mentorado, compreendendo suas necessidades e estabelecendo, a partir deste ponto, um roteiro de acompanhamento que leva o(a) estudante a “aprender a estudar” eficientemente e com maior rendimento.

Não confunda nossas atividades com aulas particulares de nenhuma disciplina em especial. Trata-se de um treinamento e de orientações pessoais, procurando aumentar o desempenho escolar ou acadêmico do aluno ou da aluna (esteja ele ou ela cursando o ensino médio ou superior), aumentando a eficácia nos estudos, o melhor aproveitamento do tempo disponível e, como consequência, maiores notas nos resultados das provas e exames.

Resumindo, nosso objetivo básico é o de direcionar os estudantes a “aprender a estudar”.

Nosso processo de mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – aonde os principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos estudantes.

Gostou de nossa proposta? Então conheça o nosso trabalho. Colocamo-nos ao seu dispor para nos contatar.

Escreva-nos, conte-nos suas dúvidas e solicite o agendamento de uma conversa via Zoom ou aplicativos do gênero. Para tanto, dispomos de um e-mail:

aprendendoaestudar@aol.com

Caso prefira, envie-nos uma mensagem via WhatsApp:

(11) 99317-5812

Solicite informações a respeito de nosso trabalho sem qualquer comprometimento de sua parte. Consulte-nos ainda hoje para obter mais esclarecimentos. Não perca tempo!

Com toda a certeza você estará diante dos melhores meios para solucionar suas dificuldades de aprendizagem, sejam os problemas associados ao ato de estudar em si, em absorver a matéria ministrada, a obter melhores notas, a estudar mais eficientemente ou uma combinação dentre eles.

Venha “aprender a estudar” conosco e comece agora mesmo. Estamos te esperando. Até logo mais!

Prof. Arnaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *