Como melhorar a compreensão de longos capítulos em livros didáticos.

“O conhecimento é a colheita da atenção.”

Charles Olson – poeta norte-americano (1910 – 1970).

 

O artigo que estamos aqui apresentando pode ser considerado como sendo mais específico comparativamente à maioria daqueles que o antecederam, por voltar-se primariamente às Ciências Humanas. No entanto, muitas das abordagens que serão sugeridas poderão ser adaptadas a outras áreas, com a devida flexibilização, imaginação e iniciativa por parte do leitor.

Para começar, vamos comparar o processo de leitura e compreensão a uma colheita. Os instrumentos desta colheita, que você deve preparar com antecedência, são:

– lápis e caneta;

– etiquetas “post-it” coloridas (exceto amarelas);

– etiquetas “post-it” amarelas (exclusivamente).

Durante o processo de colheita, você deverá focar nos seguintes aspectos:

– procurar identificar os objetivos centrais (normalmente contidos no início do capítulo);

– buscar os objetivos centrais enfatizados pelos seus professores em sala de aula;

– dar uma passada de olhos nos títulos e subtítulos do texto;

– dar uma passada de olhos nas ilustrações contidas no texto.

O principal objetivo desta etapa é o de ter um primeiro contato com o material a ser analisado, tornando-o de certa forma mais familiar e com os limites definidos.

Enquanto estes quatro itens estiverem sendo executados, procure fixar os “post-it” coloridos nos locais em que os tópicos lhes são familiares e compreensíveis. Em outros termos: colocar “post-it” coloridos ao lado daquilo que você já conhece. Em cada um destes “post-it”, escreva neles (em poucas palavras) ao que se refere cada trecho que lhe é familiar e que você sente que domina.

Com estas ações, você estará devidamente preparado para executar o “SQADR”. Na prática, você já o está fazendo. Mas em que consiste o “SQADR” ? É o que mostraremos logo mais. Mas antes, examine novamente o material a ser estudado e utilize os “post-it” amarelos, neles escrevendo as dúvidas e questionamentos que você possa ter (pertinentes aos trechos não esclarecidos), colando-os junto a eles. Conceitos que eventualmente seu professor tenha ressaltado e que tenha solicitado um aprofundamento, ao serem identificados no texto também merecem um “post-it” amarelo ao lado dos respectivos parágrafos.

Agora, é importante reservar um caderno no qual será criada a “carta SQADR”. Em cada folha do caderno, estabeleceremos cinco colunas, a saber: 1) aquilo que você já conhece (o “S” de sei), 2) aquilo que você quer assimilar ( “Q” de quero, incluindo os tópicos que seus professores ressaltaram para que sejam desenvolvidos em profundidade), 3) aquilo que você assimilou no texto ( “A” de assimilado), 4) os questionamentos, as dúvidas que restaram após ler e reler o material (“D” de dúvida). A coluna “D” deverá ser preenchida com os esclarecimentos obtidos após você levar seus questionamentos para seu professor lhe ajudar. Finalmente, na última coluna serão anotadas, na carta, as respostas obtidas referentes às questões e dúvidas levantadas (“R” de resposta).

Repassando, vejamos em mais detalhes como registrar as anotações em cada coluna (“S”, “Q”, “A”, “D” e “R”). Para tanto, deve-se revisar o conteúdo anotado nos “post-it” espalhados pelas folhas de seu livro bem como os esclarecimentos obtidos posteriormente.

Caso o texto seja muito longo (por exemplo, contendo mais de 20 páginas), um procedimento interessante seria dividi-lo artificialmente em 3 ou 4 secções, utilizando os “post-it” em cada secção, resolvendo-a, e somente após passar para a secção seguinte. Evidentemente, isto não é uma regra fixa. Podem haver variantes neste processo e fica a seu critério adotá-las, uma vez que muitos conceitos podem ser colocados de modo interdependente entre as referidas secções.

Inicialmente você começa a ler um capítulo. Nos trechos que lhe são familiares, já deve ter anotado num “post-it” colorido algumas palavras a respeito do assunto (“S” de sabido). Faça o mesmo com relação aos tópicos em que há dúvidas e também naqueles que você necessita explorar em mais detalhes (“Q” de questões).

Na “carta SQADR”, registre nas colunas “S” e “Q” o conteúdo dos  “post-it”. Se um dado tópico for bem compreendido, efetue uma anotação a respeito no caderno, na coluna “A” (de aprendido).  Prossiga a leitura do capítulo ou secção. Ao final, faça uma releitura. Quando detectar uma dúvida, um novo questionamento para o qual não encontra solução, anote a dúvida a carta, na coluna “D” (de dúvida). Quaisquer outros problemas posteriores encontrados e que atrapalham sua compreensão também merecem uma anotação na coluna “D”. Após todos estes procedimentos, leve as dúvidas (“D”) aos seus professores. Quando forem esclarecidas, lance as respostas na coluna “R” (de resolvido) em sua “carta SQADR”, na mesma linha da anotação correspondente à sua dúvida “D”.

Reveja sua “carta SQADR” e, logo após, eis a parte mais importante: escrever no caderno, na página seguinte à “carta SQADR”, um texto composto por poucos parágrafos e que sumarizam o conteúdo aprendido. Vale também criar ilustrações  (manualmente), esboços ou diagramas pertinentes.

Não se preocupe caso sinta dificuldades ao seguir estas recomendações. Do mesmo modo como já comentamos em outros artigos, consiste em uma mudança de hábitos e não é de um momento para outro que isto vai acontecer. Além disso, estamos prontos para ajudá-lo(a). Que tal conhecer o que temos a lhe oferecer?

Temos uma proposta de mentoria que é destinada a lhe auxiliar, direcionando e estimulando os estudantes a “aprender a estudar”. O objetivo consiste em levar o aluno ou a aluna (mentorados) a aprimorar seu desempenho escolar ou acadêmico, a estudar eficientemente, a obter melhores notas em suas avaliações – tendo em conta suas características pessoais bem como suas necessidades mais urgentes.

Para atender a estes objetivos, a ideia consiste em elaborar um programa individualizado de modo que as metas estabelecidas para cada aluno ou aluna sejam atingidas. O processo tem início através de uma entrevista inicial, online. Nela, o mentor procura conhecer seu futuro mentoradocompreendendo suas necessidades e criando, a partir deste ponto, um roteiro de acompanhamento que leva o(a) estudante a aprender a estudar” de forma eficiente e com maior rendimento.

É importante que você não confunda nossas atividades com aulas particulares de nenhuma disciplina em especial. Trata-se de um processo que abrange orientações pessoais, procurando aumentar o desempenho escolar ou acadêmico do aluno ou da aluna (esteja ele ou ela cursando o Ensino Médio ou Superior), aumentando a eficácia nos estudos, o melhor aproveitamento do tempo disponível e, como consequência, o alcance de maiores notas nas provas e exames.

Resumindo, nossa meta fundamental é a de direcionar os estudantes a “aprender a estudar”.

O processo de mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – casos em que os principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos estudantes.

Que tal nossa proposta? Se gostou, conheça  o nosso trabalho. Colocamo-nos ao seu dispor para nos contatar.

Escreva-nos, relate-nos suas dúvidas e solicite o agendamento de uma conversa através do aplicativo Zoom ou semelhantes. Para tanto, dispomos de um e-mail:

aprendendoaestudar@aol.com

Se preferir, envie-nos uma mensagem via WhatsApp:

(11) 99317-5812

Solicite informações sem qualquer compromisso de sua parte. Consulte-nos ainda hoje para obter mais esclarecimentos. Não perca tempo!

Esteja certo(a) de que você estará diante dos melhores meios para solucionar suas dificuldades de aprendizagem, sejam elas problemas associados ao ato de estudar em si, ao tentar assimilar a matéria ministrada, a obter melhores notas, a estudar mais eficientemente ou uma combinação de fatores.

Venha “aprender a estudar” conosco e comece agora mesmo. Estamos te esperando.

Até logo mais!

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *