“O passo mais importante para conseguir se concentrar é aprender a estar sozinho consigo mesmo.”
Erich Fromm (1900-1980)
Em nosso artigo passado expusemos algumas recomendações com o objetivo de proporcionar subsídios para o(a) estudante procurar se concentrar com mais facilidade durante suas sessões de estudo.
Conforme comentado, consistem em sugestões genéricas, voltadas aos alunos e alunas em geral. A rigor, cada caso é um caso, o que indica que as dicas já tratadas bem como outras que serão aqui desenvolvidas devem ser adaptadas e ajustadas de acordo com as necessidades de cada indivíduo, levando sempre em consideração suas particularidades.
Vamos assim iniciar a complementação de nossos conselhos acrescentando mais alguns itens que julgamos relevantes à nossa lista.
– Estude sempre tendo como companhia um lápis ou uma caneta, além de um bloquinho de papel.
Por que? Simples! Apena anote. Sejam palavras soltas, frases incompletas, números de páginas, títulos de capítulos, nomes de livros, referências – tudo o que vier a achar interessante. Não confie em sua memória. Não se preocupe nesses momentos em organizar suas anotações. Isto poderá ser feito posteriormente, quando tiver de reestudar os tópicos que estão sendo analisados. No máximo, coloque a data na parte superior da folha que estiver sendo usada. A justificativa para este procedimento se baseia no fato de que tomar notas ajuda na sua concentração!
– Varie as atividades envolvidas em sua sessão de estudos.
Se você estiver estudando uma mesma disciplina ao longo de muito tempo, procure variar o que estiver fazendo em relação a ela. Por exemplo, ler e tomar notas durante meia hora, na sequência formular listas de questões e respostas durante outra meia hora e depois, revisar o que estudou, voltando posteriormente a ler e tomar notas de outro tópico da mesma disciplina e assim sucessivamente. A ideia básica, aqui, é a de quebrar a monotonia.
Se tiver de estudar diferentes matérias ao longo do dia, tente começar, apenas como ilustração, a solucionar problemas de Matemática, depois estudar um pouco de Química, continuar em seguida a abordar alguns tópicos de Biologia e voltar logo após para a Matemática.. Em suma, alternar as disciplinas e voltar para a primeira delas após as demais terem sido varridas numa primeira sequência.
– Interrompa suas atividades de estudo de tempos em tempos.
Pare o que você estiver fazendo e vá se distrair por cinco minutos de meia em meia hora, ou de vinte em vinte minutos, conforme sua concentração se esvair. Sem treinamento, dificilmente uma pessoa consegue se fixar em uma atividade ininterruptamente por mais de trinta minutos.
– Tenha sempre ao seu alcance uma “folha de providências”.
Esta dica é muito importante, simples e eficaz. Enquanto estiver estudando, não raramente – e do nada – você poderá ser interrompido por pensamentos inesperados relativos a alguma coisa que você deveria fazer, como por exemplo, pagar uma conta, comprar um medicamento, telefonar ou mandar uma mensagem para alguém via WhatsApp, etc.. A orientação que podemos lhe dar, a menos que esta ação tenha de ser feita imediatamente, é: anote o que você deveria fazer em uma “folha de providências” e ocupe-se dela numa outra ocasião, e não naqueles momentos em que estiver estudando. O simples fato de escrever o que deve ser feito em um papel, libera sua mente de constantemente se dar ao trabalho de alertar a respeito destas providências, permitindo-lhe estudar com mais tranquilidade.
– Cuidado com o que você come e estabeleça as condições necessárias para que durma bem!
Evite ingerir comidas gordurosas, pois causam lentidão nas ações e no raciocínio, bem como sonolência. Não coma nada que seja muito doce, pois o aumento repentino dos níveis de açúcar no sangue, seguido de rápida queda, afeta negativamente a capacidade de concentração. Além disso, a “briga” contra a sensação de sonolência também é inimiga da concentração.
Complementando nossas recomendações, procure desenvolver planos de estudo que contemplem ações passo-a-passo. Procure também estabelecer metas diárias, semanais, mensais e semestrais em se tratando de suas atividades escolares ou acadêmicas. Isto porque é mais fácil se concentrar e se sentir motivado(a) quando você conhece seus objetivos e se sente cada vez mais próximo dele à medida que cada etapa planejada está sendo executada, finalizada e com a fase seguinte pronta para ser iniciada!
Para encerrar, gostaríamos de deixar registradas algumas palavras em se tratando do foco de nossas atividades.
Nosso trabalho se baseia em ajudar a todos aqueles alunos e alunas que estão conscientes de suas dificuldades nos estudos, desde o momento em que entram numa sala de aula para acompanhar as apresentações de seus professores até a etapa em que são submetidos(as) às avaliações, passando pelo processo de tomarem notas durante a aula, de se concentrarem ao longo dela, da exposição de suas dúvidas, de reverem a matéria em suas casas, de realizarem trabalhos e exercícios e todas as demais ações típicas do ambiente estudantil, estejam os(as) estudantes cursando o Ensino Médio ou o Superior.
Através de entrevistas iniciais, com o objetivo de conhecer os(as) estudantes e os seus problemas específicos, bem como suas características e necessidades individuais, propomo-nos, enquanto mentores, a elaborar uma metodologia específica para o atendimento de suas particularidades, desenvolvendo técnicas de estudo voltadas para este(a) aluno(a), cujos resultados são por nós acompanhados e reajustados se necessário for.
Em suma, nosso propósito é o de direcionar o aluno ou a aluna a “aprender a estudar”. Não se tratam de aulas particulares de nenhuma disciplina em especial – mas sim, de desenvolver um processo direcionado àquilo que o(a) estudante (o mentorado) efetivamente necessita – um acompanhamento pessoal visando melhorar a sua absorção do conteúdo ministrado, aprimorar seus estudos em casa com maior rendimento e eficácia e, como consequência direta, obter maior aproveitamento escolar ou acadêmico, conforme o caso.
Diga-se de passagem, nossa mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – modalidade esta cujos principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte do aluno.
Conheça nosso trabalho. Colocamo-nos ao vosso inteiro dispor para contatar-nos. Escreva-nos, relatando suas dúvidas e solicitando o agendamento de uma conversa via Zoom ou aplicativos semelhantes.
Para tanto, dispomos de um e-mail:
aprendendoaestudar@aol.com
Se preferir, ligue-nos ou envie uma mensagem via WhatsApp:
(11) 99317-5812
Procure-nos hoje mesmo e teremos o máximo prazer em expor o que temos a oferecer. Não perca tempo. Você estará diante dos melhores meios para solucionar seus problemas de aprendizagem – a dificuldade em estudar, em absorver a matéria ministrada, a obter melhores notas e a estudar mais eficientemente.
Venha “aprender a estudar” conosco. Estamos te esperando. Até breve!
Créditos:
Primeira ilustração: https://www.freepik.com/vectors/online-library Online library vector created by macrovector – www.freepik.com
Segunda ilustração: https://www.freepik.com/vectors/school-exam School exam vector created by storyset – www.freepik.com
Terceira ilustração: https://www.freepik.com/vectors/school-exam School exam vector created by storyset – www.freepik.com