O trabalho duro e o superficial

Você já percebeu, ou ao menos já ouviu falar, que antigamente as pessoas eram mais dedicadas e trabalhavam mais intensamente comparativamente aos dias de hoje? Que atualmente procuramos reduzir os esforços e fazer o mínimo possível, apesar de querermos sempre ganhar mais? Verdade é que isto é uma característica natural do ser humano – receber o máximo às custas de mínimos esforços – no entanto, esta premissa intensificou-se enormemente nas últimas décadas.

Poderíamos alegar que, graças aos modernos recursos tecnológicos, o trabalho braçal se tornou mais fácil e o intelectual mais eficiente, atendendo ao menos parcialmente a busca de mais resultados com menos trabalho. De fato, isto não deixa de ser uma verdade. Todavia, nossa abordagem segue uma linha algo diferente daquilo que acabamos de comentar. Queremos chamar a atenção para a questão do “foco”, para o aspecto da “concentração”, à dedicação a uma atividade e na baixa tendência à distração que eram muito mais comuns em épocas passadas comparativamente ao que ocorre nos dias de hoje.

O motivo desta degeneração, a nosso ver, reside justamente naquilo que veio a facilitar nosso trabalho, tornando-o de algum modo mais suave, em maior ou menor grau: a tecnologia e, basicamente, a tecnologia de consumo voltada às comunicações. Neste contexto incluem-se, historicamente, o rádio e o cinema, a televisão, os computadores pessoais, a Internet e, com ela, a telefonia celular e as redes sociais. Não que estas inovações sejam prejudiciais. Muito pelo contrário. O ponto básico consiste no vício e quase que total dependência, notadamente nos dias atuais, das redes sociais acessadas a partir da telefonia celular, possível desde que ocorreu sua integração com a Internet. Há uma necessidade quase que doentia de permanecermos permanentemente conectados e a par de qualquer fato que aconteça ou que seja registrado por todos aqueles que estejam vinculados à nossa rede de contatos.
Joana manda uma mensagem dizendo que está almoçando num restaurante. Mariazinha posta uma foto para mostrar a todos que está passando o final semana na praia. O José expõe piadinhas políticas e assim sucessivamente. Digamos que, numa estimativa razoável, de tudo o que é colocado nas redes sociais, 1% tenha realmente uma importância significativa. Faz-se necessário, devido ao nosso ímpeto de estarmos sempre a par dos acontecimentos, permanecer horas e horas consultando os smartphones para extrair aquilo que nos é relevante de fato. O resto, na prática, consiste em mera informação descartável.

Com isto, perdemos tempo, deixamos de nos concentrar em uma atividade, trabalhamos dez minutos para, em seguida, passarmos outros dez visitando nossos contatos. Ao retomar o trabalho, há certo tempo demandado até que “engrenemos” novamente. E assim passamos nossos dias, com baixíssimo rendimento.

Conheço pessoas que tomaram uma decisão radical. Eliminaram completamente seus telefones celulares, smartphones, e não pertencem a nenhuma rede social. No máximo, mantém seus endereços de e-mail e os consultam via computador, como um instrumento de trabalho, digamos, a cada três horas. Utilizam extensamente a Internet, porém, dentro do contexto de suas atividades profissionais.

Interessante é que, quando estas mesmas pessoas citam tal situação peculiar aos parentes, amigos e conhecidos, em geral são tratados como verdadeiros E.T.’s, sendo considerados como excêntricos. Aonde já se viu, hoje em dia, não acessar as redes sociais e não dispor de um perfil? De que planeta você veio?

Uma destas pessoas confessou-me que certa vez teve problemas ao preencher uma ficha de cadastro numa loja de departamentos, pois nela era solicitado um número de telefone celular. Não havia a opção do cliente não possuir um número e o campo não poderia ser deixado em branco, pois o cadastro não se completava. Sugeriu à atendente que preenchia seus dados que incluísse o número (011)-000000000 como um número fictício. O “sistema”- o famigerado “sistema” que conhecemos muito bem, e que é sempre o culpado no caso da falha dos equipamentos computacionais dos bancos (é mais fácil culpar a máquina do que seus programadores…) não aceitou o registro do número cheio de zeros. Conclusão: o cadastro não foi completado, a atendente não sabia como proceder, considerando-se tratar de uma situação inusitada, não tinha a quem recorrer e a venda foi cancelada (a pedido do próprio E.T. que cometia o pecado de não ser o compulsório proprietário de uma linha de telefonia celular).

Evidentemente, o caso aqui comentado consiste em uma situação extrema (apesar de real). Não precisamos chegar a este ponto, porém com toda a certeza necessitamos ficar atentos para não dependermos tão fortemente destes modernos recursos em nosso dia-a-dia. Como professor, constato que tenho alunos que são claramente viciados nestas redes, nelas se fixando durante as aulas e sendo hipnotizados de tal forma que a matéria vai sendo ministrada de ponta a ponta e o tempo transcorre sem que o pupilo viajante se aperceba disso.

E, já que estamos falando do ambiente escolar, que tal reinterpretar o título deste artigo? Troquemos o termo “trabalho” por estudo. Chegamos assim à dualidade: o estudo duro e o superficial (não deixam de ser considerados trabalhos…). Procure conversar com parentes e amigos de mais idade que tenham completado o ensino superior. Se possível, folheie os antigos materiais de estudo (livros, apostilas) por eles utilizados e coloque-os diante de outros, mais atuais.

Faça uma análise crítica, não levando em consideração o conteúdo sob o ponto de vista das atualizações tecnológicas, dos avanços científicos e também deixando de lado a qualidade do material impresso (em se tratando da tipografia). Compare este material com os livros e apostilas mais recentes.

O que nos salta aos olhos é a profundidade com que a matéria é explorada. Atente para a superficialidade no que se refere às informações, daquilo que é tratado hoje em dia com o que era estudado há décadas.

O fato é que, à medida que correm os anos, tópicos e mais tópicos estão sendo simplificados ou mesmo cortados dos currículos, sob as mais diferentes alegações (melhor uma visão geral rápida que outra, limitada e aprofundada, desprezo a tudo aquilo que não seria relevante, ênfase a temas mais atuais, com a desconsideração de outros – clássicos –  dentre muitas outras).

Em algumas situações, até que poderíamos considerar as justificativas como aceitáveis, porém, em média, estamos decaindo. E isto é fato. Saímos de épocas em que se estudava arduamente, dos alunos eram exigidas elevadas notas com a aplicação de provas complexas, para uma atualidade em que o estudo se torna superficial, leve e “light” comparativamente ao passado, bem como as avaliações. A Escola, a Faculdade ou a Universidade eram consideradas como o centro de atenção do indivíduo durante sua vida estudantil ou acadêmica. Hoje em dia, é mais uma dentre tantas outras atividades a serem realizadas.

Claro que o mundo mudou e há o lado positivo nesta diversificação de atenções, porém estamos alertando, como foi dito, para as questões de “foco” e “concentração”, além da falta de dedicação e às distrações tentadoras. Com efeito, é constatável a baixa concentração do alunado durante as aulas bem como as distrações freqüentes (os smartphones vilões…). Some-se a isto o reduzido rendimento nos estudos, bem como uma tendência geral da classe que permeia a todos e a todas no sentido de naturalmente considerar as aulas como difíceis, procurando forçar os professores a “baixar o nível” e o círculo vicioso está montado!

O aluno e a aluna que conseguem perceber esta situação, fugindo deste redemoinho que procura minimizar os esforços, satisfazendo-se com o “trabalho superficial”, podem escapar da média e da mediocridade, conseguindo se destacar.

Considerando-se o longo prazo, se ele ou ela vierem a utilizar suas potencialidades eficientemente, aprendendo a se concentrar, a se organizar e a se dedicar aos estudos, indo sempre além daquilo que é superficialmente ministrado nas aulas, só terá a ganhar. Trata-se do “trabalho duro”, porém não no sentido de um trabalho estafante, se for executado com planejamento e eficiência.

Nós podemos lhe ajudar. Não fique na média e não seja puxado para a mediocridade. Destaque-se relativamente aos seus colegas. Seja um “ponto fora da curva”, no bom sentido! Conheça nossos serviços de mentoria em se tratando de ajuda-lo a “aprender a estudar”.

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