Prestando atenção de modo eficaz – parte II (final).

“O analfabeto do futuro não será a pessoa que não sabe ler. Será a pessoa que não sabe aprender.”

 Alvin Toffler – escritor e futurista norte-americano (1928 – 2016)   

 

Prosseguindo com o tema iniciado no artigo anterior, seguem-se duas sequências de oito hábitos cada, e que estão associados primeiramente aos ouvintes ineficazes e logo após aos ouvintes eficazes. Posteriormente, incluímos  algumas recomendações relacionadas à migração da condição de ineficaz para eficaz.

O ouvinte ineficaz:

  1. Considera que o assunto tratado nada tem a ver com ele.
  2. Julga o “pacote como um todo”, não se interessando pelo conteúdo. Atém-se aos eventuais erros.
  3. Tende a entrar em discussões instantaneamente, procurando efetuar julgamentos antes mesmo de compreender o que está sendo tratado.
  4. Se prende a fatos isolados, pouco importando o contexto.
  5. Adota um único tipo de anotação em seu caderno e de modo indiscriminado, sem critério (isto, quando anota…).
  6. Possui um comportamento passivo, não demonstrando energia. Age de modo entediado.
  7. É facilmente distraído pelos acontecimentos em seu entorno.
  8. Não exercita sua mente, procurando se envolver com material de leitura fácil e recreativo.

O ouvinte eficaz:

  1. Presta atenção constantemente, perguntando-se: “o que eu ganho com isso? “
  2. Julga o conteúdo das aulas, dando pouca importância à crítica de erros ocasionais que possam ocorrer, ajudando nas correções, sempre que possível.
  3. Não discute o que está sendo apresentado até que sua compreensão esteja completa.
  4. Ouve e processa as ideias centrais do que está sendo dito.
  5.  Adota vários sistemas de anotações, conforme a necessidade, registrando apenas as informações chaves e as importantes.
  6.  Possui um perfil ativo – permanecendo envolvido com o professor ou palestrante durante toda a apresentação.
  7.  Se protege das distrações, procurando se manter isolado delas.. Sabe como se concentrar.
  8.  Procura frequentemente exercitar sua mente com material de leitura mais complexa, estando familiarizado com assuntos mais difíceis.

O que você pode fazer para migrar de um comportamento ineficaz para outro, com eficácia:

  1.  Buscar suas áreas de interesse ou até mesmo desenvolver uma ou mais delas.
  2.  Disciplinar-se no julgamento do conteúdo e suas relações, e nunca do pacote como um todo daquilo que está sendo estudado, sem que as justificativas sejam analisadas coerentemente.
  3. Não assumir ideias pré-concebidas, condenando o que está sendo apresentado, barrando a compreensão dos tópicos que estão sendo tratados. Não efetue julgamentos precipitados.
  4.  Monte um esboço coerente e que “amarre” adequadamente os relacionamentos envolvidos nas ideias e conceitos que estiverem sendo considerados.
  5.  Procure conhecer diferentes tipos de anotações, suas vantagens e desvantagens, adotando aquele (ou aqueles) que mais se adequem à aula que você estiver assistindo. Adote sempre o princípio da flexibilidade.
  6.  Treine a escuta ativa sempre que possível, de modo a adotá-la naturalmente quando estiver assistindo a uma aula.
  7.  Resista a todo custo às distrações. É uma questão de treino.
  8.  Pratique com frequência a leitura de textos mais complexos. Leia-os e releia-los até se sentir envolvido no tema tratado. Com o tempo, a leitura de outros materiais, igualmente densos, se tornará mais natural.

As sugestões aqui apresentadas são voltadas principalmente para um calouro ou uma caloura de Faculdade ou Universidade. Aliás, a insegurança de quem acaba de ingressar no Ensino Superior é típica da transição pela qual os estudantes passam. A superação destas dificuldades pode ser mais ou menos facilitada, dependendo das características de cada estudante.

Independentemente disso, você pode buscar ajuda para poder atravessar esta mudança radical e também otimizar seus esforços no sentido de aproveitar ao máximo seu Curso Superior.

Dentre nossas atividades, nós, enquanto mentores, podemos lhe auxiliar a “aprender a estudar”, e também lhe orientar a se adaptar nesta nova etapa de sua evolução estudantil.

Evidentemente, os tópicos aqui tratados envolvem aspectos genéricos no que tange a como o recém ingressante no Curso Superior enxerga seu dia-a-dia neste novo ambiente. Todavia, a individualidade não pode ser desconsiderada. E é justamente neste contexto que nosso trabalho se desenvolve,

Por meio de nossas sessões de mentoria, estabelecemos processos com o objetivo de compreender as necessidades e particularidades do(a) estudante para, a partir daí, dar-lhe o apoio e direcionamento adequados, paralelamente ao acompanhamento do desempenho de nosso mentorado(a).

Não se tratam de aulas particulares de nenhuma disciplina em especial, e sim de um treinamento e de aconselhamentos pessoais, procurando aumentar o desempenho escolar ou acadêmico do aluno ou da aluna (esteja ele ou ela cursando o Ensino Médio ou Superior), aumentando a eficácia nos estudos, o melhor aproveitamento do tempo disponível e, como consequência, maiores notas nos resultados das provas e exames.

Resumindo, nosso objetivo básico é o de direcionar os estudantes a “aprender a estudar”.

Nosso processo de mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – aonde os principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos estudantes.

Desenvolveremos conjuntamente as ferramentas que melhor se adequem às características pessoais de cada estudante. Contate-nos e conversaremos a respeito disso. Poderemos agendar um bate-papo através da plataforma “Zoom” ou equivalentes.

Nosso e-mail é:

aprendendoaestudar@aol.com

Caso seja de sua preferência, segue nosso telefone:

11-99317-5812 (WhatsApp)

Não perca seu tempo! Venha “aprender a estudar” conosco e comece agora mesmo.

Estamos te esperando. Até logo mais!

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

 

Créditos:

 Primeira ilustração:   https://www.flaticon.com/free-icons/lecturer   title=”lecturer icons”    Lecturer icons created by Nuricon – Flaticon.

Segunda ilustração:   <a href=”http://www.freepik.com”>Designed by Freepik</a>

Terceira ilustração:  <a href=”http://www.freepik.com”>Designed by Freepik</a>

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *