Você já ouviu falar em “Sugestopedia”?

“Quando há uma união nos vários níveis de comunicação do professor/instrutor, eles se tornam críveis e confiáveis aos olhos dos alunos, o que faz com que estes sigam o caminho de seus mentores.” 

Georgi Lozanov – psicólogopedagogista e educador búlgaro (1926 –  )

 

A Sugestopedia é um método de ensino de línguas desenvolvido na década de 1970 pelo psicoterapeuta búlgaro Georgi Lozanov. Lozanov se baseou na ideia de que a aprendizagem pode ser acelerada ao criar um ambiente descontraído que utiliza sugestão e o relaxamento para otimizar a memorização, combinando o conteúdo com música clássica.

O método proposto por Lozanov foca no estabelecimento de um ambiente relaxado e confortável para reduzir as barreiras psicológicas do(a) aluno(a) e acelerar o processo de aquisição do idioma.

Os princípios fundamentais envolvidos nesta técnica são os seguintes:

  • Dessugestão: O objetivo principal é “dessugerir” ou remover os bloqueios e inibições psicológicas dos alunos, como a crença de que eles têm uma capacidade limitada de aprendizado.
  • Relaxamento: Os alunos são incentivados a desenvolver um estado mental relaxado, porém focado, o que facilita a maximização da receptividade do cérebro a novas informações. Os ambientes de sala de aula frequentemente são equipados com cadeiras confortáveis e iluminação suave.
  • Música e arte: O método utiliza música clássica ou barroca, com um ritmo específico: cerca de 60 batidas por minuto, para promover um estado de concentração relaxada. Música, teatro e arte são integrados às aulas para engajar o lado emocional e criativo do(a) aluno(a).
  • Sugestão positiva: Os professores fornecem reforço positivo e projetam uma imagem de autoridade e confiança no método. Isso sugere indiretamente aos alunos que aprender será fácil e bem-sucedido.
  • Jogos e dramatizações: As aulas incorporam atividades criativas como dramatizações, jogos e canto para tornar o aprendizado divertido e espontâneo, reduzindo ainda mais a ansiedade.

Uma aula típica de Sugestopedia segue um processo de quatro etapas:

  1. Apresentação (Introdução): O professor apresenta um novo material de forma lúdica e sem pressão. Os alunos podem receber uma nova identidade e nome no idioma-alvo para ajudar a reduzir inibições.
  2. Sessão de Concerto: Esta etapa tem duas partes: (a) Concerto ativo: O professor lê o novo texto em voz alta com ritmo e entonação especiais, acompanhado por música clássica animada. Os alunos seguem o texto em seus materiais; (b) Concerto passivo: Os alunos fecham os olhos e relaxam enquanto o professor lê o texto de forma mais calma, com música barroca suave ao fundo. Isso é feito para envolver a mente subconsciente.
  3. Elaboração: Os alunos participam de atividades criativas, como jogos, músicas e dramatizações, para praticar e “ativar” o novo material do idioma.
  4. Produção: Na etapa final, os alunos usam o idioma espontaneamente em conversas e interações, com erros sendo corrigidos de forma suave (ou nem mesmo são corrigidos, dependendo da situação).

Crítica e legado da Sugestopedia:

Embora os defensores afirmem que o método pode acelerar significativamente a aprendizagem, ele também enfrentou grandes críticas.

  • Pseudociência: Críticos classificam o método como pseudocientífico, observando que as alegações de Lozanov não foram replicadas de forma consistente ou científica.
  • Ênfase excessiva na memória: Alguns argumentam que o método depende demasiadamente da memorização por sugestão, negligenciando outros componentes essenciais da aquisição de linguagem, como compreensão e resolução criativa de problemas.
  • Impraticabilidade: Os requisitos para um ambiente de sala de aula específico e relaxante e um professor especialmente treinado tornam o método difícil de implementar em muitos contextos educacionais tradicionais.

Apesar das críticas, a Sugestopedia foi pioneira em várias ideias influentes, incluindo a importância de um ambiente de sala de aula com baixo estresse e apoio emocional. Elementos como o uso de música, jogos e dramatizações foram adotados por outros métodos de ensino, como no caso da superaprendizagem e no aprendizado acelerado.

Este curioso tema foi aqui apresentado para mostrar o quão diferentes, originais e curiosas podem ser as técnicas de ensino.

Voltando-nos à perspectiva de nosso trabalho, o enfoque é mais racional e objetivo. Procuramos auxiliar aqueles alunos e alunas que possuem dificuldades nos estudos, desde o momento em que os estudantes entram na sala de aula para acompanhar as explanações de seus professores até o momento em que são submetidos às avaliações, passando pelo processo de tomar notas durante a aula, de se concentrar ao longo dela, de expor suas dúvidas, de rever a matéria em suas casas, de realizar trabalhos e exercícios e todas as demais ações típicas do ambiente estudantil, estejam eles cursando o Ensino Médio ou o Superior. A questão da procrastinação, em todos os seus aspectos, também é observada, sendo proporcionadas todas as condições para que os estudantes a vençam. Incluímos também treinamentos de leitura dinâmica e eficaz, ferramenta importantíssima no âmbito escolar e acadêmico.

Por meio de entrevistas iniciais, com o objetivo de conhecer o aluno ou a aluna e seus problemas específicos, bem como suas características e necessidades individuais, propomo-nos, enquanto mentores, a elaborar uma metodologia específica para o atendimento de suas particularidades, desenvolvendo técnicas de estudo voltadas para este(a) estudante, cujos resultados são por nós acompanhados e reajustados se necessário for.

Em suma, nosso propósito é o de direcionar o aluno ou a aluna a “aprender a estudar”.

Não se tratam de aulas particulares de nenhuma disciplina em especial – mas sim, de desenvolver todo um processo direcionado àquilo que o(a) estudante (o mentorado) efetivamente necessita – um acompanhamento pessoal visando melhorar a sua absorção do conteúdo ministrado, aprimorar seus estudos em casa com maior rendimento e eficácia e, como consequência direta, obter maior aproveitamento escolar ou acadêmico, conforme o caso.

Diga-se de passagem, nossa mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – modalidade esta cujos principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte do(a) aluno(a).

Conheça nosso trabalho. Colocamo-nos ao vosso inteiro dispor para nos contatar. Escreva-nos, relatando suas dúvidas e solicitando o agendamento de uma conversa via SkypeZoom ou aplicativos semelhantes. Para tanto, dispomos de um e-mail:

aprendendoaestudar@aol.com

Se preferir, ligue-nos ou envie uma mensagem via WhatsApp:

(11) 99317-5812

Procure-nos hoje mesmo e teremos o máximo prazer em expor o que temos a oferecer. Não perca tempo. Você estará diante de excelentes técnicas para solucionar seus problemas de aprendizagem – a dificuldade em estudar, em absorver a matéria ministrada, a obter melhores notas e a estudar mais eficientemente.

Venha “aprender a estudar” conosco. Estamos te esperando. Até breve!

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

Créditos:

Primeira ilustração:  http://www.freepik.com  –  Designed by Freepik

Segunda ilustração:  http://www.freepik.com  –  Designed by rawpixel.com / Freepik

Terceira ilustração:  http://www.freepik.com  –   Designed by Photoroyalty / Freepik

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