Quem sabe como aprender, já sabe o suficiente.

“Quem sabe como aprender, já sabe o suficiente.” 

Henry Brooks Adams – historiador, jornalista e novelista norte-americano (1838 – 1918)

“Quem sabe como aprender, já sabe o suficiente”. A frase ressalta a ideia de que a capacidade de aprender a aprender é mais valiosa do que o conhecimento acumulado. Isso é um tema central em diversas correntes da filosofia, especialmente na epistemologia (a teoria do conhecimento), que investiga a natureza do conhecimento e como o adquirimos. Em vez de focar apenas em saber fatos, a ênfase recai sobre o desenvolvimento de habilidades e métodos para buscar e validar novas informações. 

Cinco conceitos são relevantes quando tratamos do aprender a aprender:

  • Habilidade sobre o resultado: O valor reside na capacidade de adquirir novos conhecimentos, não na posse de um corpo estático de informações.
  • Autonomia intelectual: A habilidade de aprender permite que uma pessoa se adapte a novas situações e continue a se desenvolver ao longo da vida, sem ficar presa a um conhecimento ultrapassado.
  • Fundamento filosófico: Essa perspectiva tem raízes em debates filosóficos, como a importância da razão em filosofias como o racionalismo, ou a importância da experiência na filosofia de John Locke. A experiência é fundamental na filosofia de John Locke porque, segundo ele, é a única fonte de todo o conhecimento. Locke defendia o empirismo, a ideia de que a mente nasce como uma “tábula rasa” (uma folha de papel em branco) e o conhecimento é gradualmente adquirido através de dois tipos de experiência. Essas experiências são a sensação, que fornece ideias simples do mundo externo, e a reflexão, que é a observação das operações internas da própria mente.
  • Meta-aprendizagem: A ideia está relacionada ao conceito de “meta-aprendizagem”, que é a aprendizagem sobre a aprendizagem. É um conceito fundamental na educação e no desenvolvimento pessoal e profissional.

Em resumo, o “aprender a aprender” pressupõe que a habilidade de adquirir conhecimento é mais valiosa do que qualquer corpo específico de conhecimento em si. Temos aqui uma “mentalidade de crescimento” ao invés de uma “mentalidade fixa”. Em um mundo de constantes mudanças, a capacidade de se adaptar aprendendo é a habilidade mais útil para enfrentar novos desafios.

O significado do “aprender a aprender” pode também ser detalhado de acordo com outras perspectivas:

  • Superioridade do processo sobre o conteúdo: Ter fatos específicos na cabeça pode ser útil, mas o conhecimento se tornará obsoleto. A habilidade de buscar, processar e aplicar novas informações é uma habilidade atemporal e mais poderosa.
  • Adaptabilidade é o conhecimento supremo: Uma pessoa que entende como aprender pode adquirir qualquer nova habilidade ou informação conforme necessário. Isso a torna mais resiliente e capaz de lidar com situações imprevistas, comparativamente a alguém que é especialista em um único campo imutável.
  • Uma jornada ao longo da vida: Destaca-se aqui a importância do aprendizado contínuo, onde o desejo de expandir constantemente a própria compreensão é visto como a base da verdadeira sabedoria. Sugere que o crescimento intelectual é um processo sem fim, e não um destino.

O que acabamos de comentar consiste em orientações de grande valia para todo estudante. A propósito, nossa equipe realiza um trabalho voltado a auxiliar os alunos em geral, seja do Ensino Médio ou Superior, a aprender a estudar.

Trata-se de um processo de mentoria através do qual nós, enquanto mentores, procuramos auxiliar o aluno ou a aluna (mentorados) a melhorar seu desempenho escolar ou acadêmico, levando em conta suas características particulares e especificidades.

E como isto é feito? Desenvolvemos um programa individualizado, aonde, através de uma entrevista inicial, online, procuramos conhecer nosso mentorado e compreender suas necessidades, delineando a partir daí um processo de acompanhamento destinado a fazer com que o aluno ou a aluna aprenda de fato a estudar.

Não se tratam de aulas particulares de qualquer natureza, mas sim de um treinamento e de um acompanhamento pessoal, procurando aumentar o rendimento escolar ou acadêmico do(a) estudante (esteja ele ou ela cursando o Ensino Médio ou Superior), aumentando a eficácia nos estudos, a melhoria do desempenho e, como consequência, nos resultados das avaliações.

Conforme dissemos, nosso propósito é o de direcionar o aluno ou a aluna a “aprender a estudar”. Cabe comentar também que nosso processo de mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – modalidade esta cujos principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos estudantes.

Conheça nosso trabalho. Colocamo-nos ao seu inteiro dispor para contatar-nos.

Escreva-nos, relatando suas dúvidas e solicitando o agendamento de uma conversa via Zoom ou aplicativos semelhantes. Para tanto, dispomos de um e-mail:

aprendendoaestudar@aol.com

Se considerar mais conveniente, envie-nos uma mensagem via WhatsApp:

(11) 99317-5812

Procure saber mais a respeito de nossa proposta sem qualquer compromisso de sua parte. Contate-nos ainda hoje para obter mais esclarecimentos. Não perca seu tempo.

Tenha a certeza de que você estará diante dos melhores meios para solucionar seus problemas de aprendizagem, seja a dificuldade em estudar, em absorver a matéria ministrada, a obter melhores notas, a estudar mais eficientemente ou uma combinação dentre eles.

Venha “aprender a estudar” conosco. Estamos te aguardando. Até breve!

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

 

Créditos:

primeira ilustração: https://www.freepik.com/icon/learning_13561156″>Icon by kerismaker

segunda ilustração: designed by Freepik –  vide https://www.freepik.com/free-vector/online-learning-icons_1018946.htm

terceira ilustração: https://www.freepik.com/icon/knowledge_9481626#fromView=keyword&page=1&position=11&uuid=7fad5f25-b6c5-4488-a6e4-4690505b0971″   Icon by iconmas

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