Estilos de aprendizagem e estratégias a serem adotadas em cada caso (parte I)

Na literatura é possível classificar os estilos de aprendizagem segundo vários critérios. Neste texto apresentaremos algumas destas classificações bem como as atitudes que podem ser adotadas pelo estudante em função de seus estilo (ou combinações de estilos, como será visto logo mais, neste e em outros artigos desta série) tendo em conta que tratam-se de características pessoais e de grande variabilidade na população. É importante, portanto, que possamos identificar e melhor conhecer nossos estilos de aprendizagem (considerando que, na prática, podemos possuir vários estilos, havendo porém aqueles que se mostram dominantes, de acordo com nossa personalidade).

A primeira classificação que será por nós analisada consiste no estabelecimento de dois tipos de estilos: a aprendizagem ativa e a reflexiva.

Aprendizagem ativa e aprendizagem reflexiva

O estilo ativo de aprendizagem se baseia na retenção e na compreensão das informações enquanto o aluno assume atitudes tipicamente ativas, tais como discutindo, explicando o que lhe está sendo transmitido a outros ou mesmo aplicando os conceitos na prática ou através de exercícios pertinentes. Já o estilo reflexivo (preferimos assim designa-lo ao invés de passivo, evitando assim conotações negativas), consiste em uma postura por parte do estudante na qual ele prefere pensar e refletir a respeito do que lhe foi ensinado, com a finalidade de melhor absorver o conteúdo.

Se viessemos a criar um lema para descrever o estilo ativo de aprendizagem, uma frase que “cairia muito bem” seria: “Vamos tentar aplicar isto e ver o que acontece!”. Já para o estilo reflexivo, uma boa colocação seria dada pela seguinte afirmação: “Vamos pensar a respeito disso antes de tudo!”

É interessante observar que os estudantes que são portadores do estilo ativo tendem a apreciar o trabalho em grupo, muito mais que aqueles que se enquadram no estilo reflexivo. Estes últimos dão preferência ao trabalho solitário, ao estudo individual. Uma característica interessante, que se mostra presente em ambos os estilos é a dificuldade em participar de uma aula passivamente, sem ter a oportunidade de se movimentar livremente ou de realizar alguma atividade que não seja a de tomar notas em seus cadernos a respeito do que está sendo ministrado. No entanto, observa-se aqui uma dificuldade ainda maior no caso de estudantes que apresentam o estilo ativo de aprendizagem.

Outro fato que vale aqui registrar é que todos os estudantes às vezes se adequam ao estilo ativo e, em outras situações, ao reflexivo. A tendência para um ou outro estilo, no entanto, pode ser forte, moderada ou leve. O ideal seria que o indivíduo viesse a dispor de um balanceamento quando da adoção de um ou outro estilo, sem estabelecer uma nítida tendência para um ou outro modo. No limite, quando o estudante tende totalmente para o estilo ativo, há a chance de concluir um fato erroneamente, e por assim dizer, “entrar numa fria” (usando uma linguagem popular…). No outro extremo, o estudante que se comporta 100% segundo o estilo reflexivo, pode gastar muito tempo com suas ponderações, não chegando a lugar algum, ou não concluindo as atividades que se propôs a executar.

Como reforçar o estilo ativo?

Quando o estudante apresenta tendência ao estilo ativo de aprendizagem em um ambiente escolar ou acadêmico que dedica pouco ou nenhum tempo das aulas para discussões ou atividades em grupo voltadas à solução de problemas, ele poderia tentar compensar estas deficiências durante seu estudo extra-classe. Participar de (ou mesmo criar) grupos de estudos nos quais os seus integrantes se revezam na explicação de diferentes tópicos junto aos demais é uma excelente opção. Trabalhar em grupos tentando gerar problemas ou questões que potencialmente poderiam vir a ser apresentadas nas próximas provas e buscar as respostas adequadas também são de grande valia. As informações serão melhor retidas, dispondo de mais consistência, quando são discutidas e ponderadas ou, em outros termos, quando as utilizamos de fato, quando encontramos maneiras de emprega-las eficientemente, como nas situações aqui comentadas.

Como valorizar o estilo reflexivo?

Se você se caracteriza como um aluno que apresenta um perfil reflexivo, e participa de uma classe que não valoriza as reflexões a respeito de novas informações que estão sendo apresentadas, você poderia suprir esta necessidade enquanto desenvolve seus estudos individualmente, no ambiente fora da Escola ou Faculdade/Universidade. Procure não tentar apenas ler ou memorizar o que foi ministrado. Faça pequenas pausas enquanto estuda, procurando revisar o que já foi lido, tentando desenvolver possíveis questões ou aplicações, ou seja, refletir sobre o tópico. Seria interessante também redigir pequenos resumos de suas anotações ou mesmo combina-las com o livro-texto utilizando-se de seu próprio vocabulário (isto é, não copiando trechos do material de estudo). Evidentemente, tratam-se de tarefas que consomem tempo, porém lhe serão úteis no sentido de facilitar a retenção do que está sendo estudado.

A percepção de seu estilo de aprendizagem preferencial pode ser empregada a seu favor. Para isto, é importante que você, em função de suas características pessoais e de acordo com a sua personalidade venha a utilizar as ferramentas de estudo adequadas que lhe seriam apropriadas, ajustando-as e aplicando-as de modo a otimizar a operação destes instrumentos de apoio. Nós podemos lhe ajudar a aprimorar seus métodos de estudo. Nosso trabalho é voltado ao “aprender a estudar”. Vale a pena conhecer nossas propostas. A empresa “Aprendendo a Estudar” atua de modo personalizado. Inicialmente, procuramos conhecer nosso cliente, suas características pessoais, principalmente no âmbito escolar ou acadêmico. A partir daí, desenvolve-se um projeto específico para suas necessidades, com o devido acompanhamento de um serviço de mentoria.

Permita-nos apresentar-lhe pessoalmente nossa proposta de mentoria, por meio de um bate-papo via Skype. Vamos conversar a respeito. Para isto, basta nos contatar através de nosso e-mail:

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