Com o presente texto estamos iniciando a apresentação de uma série de artigos onde procuraremos desenvolver algumas considerações referentes ao ato de leitura. Todas elas com certeza lhe serão úteis, a partir do momento em que seja feita uma reflexão a respeito de seus significados.
1) Ler livros assim como as pessoas leem jornais ou revistas semanais na sala de espera do médico (normalmente de meses atrás…) resulta em baixo rendimento.
2) Não importa o quanto você lê ou relê um dado trecho de um livro. Como você o lê é que é relevante. Pratique os hábitos que o levarão a melhorar sua leitura. Veja: tudo aquilo que você pratica, aprende a fazer. Você só aprende aquilo que realiza, que executa, que experimenta. Você precisa adquirir uma habilidade, qual seja, a habilidade da leitura eficaz. Muitas “dicas” a respeito serão apresentadas nos comentários contidos neste e em nosso próximo artigo. Lembre-se sempre: procure tornar estas recomendações verdadeiros hábitos.
3) Acostume-se a ler um livro como se estivesse conversando com um amigo. Não assuma isto como sendo uma atividade chata, um fardo a ser carregado. Fique atento, responda às ideias nele presentes. Interagir com o livro é muito importante. Desenvolva sínteses, assim como ocorre numa conversa. Leia com expectativa e na busca de resultados. O livro lhe oferecerá fatos que você não conhecia antes, conceitos a respeito dos quais você nunca havia pensado. Fornece novas abordagens para velhos problemas bem como outros, novos, são formulados. Leia de modo a se sentir estimulado. Do mesmo modo como você conversa com seu amigo, complemente o que o autor lhe apresenta com suas próprias opiniões. Procure as soluções para as suas dúvidas. Conecte aquilo que você já sabe com o que está sendo apresentado. É como se você estivesse colaborando com o autor. Veja-o como um amigo, desejoso de compartilhar com você seus pensamentos e considerações. Ao ver o material escrito sob este ângulo, a leitura se transforma. O ato de ler se torna uma ocasião propícia para o crescimento e a aprendizagem.
4) Eis um outro modo para que você consiga ler com entusiasmo de modo a conhecer mais a respeito do mundo e buscar obter respostas a seus questionamentos. Experimente estudar sob um prisma especial: o de um explorador que está procurando aprender e compreender. Tente este novo sistema de leitura em qualquer circunstância (e não apenas em suas sessões de estudo). Você notará que assimilará muito mais, dispendendo menos tempo. Por exemplo, ao ler durante uma sessão de estudos, perceberá que o ato de estudar como um todo pode se tornar uma fonte de alegria e de satisfação.
Com efeito, veja o seguinte exemplo. Temos duas pessoas estudando um mesmo capítulo de um livro. Perguntamos para a primeira: o que você está estudando? Sua resposta é: estou estudando Eletromagnetismo. Já a segunda, quando questionada a respeito do que está fazendo, responde: estou analisando como é possível que um conjunto de algumas equações matemáticas consigam explicar os fenômenos que levam à propagação de ondas de Rádio e TV saírem de uma emissora e chegarem em minha casa.
Notou a diferença de enfoque? Ambos responderam a mesma coisa. No entanto, o primeiro leitor, com sua resposta curta e grossa, não demonstra interesse naquilo que está fazendo. Passa os olhos pelo livro por mera obrigação. Já o segundo leitor está verdadeiramente se envolvendo com aquilo que está, de fato, estudando.
Aguarde nossos próximos artigos. Continuaremos a conversar a respeito dos livros bem como de técnicas para facilitar sua interação com eles!
A propósito, é desnecessário ressaltar a importância dos livros no processo de estudo e aprendizagem. No entanto, é extremamente comum hoje em dia que os estudantes se sintam perdidos, desestimulados ou mesmo desorientados ao manipula-los e usufrui-los (notadamente no que se refere aos livros textos das disciplinas a eles vinculadas).
Nós podemos lhe ajudar a aprender a estudar, bem como treina-lo a melhor aproveitar sua leitura. Apesar de estarmos aqui expondo regras genéricas, a individualidade não pode ser desconsiderada. Através de nossas sessões de mentoria, desenvolveremos processos com o objetivo de compreender suas necessidades e particularidades para, a partir daí, dar-lhe o apoio e orientações adequadas, paralelamente a um acompanhamento de seu desempenho. Desenvolveremos juntos as ferramentas que melhor se adequem às suas características pessoais. Contate-nos e conversaremos a respeito disso.
Nosso e-mail é:
aprendendoaestudar@aol.com
Caso seja de sua preferência, segue nosso telefone:
11-99317-5812 (WhatsApp)
Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.