Há técnicas para fazer anotações em seus livros – parte I

“Considero amantes de livros não aqueles que mantêm seus livros escondidos em seus baús e nunca os manuseiam, mas sim aqueles que, tanto por uso noturno quanto diário, os polegares os espancam. Aqueles que os desgastam, que preenchem todas as margens com anotações de vários tipos, e que preferem as marcas de uma falha que foi eliminada a um livro limpo e com falhas.”

Desiderius Erasmus Roterodamus  (Erasmo de Roterdam) – teólogo e filósofo holandês  (1466 – 1536).

 

Há técnicas para fazer anotações em seus livros. Saiba como proceder e aproveite-as ao máximo sempre que necessitar rever os tópicos estudados.

Anotar em livros não os estraga e nem os desvaloriza, contanto que o que neles escrevemos esteja no contexto daquilo a que o texto se refere e seja de ajuda para o leitor quando for repassá-lo. Quando isto acontece, ele se valoriza, se torna único e personalizado.

Efetuar anotações em um livro é um meio de ressaltar os pontos chave daquilo que está sendo analisado. Além de sublinhar e utilizar marcadores para destacar frases é sempre interessante anotar nas laterais das páginas pois isto será de grande utilidade para a melhor compreensão e lembrança das informações. É interessante observar, todavia, que apenas sublinhar e destacar partes do texto limita a assimilação pois o processo de estudo deixa de ser ativo, e o raciocínio não se desenvolve adequadamente. Quando anotamos com nossas próprias palavras (complementando assim o destaque das partes mais relevantes), o raciocínio se torna ativo e, consequentemente, mais eficiente. Isto porque quando anotamos, não estamos apenas lendo e sim estudando de fato os itens abordados.

Como se não bastasse, há várias outras vantagens quando estudamos através de anotações próprias nos textos impressos. Relacionamos a seguir oito delas. Com toda a certeza, após as apresentarmos, você não terá desculpas para deixar de manter um lápis por perto e começar a escrever seus comentários nas páginas de seus livros. Vamos a elas:

  • O ato de anotar aumenta seu poder de concentração, forçando-lhe a pensar a respeito daquilo que está sendo lido e esclarecer o que o autor procura lhe transmitir.
  • Anotar faz com que sua leitura seja mais ativa. A mente deixa de divagar (ou, ao menos, reduz esta tendência), e, em consequência você fica mais focado(a) no texto.
  • Anotar auxilia você a distinguir entre as ideias principais do texto e os detalhes associados. Assim, os conceitos chave podem ser destacados e a estrutura do estudo fica melhor caracterizada.
  • Anotar ajuda você a se recordar de informações relevantes, pois quando você reescreve os conceitos com suas próprias palavras, os conceitos são fixados em sua memória de longo prazo.

  • Anotar ajuda você a monitorar sua aprendizagem, forçando-lhe a selecionar, a refletir e a avaliar as diferentes partes daquilo que está sendo lido.
  • Quando você anota, ao rever o texto a revisão dos conceitos nele contidos se torna mais rápida. Isto acontece porque, ao olhar para as páginas, suas anotações vem à mente de imediato, e partindo do princípio que elas se referem à essência de um dado trecho do livro, a identificação e a conexão com a matéria se torna imediata. Estudar para provas fica mais fácil, bem como desenvolver trabalhos e outras atividades pertinentes.
  • Anotar seus comentários nas margens de livros com suas próprias palavras auxilia na preparação para as próximas aulas. Fica mais fácil conectar tópicos já estudados, ligando-os a outros que estão sendo analisados no momento.
  • Sempre que necessitar buscar em um livro um determinado tópico já estudado, procure antes de tudo se referenciar às suas anotações, Você verá que, deste modo, o processo é facilitado. Poderá acessar o material procurado sem dificuldade, pois as principais considerações a respeito já estarão “mastigadas” ao consultar o que você já escreveu a respeito.

Deixaremos para nosso próximo artigo a complementação destas recomendações, procurando apresentar dicas a respeito de como elaborar suas anotações de modo a torna-las de fato úteis para suas sessões de estudo.

Conforme temos frequentemente ressaltado, as recomendações que normalmente apresentamos em nossos artigos são de caráter geral, devendo ser adaptadas e particularizadas para cada aluno ou aluna em função de suas especificidades. É  justamente devido a esta individualidade do(a) estudante que, em muitos casos, se torna necessário para ele(a) dispor de uma assessoria especializada, o acompanhamento de um mentor que lhe possibilite superar as dificuldades naturais que surgem ao longo de sua vida escolar e mesmo acadêmica.

Nosso trabalho consiste exatamente em suprir esta necessidade. Através de um contato inicial com o(a) aluno(a), nós, enquanto mentores, traçamos o seu perfil e, em função de suas características, estabelecemos uma metodologia e o acompanhamento de suas atividades, fazendo com que ele(a) “aprenda a estudar”. A essência de nossa proposta pode ser assim resumida: o(a) aluno(a) aprende de fato a estudar, a adquirir bons hábitos neste contexto, a assimilar técnicas de aprendizagem especialmente direcionadas de acordo com a sua personalidade e em função daquilo que ele(a) efetivamente precisa.

Nossas abordagens são aplicáveis seja no caso de estudos presenciais tradicionais como também no caso do ensino a distância, através de computadores, tablets ou smartphones.

Não se tratam de aulas particulares de nenhuma disciplina em especial. Nosso trabalho se baseia em ensinar os estudantes a “aprender a estudar”.

Conheça nossa proposta de trabalho. Envie-nos um e-mail com seus dados, expondo em poucas palavras seus problemas, e conversaremos a respeito

aprendendoaestudar@aol.com

Se preferir, contate-nos enviando uma mensagem através de nosso WhatsApp:

11-99317-5812 

Responderemos-lhe o mais rapidamente possível. Estamos te aguardando!

Até logo mais!

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

créditos:

primeira ilustração:  Image by https://www.freepik.com/free-photo/books-colorful-bookmarks-still-life-high-angle_33754195.htm#query=book%20annotations&position=3&from_view=keyword&track=ais_user&uuid=3adf887d-c876-4eb2-afce-35678252976c  –  Freepik

segunda ilustração: Image by  https://www.freepik.com/free-vector/hand-drawn-essay-illustration_47018275.htm#query=book%20annotations&position=21&from_view=keyword&track=ais_user&uuid=c4228a3f-dcd0-45cd-8c72-700bd5812793   – Freepik

terceira ilustração: https://www.freepik.com/icon/diary_901585#fromView=search&page=1&position=58&uuid=9f84a37a-0ed7-4ca8-b5ba-203b65174f96   Icon by Skyclick

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *