“Ser estudante é fácil. Aprender requer trabalho real.”
William Harris Crawford – político e juiz norte-americano ( 1772-1834).
Obter a máxima eficácia do tempo que você dedica aos estudos depende, em parte, de quando durante o dia você realiza determinadas tarefas. A tendência natural para os alunos (e para muitas outras pessoas) é que as tarefas fáceis sejam prioritárias, adiando as difíceis para “mais tarde”.
Por que isto acontece? A resposta mais imediata é que isto decorre da necessidade de sentirmos que fizemos algo produtivo, algo que deu resultados (apesar de que as tarefas difíceis ainda estejam pendentes…).
No entanto, adiar as coisas difíceis pode não ser interessante, pois em nossa mente inicia-se um ciclo vicioso. Vejamos um exemplo. O aluno João frequenta as aulas pela manhã e dedica a tarde para estudar em casa. João está receoso em executar as tarefas de Física. Esta disciplina é a responsável pelas suas piores notas, e para ele as aulas são muito difíceis. No íntimo, João sabe que Física deveria ser sua maior prioridade. Por outro lado, considera que os exercícios são muito difíceis e, como resultado, as tarefas de Física são postergadas para mais tarde, geralmente avançando pela noite, quando já está cansado. João passa o dia inteiro pensando e se preocupando com o conjunto de problemas de Física e executando outras atividades que de fato devem ser feitas, mas que são muito mais simples de realizar comparativamente à disciplina que o apavora.
Quando João não consegue mais adiar e finalmente se senta para tentar trabalhar nos problemas de Física, além de estar estressado, se sente sobrecarregado com a dimensão da lista de exercícios que lhe aguarda antes de poder ir para a cama. E, evidentemente, João está exausto. Sua concentração é ruim e seus olhos pesam. Quais são as chances de que João consiga trabalhar nos problemas de Física nessas condições? O resultado para João é que as coisas difíceis se tornam ainda mais complexas, o que significa que a sua percepção de dificuldade da disciplina aumenta ainda mais. Consequentemente, além de não conseguir executar as tarefas de Física que lhe foram atribuídas, as próximas listas de exercícios serão adiadas mais uma vez, além de se tornarem ainda mais complicadas… E por aí vai!
João e a Física estão entrelaçados. Sempre que ele se depara com esta disciplina ele se sente mal, com um nó no estômago. Só de pensar que no dia seguinte será obrigado a assistir a mais uma aula dessas, parece que o mundo desaba sobre sua cabeça.
Vamos agora analisar uma outra situação. José é colega de turma de João. Também está com dificuldades em Física. Para ele, os exercícios propostos são igualmente complicados. Todavia, sua abordagem difere da de João. Ele tenta trabalhar nos problemas de Física quando percebe que sua energia e concentração estão em seu melhor período do dia. Assim, inicialmente aplica seus esforços nas tarefas mais complexas, como é o caso desta disciplina.
José trabalha nos problemas ao longo de vários dias, fazendo-os alguns de cada vez até que ele percebe que não conseguirá avançar mais. Nesta fase ele procura obter ajuda de seu professor ou mesmo de um colega de classe. Ao invés de sofrer sempre que pensa nas dificuldades da disciplina, José experimenta uma sensação de alívio e satisfação porque está progredindo e sabe que a Física está sob controle, uma vez que tenta resolver seus problemas, não consegue, porém encontra a solução mostrando a quem ele consulta que de fato tentou – e prova isto identificando com clareza suas dificuldades. José não diz simplesmente “não consigo resolver isto”. Pede ajuda com justificativas.
Já fomos apresentados aos casos de João e de José. E, na prática, como podemos determinar o melhor período do dia em que trabalhamos melhor?
Para determinar sua melhor hora do dia, considere os altos e baixos naturais do seu corpo. Torne-se sensível e consciente a respeito de como seu nível de energia, sua concentração e motivação se alteram ao longo do dia. Você é uma pessoa matinal? Você se concentra melhor depois do almoço? É no início da noite que você tem mais energia? Ou você acredita que seu melhor horário para trabalhar é depois da meia-noite?
Lembre-se de que os humanos são por natureza diurnos. Não somos animais noturnos. Portanto, trabalhar fisiologicamente depois da meia-noite pode não ser a melhor ideia. Porém, há exceções. Às vezes, os alunos se convencem de que trabalham melhor tarde da noite, porque é o único período livre que lhes resta e eles não têm escolha a não ser se tornarem produtivos. Se você está acostumado a ficar acordado regularmente até as 2 ou 3 da manhã, não precisa necessariamente mudar, mas analise seriamente como pode ser mais rentável estudar durante o dia ou à tarde (evidentemente se tiver oportunidade). Talvez você esteja gastando horas diurnas em atividades não acadêmicas que poderiam ser melhor empregadas estudando.
Se você decidir tentar mudar o hábito da madrugada, faça-o gradualmente, indo para a cama 20 minutos mais cedo a cada três ou quatro dias até que você esteja na cama à meia-noite. E lembre-se de que, a menos que você esteja planejando uma carreira que envolva trabalho por turnos, a maioria das empresas e instituições geralmente trabalha das 8h às 17h. É provável que você tenha que se acostumar com isso mais cedo ou mais tarde.
Vamos a seguir apresentar as estratégias para a execução de nossas tarefas.
Depois de determinar sua melhor hora do dia, planeje fazer seu trabalho mais difícil e desafiador. Reserve as compras, tarefas domésticas ou atividades físicas para o final da tarde ou à noite se, como muitos estudantes, é quando você normalmente está cansado.
Não se surpreenda se você achar difícil se motivar para fazer as coisas difíceis primeiro. De certa forma, está indo contra a natureza humana – a inclinação que muitos de nós temos para começar com algo fácil. As recompensas, no entanto, valem o esforço. Com o tempo, tarefas difíceis serão feitas mais rapidamente e com menos estresse. Se você fizer a tarefa desafiadora mais complicada antes das demais, toda vez que sua mente voltar para ela pelo resto do dia você terá uma sensação de alívio e satisfação por tê-la terminado, ou ao menos encaminhada.
Como temos feito, queremos ressaltar a essência de nossas atividades e de que modo podemos ajudar alunos e alunas a reconhecer suas dificuldades nos estudos, vencendo-as.
Nosso trabalho, enquanto mentores, é o de auxiliá-los desde o momento em que entram na sala de aula até as avaliações finais, incluindo todos os aspectos do processo educacional.
Independentemente se estão cursando o Ensino Médio ou Superior, nosso objetivo é proporcionar suporte personalizado para maximizar o seu potencial acadêmico.
Através de entrevistas iniciais, buscamos compreender as necessidades individuais de cada estudante, desenvolvendo uma metodologia específica para atendê-los. Acompanhamos de perto os resultados obtidos e adaptamos nossa abordagem conforme necessário.
Resumindo, nossa missão é a de capacitar os alunos a “aprender a estudar“. Não oferecemos aulas particulares de nenhuma disciplina, mas sim um processo personalizado envolvendo técnicas especialmente dimensionadas para cada caso, objetivando melhorar a absorção de conteúdo, otimizar o estudo em casa e, consequentemente, alcançar um desempenho escolar ou acadêmico mais elevado.
É importante ressaltar que nossa mentoria também é eficaz no ensino à distância, que emprega tecnologias tais como computadores, notebooks, tablets e smartphones. Estamos preparados para lidar com as dificuldades relacionadas ao acompanhamento e concentração dos alunos nesses ambientes.
Convidamos você a conhecer nosso trabalho. Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas e agendar uma conversa via Zoom ou aplicativos similares.
Para entrar em contato, utilize nosso e-mail:
aprendendoaestudar@aol.com
Se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para:
(11) 99317-5812
Não deixe para depois! Oferecemos as soluções que você precisa para superar suas dificuldades de aprendizagem e alcançar seus objetivos escolares ou acadêmicos de forma eficaz.
Junte-se a nós para “aprender a estudar“. Estamos ansiosos para ajudá-lo(a). Até breve!
Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.
Créditos:
Primeira ilustração: https://www.freepik.com/free-vector/flat-illustration-winter-season-with-woman-reading-indoors_78139444.htm#fromView=keyword&page=1&position=0&uuid=05511599-da5d-4184-bf37-213f3f241021&query=Morning+Studying Image by freepik.
Segunda ilustração: https://www.freepik.com/free-vector/summer-gradient-reading-books-illustration_28093200.htm#fromView=keyword&page=1&position=28&uuid=f194f938-268f-4d4a-87d2-d81373688acf&query=Afternoon+Study Image by freepik.
Terceira ilustração: https://www.freepik.com/free-vector/hand-drawn-lo-fi-illustrations_23938645.htm#fromView=keyword&page=1&position=0&uuid=f8a2cd5c-d2fb-4ec2-8897-d9ef74331eb7&query=Study+At+Night Image by freepik.