Como você pode melhorar sua concentração? Não deixe de seguir estas dicas! (parte I)

“Se você não se concentra naquilo que está fazendo, então aquilo que você está fazendo não é o que você está pensando.”

Alfred Tennysonn (1809 – 1892)

Neste artigo e no próximo estamos nos propondo a apresentar mais um conjunto de procedimentos e recomendações que podem ser úteis para estudantes do Ensino Médio ou Superior. Tratam-se, como sempre procuramos ressaltar, de sugestões de caráter geral, que devem ser adaptadas a cada aluno ou aluna de acordo com suas peculiaridades. Vamos agora considerar quatro delas!

  • A intenção de se concentrar.

Temos a tendência de executar aquilo que dizemos a nós mesmos para fazer. Portanto, é muito mais fácil se concentrar quando conseguirmos especificar um certo intervalo de tempo para nos dedicar aos estudos e, conscientemente, impor a nós mesmos que “eu vou me concentrar durante este tempo”. Comece aos poucos. Dez minutos numa manhã, quinze minutos à tarde e, a partir daí, aumentando gradativamente. Não importa o que você esteja querendo estudar. O importante, neste caso, é o treino e não a matéria em si.

  • Prepare-se antes de se concentrar.

Tenha em mãos  todo o material necessário para desenvolver seu estudo: canetas, lápis, borracha, régua, papel de rascunho, calculadora, anotações, cadernos e livros. Não descuide deste procedimento. Evite a todo custo ter de sair de seu ambiente para buscar itens adicionais que, com certeza, o tirarão do estado de concentração.

  • Procure um local silencioso e que possivelmente assim permaneça.

Certos tipos de ruídos demonstram ser mais perturbadores que outros. Há ruídos que tendem a – comprovadamente – atrapalhar a concentração, por mais que você tente se isolar. Não é a intensidade em si que é determinante. Por exemplo, certos tipos de música  (na verdade, a maioria…), conversas nas proximidades, sons intermitentes (portas sendo abertas ou fechadas, crianças brincando, animais, etc.). Evidentemente, é quase impossível buscar um local isento destes ruídos, porém procure na medida do possível minimizar sua influência.

  • Procurar estudar sempre no mesmo local (mas pese bem se isto vale para você!).

Esta recomendação é discutível e se caracteriza por possuir dois lados. Um vantajoso, e outro não. Quando procuramos estudar sempre no mesmo ambiente  –  na mesma sala ou quarto, mesma mesa, mesma cadeira – tendemos mentalmente a associar o estudo com este local, o que nos leva a uma concentração mais rápida, mais profunda e a um maior rendimento. Trata-se do efeito de condicionamento, e a aprendizagem se torna mais eficiente nestas condições. Todavia, há na prática um efeito negativo. Por exemplo: se você for, por algum motivo,  obrigado a estudar em outro local, tal como uma sala de aula ou Biblioteca de sua Escola ou Faculdade ou até mesmo, como acontece de fato, ser submetido a uma avaliação ou a uma prova em outro ambiente, poderá sentir falta de seu “canto”, e se bloquear com isto quanto tenta rememorar o que aprendeu e tentar reproduzir ou empregar os conceitos que estão sendo testados. Mas isto depende de pessoa a pessoa. Caso este fenômeno ocorra de modo a lhe prejudicar mais do que se mostrar benéfico, deve-se buscar o oposto, qual seja, não se fixar no mesmo ambiente de estudo e sempre procurar locais alternativos e diferentes, apesar de suas possíveis desvantagens, principalmente no âmbito da concentração, que deverá ser treinada de outras formas.

Ao ler estas recomendações possivelmente você tenha se identificado com algumas das situações expostas. É bom saber que nós podemos lhe ajudar não apenas a seguir estas dicas como também lhe sugerir muitas outras, adaptando-as de acordo com suas necessidades. Além disso, também podemos nos dedicar a orienta-lo em vários aspectos referentes à sua vida escolar ou acadêmica.

Nosso trabalho se baseia em dar o apoio necessário aos alunos e alunas que possuem dificuldades nos estudos, seja durante a sua permanência em sala de aula (enquanto tentam acompanhar as explanações de seus professores), a tomada de notas durante as aulas, como evitar distrações, a apresentação de dúvidas, a revisão da matéria em casa, a realização de trabalhos e exercícios, como se preparar e como se submeter às avaliações, bem como todas as demais ações típicas do ambiente estudantil – individualmente ou em grupo – estejam os estudantes cursando o Ensino Médio ou o Superior.

Através de entrevistas iniciais, com o objetivo de conhecer o estudante e seus problemas específicos, bem como suas características e necessidades individuais, propomo-nos, enquanto mentores, a elaborar uma metodologia específica para o atendimento de suas particularidades, desenvolvendo técnicas de estudo voltadas para este aluno (ou aluna), cujos resultados são por nós acompanhados e reajustados se necessário for.

Em resumo, nosso propósito é o de direcionar o aluno a “aprender a estudar”. Não se tratam de aulas particulares de nenhuma disciplina em especial – mas sim, de desenvolver todo um processo direcionado àquilo que o(a) aluno(a) (mentoradoefetivamente necessita – um acompanhamento pessoal visando melhorar a sua absorção do conteúdo ministrado, aprimorar seus estudos em casa com maior rendimento e eficácia e, como consequência direta, obter maior aproveitamento escolar ou acadêmico, conforme o caso.

Diga-se de passagem, nossa mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores  e smartphones, modalidade esta cujos principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte do aluno.

Conheça nosso trabalho. Colocamo-nos ao vosso inteiro dispor para contatar-nos. Escreva-nos, relatando suas dúvidas e solicitando o agendamento de uma conversa via ZOOM ou aplicativos semelhantes.

Para tanto, dispomos de um e-mail:

aprendendoaestudar@aol.com

Se preferir, envie-nos uma mensagem via WhatsApp:

(11) 99317-5812

Procure-nos hoje mesmo e teremos o máximo prazer em expor o que temos a lhe oferecer. Não perca tempo. Você estará diante dos melhores meios para solucionar seus problemas de aprendizagem – a dificuldade em estudar, em assimilar a matéria ministrada, a obter melhores notas e a estudar mais eficientemente.

Venha “aprender a estudar” conosco. Estamos te esperando.

Até logo mais!

 

Créditos:

Primeira ilustração: https://www.flaticon.com/free-icons/concentration title=”concentration icons”. Concentration icons created by Freepik – Flaticon

Segunda ilustração: https://icon-library.com/icon/concentration-icon-19.html.html  Concentration Icon # 141701

Terceira ilustração: https://icon-library.com/1055349.html Line,Symbol,Logo,Sign # 9393719

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