Há técnicas para fazer anotações em seus livros – parte II – final

“Continue lendo. É uma das aventuras mais maravilhosas que se pode ter.”

Lloyd Chudley Alexander – escritor americano (1924 – 2007).

Nesta segunda parte de nossos comentários a respeito de técnicas de anotações, veremos como efetuá-las de modo adequado, para que seja possível tirar delas o máximo proveito. Para isto, dispomos de um conjunto de recomendações:

  • Sempre procure ler os textos em seus livros e apostilas com uma caneta na mão.
  • O que anotar? Sempre o que for mais importante, ou seja:

– as ideias principais, sempre de modo sumarizado, procurando também escrever aquilo que estiver nelas implícito.

– as definições (antes de anotá-las, é sempre bom, no início, escrever a sigla “def”, para você lembrar que se trata de uma definição!).

– exemplos ilustrativos (analogamente, sempre incluir, antes de escreve-los, a sigla “ex”, para saber, ao rever, que se tratam de exemplos).

–  conceitos que mostrem relações de causa e efeito (isto é assim devido a aquilo…) e também similaridades e diferenças (tal coisa é parecida com esta, ou difere daquela neste ponto…).

– pequenos resumos (sempre em destaque!).

– palavras difíceis ou novos termos (sublinhar com caneta vermelha).

  • Desenvolver anotações referentes a um tópico de cada vez. Ler este tópico antes e só então determinar o que é mais importante escrever nas margens do livro.
  • Sempre anotar antes de sublinhar ou ressaltar palavras do livro. Isto ajuda a reduzir a quantidade de trechos em destaque, evitando “poluir” a página.
  • Procurar desenvolver anotações utilizando-se de suas próprias palavras, reduzindo suas frases ao máximo (seja sucinto!). Não copie! Pense a respeito daquilo que está sendo lido e procure parafrasear. Isto ajuda a monitorar seu aprendizado, Lembre-se sempre que, se você não conseguir escrever as informações do livro com suas próprias palavras, então provavelmente você não esta entendendo o tópico! Esta observação é muito, muito importante mesmo!
  • Inclua um sinal de interrogação (?) nos pontos não compreendidos. Quando conseguir esclarece-los, escreva ao lado as explicações, para que as dúvidas, caso voltem, já estejam com as respostas por perto.
  • Colocar um asterisco (*) na margem, junto a conceitos importantes.

  • Ao desconfiar que um determinado trecho poderá ser solicitado em uma prova, acrescente um (P) ao lado dele.
  • Procure desenvolver um repertório de siglas próprias, semelhantemente às que já foram sugeridas (def, ex,  ?, *, P), para destacar partes do texto que merecem sua atenção e que sejam significativas.
  • É interessante acrescentar nas margens dos livros comentários que lhe permitam conectar o texto com o que os professores acrescentaram, bem como informações adicionais vindas de sua própria experiência.
  • Reler constantemente todo o material, paralelamente às anotações, sempre ajuda a reforçar a absorção de todo o conhecimento nele contido.

Qual seria sua opinião a respeito de nossos dois últimos artigos, referentes a técnicas de anotações em livros? Acha que as dicas lhes seriam úteis? A propósito, você está cursando semestres mais avançados de uma Faculdade ou Universidade ou se encontra nas primeiras fases deste novo mundo? Está com dúvidas a respeito de como levar seu dia-a-dia, quais rumos tomar (e de que forma) em seus estudos universitários?

Você pode encontrar o apoio que necessita ao longo desta nova etapa de sua vida. Não se desgaste procurando soluções que possam eventualmente te levar a situações sem saída. Nós, enquanto mentores, podemos ajudar você a “aprender a estudar”, e também fornecer orientações que lhe ajudarão a se adaptar nesta nova fase de sua vida estudantil.

Conforme já dissemos em várias oportunidades, não há regras gerais em se tratando de como se desvencilhar das dificuldades encontradas quando um aluno ou uma aluna ingressa num Curso Superior. Porém, o que pode ser afirmado – e, por sinal, consistindo em um fato muito interessante – é que os(as) estudantes já podem se preparar aos poucos para esta nova etapa, ainda no Ensino Médio!

Podemos descrever procedimentos genéricos, básicos, que valem praticamente para qualquer pessoa. No entanto, não é possível ignorar as características de individualidade dos alunos e das alunas. É neste contexto que nosso trabalho se encaixa.

Com o emprego de sessões de mentoria, procuraremos identificar as necessidades e as particularidades do(a) estudante para, a partir daí, dar-lhe o apoio e direcionamento adequados, juntamente com um acompanhamento do desempenho de nosso mentorado(a).

Nossas atividades não consistem em aulas particulares de nenhuma disciplina em especial. Trata-se de um processo de treinamento e de aconselhamentos individuais, procurando melhorar o desempenho escolar ou acadêmico do aluno ou da aluna (esteja ele ou ela ainda cursando o Ensino Médio ou já o Superior), aumentando a eficácia nos estudos, o melhor aproveitamento do tempo disponível e, consequentemente, obtendo maiores notas em suas provas e nos exames.

Resumindo, nosso objetivo básico é o de direcionar os estudantes a “aprender a estudar”.

Nosso processo de mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – nestes, os principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e na concentração por parte dos estudantes.

Desenvolveremos conjuntamente as ferramentas que melhor se adequem às características pessoais de cada estudante. Contate-nos e falaremos a respeito disso. Poderemos agendar uma conversa através da plataforma “Zoom” ou equivalentes.

Nosso e-mail é:

aprendendoaestudar@aol.com

Caso prefira, segue nosso telefone:

11-99317-5812 (WhatsApp)

Não perca tempo! Venha “aprender a estudar” conosco e comece agora mesmo.

Estamos te aguardando. Até logo mais!

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

 

Créditos:

Primeira ilustração: https://www.freepik.com/free-vector/left-hander-concept-illustration_8673357.htm#fromView=keyword&page=1&position=2&uuid=b14e6236-a958-45e7-b7f5-a4390c97c74d    Image by storyset on Freepik.

Segunda ilustração: https://www.freepik.com/free-vector/hand-holding-pen-concept-illustration_22874413.htm#fromView=keyword&page=1&position=8&uuid=b14e6236-a958-45e7-b7f5-a4390c97c74d    Image by storyset on Freepik.

Terceira ilustração: https://www.freepik.com/free-vector/hand-drawn-essay-illustration_40478848.htm#fromView=keyword&page=1&position=10&uuid=c1b7c386-8e77-4f46-8a6f-7c7d215a62ff    Image by Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *