Você sabe o que é a TDAH?

Ao longo dos últimos anos, muita atenção tem sido dada ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, também conhecido pela sigla “TDAH”.

Este distúrbio está associado a um déficit nas habilidades vinculadas às funções executivas do indivíduo. As funções executivas e, em particular, as habilidades a elas vinculadas, consistem nas habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações. Tratam-se de processos que apoiam muitas atividades diárias, incluindo o planejamento, o raciocínio flexível, a atenção concentrada e a inibição comportamental, demonstrando um desenvolvimento contínuo até o início da idade adulta.

Estudantes portadores de TDAH e com distúrbios nas funções executivas apresentam muita dificuldade em manter o foco nas tarefas que devem ser realizadas, na organização do material escolar e na administração de suas atividades bem como do tempo disponível. Caracterizam-se também pela dificuldade em completar suas responsabilidades escolares.

A título de exemplo, o estudante portador de TDAH não consegue se concentrar enquanto lê, evitando, conseqüentemente, se envolver com os livros, prejudicando ainda mais sua capacidade de leitura. Bloqueia-se assim seu mecanismo de aprendizagem através do material escrito.

Felizmente, a sinergia entre a família, terapeutas e o paciente pode superar conflitos entre as habilidades do portador de TDAH e seu ambiente, melhorando sua motivação.

É fato que o acompanhamento por parte de profissionais especializados (os mesmos envolvidos no tratamento da dislexia, da discalculia e da disgrafia) são de suma importância.

Os questionamentos que delinearemos a seguir (voltados ao público adulto), consistem em algumas das principais características apresentadas pelos portadores do TDAH. Conforme temos dito em várias ocasiões, em artigos passados, não devemos considerar a identificação do leitor ou de familiares como muitas delas como um indício seguro dele ser portador de TDAH.

Diante destas considerações, vamos pois apresenta-las:

1) Com que freqüência você comete erros por falta de atenção quando tem de trabalhar num projeto aborrecido, repetitivo ou difícil?

2) Com que freqüência você tem dificuldade em se concentrar no que as pessoas dizem, mesmo quando elas falam diretamente contigo?

3) Com que freqüência você deixa um projeto pela metade depois de já ter feito as partes mais complicadas?

4) Com que freqüência você tem dificuldade para realizar um trabalho que exige organização?

5) Com que freqüência você evita ou adia o início de algo que exige muita concentração?

6) Com que freqüência você coloca as coisas fora do lugar ou tem dificuldade para encontrar algo que procura em casa ou no trabalho?

7) Com que freqüência você se distrai com atividades ou sons presentes ao seu redor?

8) Com que freqüência você tem dificuldade em se lembrar de compromissos ou de obrigações?

9) Com que freqüência você se mexe na cadeira ou balança as mãos e/ou os pés quando precisa permanecer sentado por muito tempo?

10) Com que freqüência você se levanta da cadeira em reuniões ou em outras situações nas quais deveria permanecer sentado?

11) Com que freqüência você se sente inquieto ou agitado?

12) Com que freqüência você apresenta dificuldade para sossegar e relaxar quando tem condições para isto?

13) Com que freqüência você se sente ativo demais e tem necessidade de executar algo, como se estivesse “com o motor ligado”?

14) Com que freqüência você “fala demais” em situações sociais?

15) Com que freqüência, ao longo de uma conversa, você termina as frases das outras pessoas antes dela?

16) Com que freqüência você sente que está com dificuldades em esperar, nas situações onde cada um tem de aguardar a sua vez?

17) Com que freqüência você interrompe os outros quando eles estão ocupados com alguma tarefa?

 

Nossa proposta de trabalho não envolve a questão dos distúrbios de aprendizagem, mas sim pretende dar ao interessado o apoio necessário para que ele consiga se desenvolver no âmbito das técnicas de estudo.

Através de um processo de mentoria, procuramos conhecer as dificuldades apresentadas pelo aluno e propor soluções para seus problemas específicos. Acompanhamos o estudante em se tratando de sua evolução no ato de “aprender a estudar”, por meio de técnicas especialmente desenvolvidas para o atendimento de suas necessidades pessoais.

Contate-nos através de nosso e-mail:

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Responderemos-lhe o mais rapidamente possível e conversaremos a respeito de seus problemas e como poderemos ajudar a resolvê-los.

Até breve!

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