Conheça a discalculia

A discalculia consiste em um distúrbio relacionado à aprendizagem da matemática. Apresenta muitas semelhanças com a dislexia e com a disgrafia (disfunções estas já comentadas nos artigos de maio e junho de 2018, respectivamente).

Crianças portadoras de discalculia apresentam dificuldades com a matemática básica, tais como contar os números seqüencialmente, reconhecer os dígitos, agrupa-los, compreender o processo de troco em manipulações monetárias e identificar horário em relógios analógicos, dentre outras.

Há também aqueles que, devido a este distúrbio, se revelam incapazes de efetuar adições, subtrações, multiplicações e divisões.

Por quais motivos há tanta semelhança entre a dislexia, a disgrafia e a discalculia? Cumpre observar que, assim como acontece na linguagem escrita, a matemática também consiste em um agregado de notações, símbolos, caracteres e regras que devem ser obedecidas. Crianças que são portadoras de discalculia com freqüência tem dificuldades em aprender e ser recordar destas regras, das notações e caracteres/símbolos. Necessitam de atenção especial para assimilarem os conceitos matemáticos.

Não raro, a discalculia e a dislexia estão presentes simultaneamente dada a similaridade de suas características. Outra constatação comum consiste no fato de crianças com discalculia desenvolverem ansiedade diante da matemática, o que diminui ainda mais a habilidade em aprender e executar tarefas baseadas em conceitos matemáticos. Trata-se portanto de um componente de natureza emocional que deve ser levado em consideração quando do tratamento do portador de discalculia.

Assim como fizemos ao comentar a dislexia e a disgrafia, poderíamos aqui relatar um grupo de características que podem estar presentes em pessoas com discalculia. Todavia, é curioso notar que os questionamentos são os mesmos daqueles expostos quando descrevemos as características da dislexia. O diagnóstico efetivo cabe aos profissionais da área, os mesmos envolvidos com a dislexia e a disgrafia (além de tratarem de outros distúrbios relacionados às dificuldades de aprendizagem).

Nunca é demais ressaltar que estes questionamentos não se constituem numa listagem determinística, ou seja, não se identifique com a dislexia/discalculia caso venha a se reconhecer em vários dos aspectos relatados.

Procuramos, através destes textos mensais, expor ao estudante bem como a seus familiares um conjunto de facetas, das mais variadas naturezas, relacionadas às dificuldades apresentadas pelos alunos ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

Nosso trabalho se baseia no conceito de mentoria, procurando através da identificação das características pessoais do estudante, orienta-lo no sentido de “aprender a estudar”. O enfoque de nossas atividades não abrange os distúrbios comentados nestes últimos meses, tais como a dislexia, a disgrafia (bem como, no presente artigo, a discalculia), mas sim o processo organizacional, a aquisição de bons hábitos, técnicas de concentração e de melhor aproveitamento do tempo disponível para os estudos.

Por meio de nossa mentoria, o estudante passa a se sentir a vontade para a realização de suas tarefas, não as tratando como um fardo a ser carregado ou como atividades desagradáveis das quais deve se livrar o mais rapidamente possível.

Converse conosco e conheça nossa proposta de trabalho. Envie-nos um e-mail e lhe contataremos o mais rapidamente possível:

aprendendoaestudar@aol.com

Caso seja de sua preferência, nosso telefone é:

11-99317-5812 (WhatsApp)

Ficamos no aguardo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *