O uso dos livros – parte 5 (final)

Chegamos finalmente à quinta e última parte de nossa série de artigos voltada à questão do melhor aproveitamento de nossas leituras. Aqui incluímos dicas de como procurar compreender aquilo que está sendo lido quando o texto lhe parecer difícil, comentaremos a respeito da importância da leitura eficaz e como perceber se você está apresentando problemas de visão – fenômeno muito comum no dia-a-dia dos estudantes.

 

11) Não entendeu o que leu? Leia novamente, de outro jeito!

Ao se deparar com um trecho de seu livro e perceber que não consegue entender absolutamente nada do seu conteúdo, que tal lê-lo de novo, mas agora de um outro jeito? Se da primeira vez nada foi captado, não lhe será proveitoso ler novamente do mesmo modo como o fez inicialmente. Os resultados tenderão a ser nulos mais uma vez! Não se sinta um tolo lendo várias e várias vezes o mesmo parágrafo sem se deter e mudar a forma como o considera. E o que é pior: se não procurar alterar sua percepção a respeito do assunto abordado, a tendência será que você se desconcentre e acabe por deixar de lado todo o livro devido a este acontecimento. A estas alturas, provavelmente já deve ter surgido a pergunta: mas como eu faria para ler um texto de uma outra forma? Vamos então apresentar um método que lhe será útil. Baseie-se nele e fique a vontade para fazer as modificações que julgar necessárias.

Em primeiro lugar, dê uma parada após cada frase lida e questione-se a respeito de seu significado. Tente converte-la em uma linguagem que lhe seja lógica. Na seqüência, passe para a segunda frase. Siga as mesmas recomendações. Relacione esta frase com a anterior, analisando como elas se conectam. Aja deste modo sucessivamente, frase a frase, ao longo do texto em estudo.

Caso estas sugestões não funcionem, não se desespere. Marque com um lápis o trecho problemático, deixe-o de lado provisoriamente e continue a ler o restante do tópico ou do capítulo. Somente depois disso volte à passagem enigmática. O motivo disso é que há uma tendência de, ao dispor de mais informações obtidas ao longo da leitura do restante do tópico ou do capítulo, somada a uma predisposição sua a entender a passagem desafiadora, você encontre uma solução para compreende-la.

Às vezes o trecho não entendido pode ser de fato ingrato. Há ocasiões porém, em que você poderia até se surpreender por não tê-lo absorvido… “Como é que eu não entendi isso antes??? Agora me parece claro!”

As sugestões aqui propostas são ideais quando o tema tratado envolve as ciências exatas, tais como a Matemática ou a Física.

No entanto, sempre há a possibilidade, nada remota, de que o trecho considerado não seja entendido de modo algum. Muita calma, pois não é o fim do mundo.

Se o assunto não faz sentido, deixe de hesitação e consulte seu professor. Você terá muitos argumentos para apresentar suas dúvidas. Seu professor é experiente e notará, pela forma com que o questiona, seus esforços em tentar assimilar a incompreensível passagem.

Há também um outro aspecto a ser considerado. Muitos colegas seus que também estão envolvidos com o texto, com grande probabilidade passaram ou estão passando pelas mesmas agruras que você. Os professores tendem a valorizar todos aqueles que mostram interesse e real empenho ao tentar solucionar um problema de todas as formas possíveis para somente então procura-los. Nesta consulta ao seu mestre, suas dúvidas serão esclarecidas definitivamente e, com certeza, você nunca mais se esquecerá desta situação, ou seja: vale a pena todo este esforço!

 

12) É necessário desenvover uma habilidade muito importante: a leitura eficaz!

Será que você sabe mesmo ler? Pode ser uma pergunta esdrúxula a esta altura. Com efeito, se você lendo estes textos, a pergunta passa a ser absurda, não é verdade?’

Na realidade, o questionamento proposto tem muito sentido. Acredite: a maioria das pessoas não sabe ler. Não se pensarmos em termos do aproveitamento daquilo que está sendo lido. Estamos nos referindo à leitura eficaz, uma habilidade que nos permite extrair o máximo proveito de uma leitura, qualquer que seja ela. Consiste em uma ferramenta extremamente relevante e que todos deveriam treinar e dominar. Infelizmente, esta não é a realidade que encontramos.

A leitura eficaz envolve várias facetas. e uma delas consiste na velocidade com que um texto é lido. Há pessoas que possuem a capacidade de ler a uma taxa de quinhentas palavras por minuto, o que corresponde, aproximadamente, à leitura de uma a duas páginas por minuto. Há aqueles que leem a velocidades ainda superiores a esta e o que é mais importante: apresentando um elevado grau de compreensão!

E é justamente aí que surge a pergunta pertinente: como é que elas conseguem?

Podemos responde-la de um modo puramente racional e científico: conseguiram desenvolver e dominar técnicas de leitura eficaz, envolvendo a mecânica da leitura!

O que distingue o leitor eficaz dos leitores comuns, consiste no fato dos primeiros terem adquirido a habilidade de deslizar os olhos sobre o texto, fixando-se rapidamente em certos pontos, e também sem se deter nas palavras isoladamente, evitando o retorno a pontos anteriores, já varridos pelos olhos. Uma outra característica importante do leitor eficaz é que, durante o processo de leitura, ele não movimenta os lábios. Muitas e muitas pessoas apresentam este mau hábito: ao ler, costumam pronunciar em voz baixa ou simplesmente movimentam os lábios como se estivessem lendo em voz alta. Esta ação, na verdade, retarda o processo de leitura, sento altamente prejudicial.

Um indivíduo que é capaz de ler quinhentas palavras por minuto e, o mais importante, compreendendo o que está contido no texto, com toda a certeza chegou, direta ou indiretamente, a desenvolver as principais técnicas de leitura eficaz. Diga-se de passagem, a leitura eficaz também é chamada, freqüentemente, de “leitura dinâmica”, uma denominação bastante popular das técnicas de leitura eficaz. Preferimos, no entanto, a designação “eficaz”, por acreditarmos ser ela mais representativa das técnicas de aproveitamento da leitura.

Se você se considera uma pessoa mediana em se tratando de sua rotina de leitura, que tal começar a se envolver com as técnicas de leitura eficaz? No fundo, tudo se resume à aquisição de bons hábitos no que se refere à incorporação de técnicas que lhe permitirão tirar melhor proveito de suas leituras.

As características de leitura de uma população se caracterizam por apresentar um espectro significativamente largo. Como exemplo, há aquelas que lêem apenas e tão somente uma palavra por vez e, além disso, letra-a-letra! Não é o caso do público estudantil, mas provavelmente você já se deparou com pessoas que se situam neste estado extremo de lentidão na leitura, onde a palavra “gato”, como exemplo, é analisada pelos olhos letra por letra: g-a-t-o !

Há aqueles que lêem uma palavra de cada vez, porém não em termos de letra-a-letra. Todavia, perceba que ainda estamos considerando a leitura de uma palavra por vez!

À medida que vamos observando a rapidez com que as pessoas em geral leem, constatamos que há aqueles que conseguem visualizar uma frase como um todo, e não as palavras isoladamente.

Podemos assim traçar uma interessante analogia. Em geral aprendemos a ler uma palavra por inteiro, e não letra-a-letra. Isto posto, uma extensão desta técnica consistiria em lermos uma frase por inteiro, e não palavra-a-palavra!

Este tipo de leitura, frase-a-frase, por si só já representa um avanço significativo na velocidade de leitura. Como efeito secundário, esta ação colabora para a melhor compreensão do texto, e não o contrário!

Em decorrência do aumento da velocidade de leitura, temos também um outro bônus muito interessante e importante: a ampliação de nosso vocabulário. O aumento do vocabulário e a melhor compreensão do texto, por sua vez, são elementos realimentadores no sentido de facilitar a nossa leitura, ou seja, aumentando a velocidade com que captamos e assimilamos o conteúdo das frases, dos parágrafos, e até mesmo de trechos de um texto, com apenas uma passada de olhos.

 

13) Posso estar com problemas de visão? Nem pensei nesta possibilidade!

Independentemente da questão do desenvolvimento de técnicas de leitura eficaz, o principal elemento envolvido na leitura, a visão, pode apresentar alguns problemas, e na maioria das vezes nem nos damos conta disso. Assim, os nossos olhos são merecedores de cuidados constantes. A miopia, o astigmatismo e a hipermetropia, além de outros problemas de natureza visual, podem se manifestar sem que notemos, pois a evolução destas deficiências em geral são muito lentas. O principal sintoma de que algo não está muito bem em se tratando da visão consiste nas dores de cabeça freqüentes durante o esforço de leitura. Mas há outros, como por exemplo: você sente incômodo ou cansaço visual ao ler durante longos períodos? Um oftalmologista de sua confiança poderá lhe orientar quanto à necessidade de utilizar óculos ou lentes de contato, de alterar os graus de suas lentes atuais e/ou outras condutas que se fizerem necessárias. Como as correções óticas são dinâmicas, convém consulta-lo anualmente. Um outro aspecto a ser explorado, que foge do âmbito do oftalmologista, consistem nos distúrbios de natureza emocional. Nesta área atuariam os psicólogos e especialistas correlatos.

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Nós podemos lhe auxiliar em se tratando de aprimorar suas técnicas de estudo, inclusive no que se refere a treinamentos de leitura eficaz ! Ao analisar suas características e necessidades, um programa específico, particularizado ao seu caso será desenvolvido e aplicado. Somos especialistas na área de ensino e aprendizagem. Venha aprender a estudar conosco! Escreva-nos, contate-nos através de nosso e-mail:

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Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

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