Como estudar melhor, evitando se desgastar (parte 2).

“Não reinvente a roda, apenas realinhe-a.”

Anthony J. D’Angelo – autor, palestrante e empreendedor norte-americano (1955 –    )

Este segundo artigo continua a oferecer várias dicas a respeito de como estudar com eficiência. Seria interessante se você viesse a analisar estas recomendações, adaptando-as à sua situação em especial.  Pedimos apenas que as leve a sério e aceite que funcionarão se forem seguidas com dedicação.

Guarde este conceito: “estudo intensivo”.

Seu rendimento tende a ser maior ao praticar estudos “intensivos”. As sessões de estudo intensivo possuem duas características: são curtas e fazem com que você conclua o trabalho com o mínimo de esforço desperdiçado. Estudar de forma intensiva é mais eficaz do que estudar através de técnicas convencionais, dedicando longos períodos para tanto. Na prática, o estudo intensivo é feito por meio da distribuição do estudo em várias sessões de estudo. Sessões de estudo intensivas podem durar, cada qual, entre 30 e 45 minutos. Cada sessão inclui algumas estratégias para melhorar a eficiência da aprendizagem, sendo que a principal delas é a auto avaliação. No entanto, esta auto avaliação deve ser bem dosada. Com efeito, passar horas se auto avaliando provavelmente fará com que você se distraia e perca a atenção. Uma boa recomendação seria procurar “se testar” sobre o material estudado ao longo de 45 minutos, seguindo-se uma pausa de 5 minutos. Isto fará com que você mantenha a atenção e retenha a informação.

Além disso, as sessões mais curtas e intensas provavelmente manterão a pressão  (entenda-se concentração) necessária para evitar a procrastinação.

“O silêncio não é ouro” – você não precisa permanecer em um local completamente isolado de ruídos para conseguir estudar.

Tente analisar aonde você estuda melhor. O silêncio de uma biblioteca pode ser o melhor local para muitos estudantes, porém não necessariamente seria o melhor lugar para você. É importante considerar que tipo de ambiente sonoro funciona melhor de acordo com suas características. Você pode descobrir que se concentra melhor com algum ruído de fundo. Algumas pessoas acham que ouvir música clássica enquanto estudam as ajuda a se concentrar, enquanto outras consideram isso bastante distrativo. Para alguns, o silêncio de uma biblioteca pode ser tão distrativo (ou mais) quanto o barulho de um ginásio. Assim, se o silêncio é distrativo, mas você prefere estudar na biblioteca, experimente os locais do prédio onde há mais “ruído de fundo”. Tenha em mente que estudar ativamente raramente é silencioso, pois muitas vezes exige que você recite o material em voz alta.

Os problemas propostos, os exercícios e questões indicadas estão aí para te ajudar. Eles são seus amigos!

Trabalhar nos exercícios, solucionar e rever problemas é importante para cursos técnicos (tais como Engenharia, Matemática e Economia). Seja capaz de explicar os passos dos problemas e exercícios, bem como por que estes passos funcionam. Nos cursos técnicos, geralmente é mais importante trabalhar problemas e exercícios do que “ler o texto”. Em sala de aula, anote em detalhes os problemas práticos demonstrados pelo professor bem como seus roteiros de solução. Anote cada passo e faça perguntas se estiver confuso. No mínimo, caso isto não seja possível, registre a pergunta e a resposta (mesmo que você perca os passos). Ao se preparar para provas, compile uma lista – a maior possível – de problemas e exercícios referentes aos materiais do curso e das aulas. Resolva-os e explique-os para si mesmo (escrevendo), os passos envolvidos na resolução de cada um deles, bem como o “porque” destes passos funcionarem.

Você  é adepto da multitarefa? Tende a fazer várias coisas ao mesmo tempo?

Há uma tendência, no mundo atual, de valorizarmos a multitarefa. Um funcionário que consegue realizar várias tarefas simultaneamente é muito bem visto! Note-se porém que  isso não é exatamente possível, pois o que ocorre na prática é a partilha do tempo de atenção deste funcionário em micro tarefas distintas sendo executadas ciclicamente (ou quase…).

Uma quantidade significativa de pesquisas indica que a multitarefa não melhora a eficiência e, na verdade, afeta negativamente os resultados. Voltando-nos ao nosso ponto de interesse, de modo a estudar de forma mais inteligente (e não mais difícil), você precisará eliminar distrações durante as suas sessões de estudo. Mídias sociais, navegação na Internet, jogos, mensagens de texto, etc. afetarão severamente a intensidade de suas sessões de estudo se você assim o permitir! As pesquisas mostram claramente que a multitarefa (por exemplo, no caso de um estudante, responder a mensagens de texto enquanto tenta resolver um exercício, analisa um tópico de um  livro ou realiza uma auto avaliação) aumenta o tempo necessário para assimilar o material e diminui a qualidade da aprendizagem. Eliminar as distrações permitirá que você se envolva totalmente durante suas sessões de estudo. Se você não precisa do computador para a lição de casa, então não o utilize! Defina limites para o tempo que você pode passar em determinados “sites” durante o dia. Desligue o seu telefone. Recompense estudos intensos com uma pausa merecida nas redes sociais (mas tenha certeza de cronometrar sua pausa!) .

Claro é que as recomendações e comentários aqui apresentados devem ser tratados como genéricos, válidos para várias situações relacionadas às dificuldades e problemas nos estudos. No entanto, cada caso é um caso e as orientações devem ser moldadas individualmente.

Nosso trabalho se encaixa neste contexto, com atividades voltadas a auxiliar o(a) aluno(a) a aprender a estudar. Para tanto, desenvolvemos um processo de mentoria através do qual nós, enquanto mentores, procuramos auxiliar o aluno ou a aluna (mentorados) a melhorar seu desempenho escolar ou acadêmico, levando em consideração suas características particulares e especificidades. Estabelecemos um programa individualizado, aonde, através de uma entrevista inicial, online, procuramos conhecer nosso mentorado e compreender suas necessidades, traçando a partir deste ponto um processo de acompanhamento destinado a fazer com que o aluno ou a aluna aprenda de fato a estudar. É importante não confundir esta proposta com aulas particulares de qualquer natureza. Consiste, isto sim, em um treinamento e um acompanhamento pessoal, procurando aumentar o rendimento escolar ou acadêmico do(a) estudante (esteja ele ou ela cursando o ensino médio ou superior), aumentando a eficácia nos estudos, a melhoria do desempenho e, como consequência, dos resultados nas avaliações.

Nosso propósito é o de direcionar o aluno ou a aluna a “aprender a estudar”. O processo de mentoria que propomos atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – modalidade esta cujos principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos estudantes.

Conheça nosso trabalho. Colocamo-nos ao vosso inteiro dispor para contatar-nos.

Escreva-nos, relatando suas dúvidas e solicitando o agendamento de uma conversa via Zoom ou aplicativos semelhantes. Para tanto, dispomos de um e-mail:

aprendendoaestudar@aol.com

Se preferir, envie-nos uma mensagem via WhatsApp:

(11) 99317-5812

Procure saber mais a respeito de nossa proposta de mentoria sem qualquer compromisso de sua parte. Contate-nos ainda hoje para obter mais esclarecimentos.

Não perca tempo. Você estará diante dos melhores meios para solucionar seus problemas de aprendizagem – sejam eles a dispersão durante as aulas, a revisão e a assimilação da matéria ministrada, a obtenção de melhores notas e o aumento de sua eficiência ao estudar.

Venha “aprender a estudar” conosco. Estamos te esperando.

Até logo mais!

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

Créditos:

 Primeira ilustração: https://br.freepik.com/vetores-gratis/menino-lendo-livro-de-geografia_61124126.htm#fromView=keyword&page=1&position=3&uuid=07db30a9-de3e-4b01-9557-8abc75e1ddd1&query=Estudando+Silencio

Segunda ilustração:   href=”http://www.freepik.com”    Designed by Freepik.

Terceira ilustração:   href=”http://www.freepik.com”    Designed by Freepik.

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