A famosa máxima de que para nos concentrarmos deveremos permanecer em um local silencioso não deve ser levada tão a sérío. Com efeito, não é necessário que seu quarto, por exemplo, seja isolado com mantas de cortiça ou espumas contra ruídos, como nos estúdios de gravação. Pense no inimigo da concentração como sendo a distração. O objetivo consiste na eliminação da distração.
Como o indivíduo estuda e a abordagem que é dada ao estudo são de suma importância para bloquear distrações. Qualquer ambiente (por exemplo, seu quarto) estará livre dos efeitos das distrações se e somente se você conseguir desenvolver o entusiasmo pela aprendizagem e quando hábitos emocionais tais como receios e ressentimentos são quebrados, eliminados! Caso contrário, não haverá de forma alguma qualquer lugar, seja uma biblioteca, um local completamente isento de ruídos, de pessoas, de perturbações (quaisquer que sejam) que seja capaz de livra-lo dos efeitos das distrações.
Por incrível que possa parecer: é importante manter fotos de familiares, amigos, namorados(as) longe, bem longe de sua mesa de estudo!
Por que isto? Pense bem, reflita conosco e veja se concorda com nossas considerações: quando você se encontrar diante destas fotos duas coisas podem vir a acontecer, ou seja:
1) você tende a se distrair, divagar, pensar em situações ligadas a estas fotos, elocubrar, viajar mentalmente, ir longe nos pensamentos;
2) você se força a ignora-las – chamamos a este fenômeno de “adaptação negativa”… pode parecer estranho e anti-natural, não é?
Será que a “adaptação negativa” seria benéfica para alguem que procura eliminar mais esta fonte de distrações? Vejamos. Trata-se de uma ação difícil de ser executada. Será que você conseguiria se manter indiferente ao observar a foto de uma pessoa próxima a você, de uma pessoa querida? Parece algo muito forçado e desumano. Analisando sob um outro prisma, evidentemente não seria nada conveniente que, na presença destas fotos você se desvie de seu trabalho, que seus pensamentos sejam conduzidos para longe, muito longe daquilo que você está tentando estudar. As fotos não podem tenta-lo a se distrair!
A solução para isto é muito simples. Queremos evitar a “adaptação negativa” e, também, escapar deste perigoso “gancho” que tenta nos desviar de nossas tarefas. Então, simplesmente tire as fotos que se encontrarem na área de visão de seu ambiente de estudo!
Procure manter tudo aquilo que for necessário para a sua sessão de estudos bem à mão!
Do que você precisa em se tratando de instrumental, para se fixar em sua sessão de estudos? Dicionário, canetas, lápis, borracha, apontador, cadernos, livros-texto, papéis, bloco de notas, calendário? Seja o que for, procure providenciar e deixar todos estes itens com facil acesso. Tudo aquilo que você poderá vir a necessitar deverá ser deixado bem próximo, às suas mãos, de modo que não haja necessidade de você se levantar da cadeira, de se deslocar, por mínimas que sejam estas interrupções. Deixe uma lista preparada com tudo aquilo que lhe for importante, para ajuda-lo também na organização de seu ambiente de trabalho nas próximas sessões.
Acostumar-se a estudar corretamente e com eficácia abrange uma ampla gama de facetas, peculiaridades e atitudes. Nós podemos lhe ajudar a adquirir e empregar com eficácia as ferramentas necessárias para tanto, devidamente adaptadas às suas necessidades. Contate-nos! Podemos conversar a respeito.
Escreva-nos por meio de nosso e-mail:
aprendendoaestudar@aol.com
Caso seja de sua preferência, nosso telefone é:
11-99317-5812 (WhatsApp)
Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.