“Se você não deseja aprender, ninguém poderá lhe ajudar. Se você estiver determinado a aprender, ninguém poderá detê-lo.”
Hilary Hinton Ziglar (1926-2012)
– Consigo ler, compreender… Mas nada se fixa na memória!
O caminho para solucionar este dilema passa por um processo de elaboração. Nós lembramos melhor as coisas que nos são mais significativas. Quando você ler algo, procure trabalhar do seguinte modo: as novas informações que estão sendo adquiridas devem ser mescladas com exemplos e situações que você já conhece, que já domina. Procure integrar aquilo que você está estudando com o que já conhece. Assim, será capaz de lembrar as novas informações com mais eficiência se puder conectar tais tópicos com algo que seja de maior significância para você. Eis aqui duas dicas para que isto possa ser feito:
- “Chunking” (agrupamento em pedaços) . Trata-se de um meio efetivo para tornar as informações mais significativas. Por exemplo, se o objetivo for o de lembrarmos a sequência de cores espectrais: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, que tal reter as iniciais destas cores do seguinte modo: ver-la-ama-verd-az-ani-vi, criando uma palavra única, que possa ser memorizada com mais facilidade? Neste exemplo, é possível agrupar as sete cores sequenciais numa única informação: “verlamaverdazanivi”.
- Uso de mnemônicos. A utilização de mnemônicos se baseia no aproveitamento de qualquer técnica que possibilite associar novas informações com algo que nos seja familiar. A chave para tanto consiste na criação de ligações personalizadas, pessoais, de modo a não esquece-las. Por exemplo, se você precisar decorar a senha HVTF, utilize a frase mnemônica: “Hoje vai ter feijoada”! Para decorar a sequência de planetas do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, que tal associar a ordem destes planetas com a frase: “Minha vaca tentou me jogar sobre um navio”! A propósito, lembre-se que Plutão não é mais um planeta… Sua categoria foi rebaixada! Imaginar a cena absurda também ajuda a reforçar, a fixar a frase na memória.
Verdade é que não é fácil assimilar e empregar tais técnicas de imediato. A inércia é muito grande. Isto pode ser contornado caso os estudantes sejam acompanhados em suas tarefas por um mentor.
O mentor os acompanhará, estará ao lado dos estudantes, orientando-os no “como fazer”, estabelecendo rotinas, procedimentos, atitudes associadas ao ambiente de estudo.
Claramente, deverá ter em consideração as necessidades específicas de cada aluno, de cada aluna, em função suas características pessoais. Este é o contexto no qual o nosso trabalho acontece.
Nossa proposta de mentoria destina-se a auxiliar, a direcionar e a estimular os estudantes a “aprender a estudar”. Nosso objetivo consiste em levar o aluno ou a aluna (mentorados) a aprimorar seu desempenho escolar ou acadêmico, a estudar com mais eficiência, a melhorar seu rendimento – tendo em conta suas características particulares e as necessidades mais imediatas.
Desenvolvemos um programa individualizado para que as metas estabelecidas sejam atingidas. O processo se inicia por meio de uma entrevista inicial, online, onde o mentor procura conhecer seu futuro mentorado, compreendendo suas necessidades e estabelecendo, a partir daí, um roteiro de acompanhamento que leva o aluno ou a aluna a “aprender a estudar” eficientemente e aumentando seu rendimento.
Não se deve confundir nosso programa com aulas particulares de nenhuma disciplina em especial. Trata-se, isto sim, de um treinamento e de orientações pessoais, procurando aumentar o desempenho escolar ou acadêmico do(a) estudante (esteja ele ou ela cursando o ensino médio ou superior), aumentando a eficácia nos estudos, o melhor aproveitamento do tempo disponível e, como consequência, significativa elevação nos resultados nas avaliações.
Em essência, nosso objetivo é o de direcionar os estudantes a “aprender a estudar”.
É oportuno destacar que nosso processo de mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – modalidade esta cujos principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos estudantes.
Que tal? Gostou de nossa proposta? Conheça nosso trabalho. Colocamo-nos ao vosso inteiro dispor para contatar-nos.
Escreva-nos, relatando suas dúvidas e solicitando o agendamento de uma conversa via Zoom ou aplicativos do gênero. Para tanto, dispomos de um e-mail:
aprendendoaestudar@aol.com
Caso seja de sua preferência, envie-nos uma mensagem via WhatsApp:
(11) 99317-5812
Saiba mais a respeito de nosso trabalho sem qualquer compromisso de sua parte. Contate-nos ainda hoje para obter mais esclarecimentos. Não perca tempo.
Com certeza, você estará diante dos melhores meios para solucionar suas dificuldades de aprendizagem, sejam os problemas associados ao ato de estudar em si, em absorver a matéria ministrada, a obter melhores notas, a estudar mais eficientemente ou uma combinação dentre eles.
Venha “aprender a estudar” conosco. Não perca tempo. Estamos te esperando. Até logo mais!
Prof. Arnaldo
Créditos:
Primeira ilustração: Icons made by https://www.freepik.com title=”Freepik” from https://www.flaticon.com
Segunda ilustração: Icons made by https://www.freepik.com title=”Freepik” from https://www.flaticon.com
Terceira ilustração: Icons made by https://www.freepik.com title=”Freepik” from https://www.flaticon.com