As armadilhas que impedem o aluno de estudar e como evitá-las – Parte IX

Tenho uma prova amanhã. Vou passar o dia estudando! 

Não sabe por onde começar? Comece procurando se organizar!              (Autor anônimo) 

 

Nas mais diferentes situações costuma-se dizer para não deixarmos o que temos de fazer para a última hora. E estudar não é uma exceção. Sabemos que quase todos os estudantes, a imensa maioria, age exatamente desta forma. Há uma gíria comum no meio estudantil para descrever este procedimento: “rachar”. Vou “rachar” para a prova de amanhã. A expectativa é a de que a matéria ficará fresca na memória durante a prova, já que o estudo foi realizado algumas horas antes… Acontece que este procedimento, bem como a expectativa, estão completamente errados. Muito, mas muito errado mesmo! Todavia, gerações e gerações de alunos e alunas seguiram e continuam seguindo a rotina de “rachar”. Como isto pode ser explicado? Por que isto acontece?

A resposta – ou respostas – podem ser dadas pelos mesmos motivos que levam as pessoas a adiar suas tarefas até o momento em que não podem de forma alguma ser postergadas. É a procrastinação. Uma tendência natural que induz as pessoas a deixar para um momento mais distante as tarefas que lhes parecem ser desagradáveis. Evidentemente, não é fácil vencer a procrastinação. Sua influência no comportamento é muito grande. Há técnicas para isto, que ajudam em muito a inibir o impulso a procrastinarmos. Tais técnicas, porém, não são o foco de nossos comentários neste artigo. Trataremos da procrastinação e de como evitá-la em outra ocasião.

Voltando à questão de como estudar sem deixar esta atividade para os momentos derradeiros, procure incorporar uma palavra muito importante: ”espaçamento”. Fizemos questão de grifar este termo. É a chave para que consigamos desenvolver nossos estudos sem que precisemos contar as horas e minutos que faltam para a prova. Trata-se da seguinte regra: comece a estudar já, logo depois de sua aula. Revise o que foi ministrado o mais rapidamente possível após a aula. Este reforço ajuda – e muito – em fixarmos a matéria que acabou de ser apresentada. Após um dia, retome o estudo desta matéria e reveja-a novamente. Após dois ou três dias, mais uma revisão. Passada uma semana, estude a mesma matéria. Observe que você deve começar a estudar logo depois da aula e repetir o procedimento, porém com espaçamentos cada vez maiores. É interessante notar que, a cada reestudo será possível perceber que a matéria se torna cada vez mais familiar e mais fácil de ser revista.

Esta técnica permite vencer a “curva de esquecimento”, já abordada em artigos anteriores e garantir a fixação do que foi originalmente ministrado. Uma ou duas semanas antes da prova, retome o estudo, procurando se deter nos detalhes e em eventuais pontos que mereçam algum aprimoramento de sua parte, tal como mais exercícios ou aprofundamento da matéria utilizando bibliografia adicional. O conteúdo a esta altura será mais familiar e o processo de estudo se desenvolverá mais naturalmente. Após um ou dois dias repita estas atividades e assim proceda até a data da avaliação, mas sem tentar “rachar” conforme comentado no início do artigo. Atenção para uma observação importante: estes intervalos de um, dois ou mais dias entre seus estudos não devem ser tratados como folgas. Outras disciplinas deverão ser devidamente estudadas, num esquema de rodízio que o aluno ou a aluna deverão montar de modo a abranger todas as disciplinas envolvidas em seus cursos. Isto significa que todos os dias alguma matéria estará sendo estudada – sempre seguindo uma programação pré-determinada.

Como sempre temos comentado, as recomendações e comentários aqui apresentados devem ser tratados como genéricos, válidos para a maioria das situações relacionadas às dificuldades e problemas nos estudos. Todavia, cada caso é um caso e merece ser tratado individualmente.

É neste contexto que nosso trabalho se encaixa, com atividades estão voltadas a auxiliar o(a) aluno(a) a aprender a estudar. Para tanto, desenvolvemos um processo de mentoria através do qual nós, enquanto mentores, procuramos auxiliar o aluno ou a aluna (mentorados) a melhorar seu desempenho escolar ou acadêmico, levando em consideração suas características particulares e especificidades. Estabelecemos um programa individualizado, aonde, através de uma entrevista inicial, online, procuramos conhecer nosso mentorado e compreender suas necessidades, traçando a partir deste ponto um processo de acompanhamento destinado a fazer com que o aluno ou a aluna aprenda de fato a estudar. É importante não confundir esta proposta com aulas particulares de qualquer natureza. Consiste, isto sim, em um treinamento e um acompanhamento pessoal, procurando aumentar o rendimento escolar ou acadêmico do(a) estudante (esteja ele ou ela cursando o ensino médio ou superior), aumentando a eficácia nos estudos, a melhoria do desempenho e, como consequência, dos resultados nas avaliações.

Conforme já foi dito, nosso propósito é o de direcionar o aluno ou a aluna a “aprender a estudar”. Nosso processo de mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – modalidade esta cujos principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos estudantes.

Conheça nosso trabalho. Colocamo-nos ao vosso inteiro dispor para contatar-nos.

Escreva-nos, relatando suas dúvidas e solicitando o agendamento de uma conversa via Zoom ou aplicativos semelhantes. Para tanto, dispomos de um e-mail:

aprendendoaestudar@aol.com

Se preferir, envie-nos uma mensagem via WhatsApp:

(11) 99317-5812

Procure saber mais a respeito de nossa proposta de mentoria sem qualquer compromisso de sua parte. Contate-nos ainda hoje para obter mais esclarecimentos.

Não perca tempo. Você estará diante dos melhores meios para solucionar seus problemas de aprendizagem – sejam eles a dispersão durante as aulas, a revisão e a assimilação da matéria ministrada, a obtenção de melhores notas e o aumento de sua eficiência ao estudar.

Venha “aprender a estudar” conosco. Estamos te esperando. Até breve!

Prof. Arnaldo

 

Créditos:

Primeira ilustração: https://pngimage.net/estres-animado-png/ estres animado png

Segunda ilustração: https://www.freepik.com/vectors/sad-employee Sad employee vector created by pch.vector – www.freepik.com

Terceira ilustração: https://www.freepik.com/vectors/health Health vector created by freepik – www.freepik.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *