Problemas associados às dificuldades de aprendizagem (uma abordagem introdutória)

Alunos que apresentam baixo desempenho escolar são um fato desde que as instituições de ensino surgiram. Isto não constitui nenhuma novidade. A questão grave, a nosso ver, é que, em tempos passados, os estudantes que se mostravam com problemas nos bancos escolares eram com freqüência discriminados, tidos como preguiçosos, desinteressados ou “burros”, como a gíria popular classifica pejorativamente estes casos. Evidentemente, estas premissas errôneas e injustas acarretam aos indivíduos prejuízos incalculáveis ao longo de suas vidas. O que pode fornecer alento a estes alunos é justamente o fato dos pais perceberem que não é devido à percepção de seus filhos não demonstrarem um bom rendimento escolar que devam ser taxados de não serem persistentes, de incapacidade ou de apresentarem um baixo nível de inteligência, dentre outros possíveis problemas. Os pais sentem que seus filhos são portadores de potencial para os estudos mas, por alguma razão, não conseguem ser bem sucedidos neste aspecto.

Para poder explicar e melhorar o desempenho escolar destes alunos, surgiu o termo “dificuldades de aprendizagem”. Esta denominação tem sido empregada para englobar problemas relacionados à linguagem escrita e falada, a dificuldades em matemática bem como aos distúrbios associados ao déficit de atenção e hiperatividade ( attention deficit / hyperactivity disorder – ADHD ). Quanto a este último, uma designação alternativa é bastante empregada: “transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH”.

A propósito, as dificuldades de aprendizagem também se aplicam ao déficit nas habilidades envolvidas na organização, planejamento, memorização e outras (atenção, foco, esforço) que são nomeadas, como um todo, através do termo “habilidades das funções executivas” ( executive functioning skills ).

As dificuldades de aprendizagem podem ser melhor entendidas quando observadas sob o ponto de vista gráfico, ressaltando-se o fato de que as características citadas costumam se sobrepor, sendo possível que várias delas coexistam. Em outras palavras, podem ser vistas como distúrbios de natureza cerebral que usualmente são encontrados de formas combinadas.

Através desta representação gráfica torna-se possível identificar que estudantes com dificuldades de aprendizagem podem, por exemplo, apresentar problemas no âmbito das habilidades das funções executivas e também de dislexia, além de outras combinações, simultaneamente. É importante observar a inclusão, na figura, de problemas relacionados aos sentidos da visão e audição, que também não devem ser desconsiderados em se tratando das possíveis causas da dificuldade de aprendizagem.

Nosso objetivo, com este artigo, foi o de descrever simplificadamente alguns dos problemas que os psicólogos, pedagogos, psicopedagogos e profissionais correlatos costumam tratar e acompanhar, notadamente no público infanto-juvenil, o que não impede, no entanto, destes distúrbios serem identificados mesmo em estudantes que cursam o segundo e terceiro graus.

Queremos também destacar que nossas atividades, enquanto mentores, não incluem a abordagem destes aspectos, os quais devem ser diagnosticados e atendidos pelos profissionais especializados na área em pauta e já citados acima.

Nossa proposta possui um caráter mais genérico, qual seja, acompanhar o estudante que, percebendo suas dificuldades de aprendizagem e notando que seus problemas estão associados a aspectos que ele pode (e deve) corrigir, se interessariam em dispor de um mentor que o auxiliará e o orientará adequadamente (e com eficiência), em função de suas características pessoais, a melhorar seu desempenho escolar (ou acadêmico, em se tratando do terceiro grau). É exatamente aqui que nosso trabalho se encaixa.

Consulte nossos serviços de mentoria e participe do processo de “aprender a estudar”. Converse conosco e experimente nosso apoio. Contate-nos através de uma mensagem de e-mail:

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