Estilos de aprendizagem e estratégias a serem adotadas em cada caso (parte III)

Continuando com o tema “Estilos de Aprendizagem”, e tendo apresentado as características dos alunos “ativos” versus “reflexivos”, bem como os “perceptivos” comparados com os “intuitivos”, analisaremos neste artigo como se comportam os indivíduos que tendem ao estilo “visual” diante daqueles que apresentam a característica “verbal”.

Iniciemos nossas considerações através da caracterização destas duas vertentes. Como a própria denominação sugere, os alunos “visuais” se recordam mais facilidade daquilo que veem e observam, tais como imagens, diagramas, fluxogramas, filmes, demonstrações e apresentações com expressivo apelo visual, dentre outras facilidades que atingem fortemente o sentido da visão.Já os indivíduos que incorporam o estilo “verbal” de aprendizagem preferem se fixar em palavras: explanações escritas e faladas, textos e discursos – sejam eles registrados em lousa, em projeções ou em apresentações orais.

Embora, via de regra, todos nós possamos apresentar particularidades predominantemente de natureza “visual” ou “verbal”, dificilmente tenderíamos a alcançar os 100% de preferência em um ou outro estilo. Um aluno fortemente visual também apresenta, em menor grau, características verbais e vice-versa. Daí a importância de, sempre que possível, as aulas serem apresentadas através de recursos visuais e verbais, simultaneamente.

Como reforçar o estilo visual em ambientes de estudo com características verbais:

Você se considera um aluno predominantemente visual? Caso esteja participando de uma seqüência de aulas com abordagem tipicamente verbal, procure buscar apoio em materiais condizentes com os tópicos abordados e que consistam em diagramas, esboços, fotos, fluxogramas – ou seja – quaisquer itens que se ajustem à “sua linguagem preferida”. Peça auxílio ao seu professor neste sentido. Consulte seus livros-texto, vídeos que tratem dos temas expostos e crie mapas conceituais que incluam os pontos chave dos conteúdos de suas aulas. Ilustre suas anotações, destaque os tópicos que julgar mais relevantes com caneta marca-textos. Em suma: ressalte, busque, crie e valorize os aspectos visuais de seu material de estudo.

Deseja valorizar seu estilo verbal?

Suas aulas são essencialmente visuais e você sente a necessidade de se fixar em materiais voltados ao estilo verbal de aprendizagem? A solução é, simplesmente… escrever!

Escreva tudo o que você puder captar de suas aulas. Sejam resumos, textos mais extensos e profundos – o que interessa é escrever e (o mais importante) com suas próprias palavras!

Uma opção conveniente seria participar de um pequeno grupo de estudos (cerca de três pessoas, não mais do que isto…) aonde os alunos discutem entre si o conteúdo da aula. Sempre haverá condições de tirar proveito mútuo destas situações quando o grupo interage com interesse. É possível constatar que a assimilação do conteúdo é ainda maior quando você mesmo procura expor a matéria ao grupo!

Por meio desta série de artigos você já deve ter percebido a importância de caracterizarmos os estilos de aprendizagem de um aluno e que estes diferem muito entre si. É importante registrar que comentamos apenas alguns dos aspectos vinculados a certas variantes que podem ser identificadas. Em nosso próximo artigo, encerraremos esta série com a apresentação dos estilos de aprendizagem “seqüencial” e “global”.

É justamente devido a esta individualidade do estudante que, em muitos casos, se torna necessário para ele dispor de uma assessoria especializada, o acompanhamento de um mentor que lhe possibilite superar as dificuldades naturais que surgem ao longo de sua vida escolar e mesmo acadêmica. Nosso trabalho consiste exatamente em suprir esta necessidade. Através de uma troca de idéias inicial com o aluno, nós, enquanto mentores, traçamos o seu perfil e, em função de suas características, estabelecemos uma metodologia e um acompanhamento de suas atividades, fazendo com que ele “aprenda a estudar”. A essência de nosso trabalho pode ser assim resumida: o aluno aprende de fato a estudar, a adquirir bons hábitos neste contexto, a assimilar técnicas de aprendizagem especialmente direcionadas de acordo com a sua personalidade.

Conheça nossa proposta de trabalho. Envie-nos um e-mail com seus dados e conversaremos a respeito (por exemplo, via Skype):

aprendendoaestudar@aol.com

Caso prefira, contate-nos através de nosso telefone:

11-99317-5812 (WhatsApp)

Responderemos-lhe, agendando data e horário o mais rapidamente possível. Estamos te aguardando! Até logo mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *