As armadilhas que impedem o aluno de estudar e como evitá-las – Parte VIII

É tão confortável estudar reclinado na cama…

Bilhete afixado na porta do quarto: “Não me acorde! Eu estou estudando!”              (Autor anônimo) 

 

Quantos de nós já não passou pela experiência de tentar estudar junto a uma escrivaninha, na mesa da sala ou da cozinha e se sentir desajustado, incomodado, nada a vontade?

É quando decidimos nos esconder no quarto e tentar ler, estudar, fazer os trabalhos… reclinados na cama! E a inevitável vontade de dar um cochilo? É difícil de evitar. Mas, será que este comportamento aparentemente agradável e confortável seria o melhor para nós? 

No fundo, lá no íntimo, sabemos que não. Percebemos que o rendimento é baixo, que não deveríamos ceder e procurar estudar nestas condições. Por outro lado, é difícil recusarmos este tentador convite para estudarmos na cama… O curioso é que, mesmo se procurarmos reservar um local sossegado em nossas casas, em condições que poderiam ser consideradas como ideais, há uma variável muito interessante, a qual convém conhecermos e entende-la. A palavra chave, neste caso, é  o “contexto”.

A fixação e a lembrança daquilo que estudamos é muito melhor, potencializada, mais rentosa e mais fácil de ser alcançada quando a localização física, os estados mentais, emocionais e físicos são similares, parecidos com o contexto no qual aconteceu a aprendizagem.

Em outras palavras, procure utilizar seu tempo dedicado aos estudos não em casa, mas sim, na Escola, na Faculdade, na Universidade. Se possível, na mesma classe e na mesma carteira que você costuma ocupar. Ou, alternativamente, na Biblioteca.

Se você seguir estas orientações, perceberá que, ao realizar uma prova ou um exame no mesmo local (ou semelhante) àquele em que estudou, realizou exercícios, trabalhos ou outras atividades correlacionadas, o aproveitamento tende a ser melhor. Quanto maior for a similaridade entre o local de estudo e o da realização das avaliações, maiores serão as chances de que aquilo que foi estudado seja melhor lembrado durante a prova.

Vale a pena tentar. Procure se readaptar e permanecer ou voltar à sua Escola, Faculdade ou Universidade quando precisar estudar – se possível, não ficar em casa. Trata-se de uma dica relevante, que não pode ser deixada de lado.

Não se espante se no início for difícil seguir estas orientações. Trata-se de uma mudança de hábitos e não é através de um piscar de olhos que isto acontece. Não se preocupe, pois estamos prontos para ajudá-lo(a). Que tal conhecer o que temos a lhe oferecer?

Nossa proposta de mentoria destina-se a auxilia-lo(a), direcionando, estimulando os estudantes a “aprender a estudar”. O objetivo consiste em levar o aluno ou a aluna (mentorados) a aprimorar seu desempenho escolar ou acadêmico, a estudar eficientemente, a obter melhores notas em suas avaliações – tendo em conta suas características pessoais bem como suas necessidades mais prementes.

De modo a atender a estes objetivos, elaboraremos um programa individualizado para que as metas estabelecidas para cada aluno ou aluna sejam atingidas. O processo tem início através de uma entrevista inicial, online. Nela, o mentor procura conhecer seu futuro mentoradocompreendendo suas necessidades e criando, a partir deste ponto, um roteiro de acompanhamento que leva o(a) estudante a aprender a estudar” eficientemente e com maior rendimento.

Não confunda nossas atividades com aulas particulares de nenhuma disciplina em especial. Trata-se de um processo que envolve orientações pessoais, procurando aumentar o desempenho escolar ou acadêmico do aluno ou da aluna (esteja ele ou ela cursando o ensino médio ou superior), aumentando a eficácia nos estudos, o melhor aproveitamento do tempo disponível e, como consequência, a obtenção de maiores notas nos resultados das provas e exames.

Em suma, nossa meta fundamental é a de direcionar os estudantes a “aprender a estudar”.

O processo de mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – aonde os principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos estudantes.

Apreciou esta proposta? Então conheça  o nosso trabalho. Colocamo-nos ao seu dispor para nos contatar.

Escreva-nos, relate-nos suas dúvidas e solicite o agendamento de uma conversa via Zoom ou aplicativos do gênero. Para tanto, dispomos de um e-mail:

aprendendoaestudar@aol.com

Caso prefira, envie-nos uma mensagem via WhatsApp:

(11) 99317-5812

Solicite informações sem qualquer comprometimento de sua parte. Consulte-nos ainda hoje para obter mais esclarecimentos. Não perca tempo!

Com toda a certeza você estará diante dos melhores meios para solucionar suas dificuldades de aprendizagem, sejam elas problemas associados ao ato de estudar em si, ao tentar absorver a matéria ministrada, a obter melhores notas, a estudar mais eficientemente ou uma combinação de fatores.

Venha “aprender a estudar” conosco e comece agora mesmo. Estamos te esperando.

Até logo mais!

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

 

Créditos:

Ilustração 1: https://www.freepik.com/photos/student-reading

Student reading photo created by pressfoto – www.freepik.com

Ilustração 2: https://www.freepik.com/photos/hygge

Hygge photo created by freepik – www.freepik.com

Ilustração 3: https://www.freepik.com/photos/staycation

Staycation photo created by freepik – www.freepik.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *