A disgrafia consiste em um distúrbio que afeta significativamente vários aspectos da escrita. É sabido que o processo de escrita se desenvolve de modo similar à leitura, quando a criança adquire as habilidades básicas, tais como o reconhecimento dos caracteres, passando por várias etapas até dominar habilidades mais sofisticadas, dentre as quais, a compreensão.
Antes mesmo do desenvolvimento da leitura e da escrita, a criança começa sua jornada entendendo como juntar as letras, pronunciar palavras simples e concatenar palavras com o objetivo de expressar pensamentos. Uma quebra, uma ruptura, um trauma em qualquer uma destas fases pode determinar um distúrbio no processo de escrita denominado de disgrafia (além de outros problemas que não estão sendo enfocados neste artigo, cumulativos ou não à disgrafia).
A aquisição de habilidade na escrita exige que as funções executivas estejam bem desenvolvidas e coordenadas. Quaisquer distúrbios que se mostrem associados às funções executivas prejudicam de algum modo o processo de escrita. Daí o fato de que há portadores de TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e que também adquiriram problemas nas funções executivas, apresentando problemas de disgrafia.
As tarefas que envolvem a escrita exigem tantas habilidades sutis que uma criança com dificuldades em qualquer faceta do processo de aprendizagem ou que não esteja emocionalmente estável pode refletir seus problemas quando tenta escrever.
Assim como foi comentado em nosso artigo referente à dislexia (maio/2018), também no caso da disgrafia o distúrbio pode ser tratado com o acompanhamento de profissionais relacionados a este problema, tais como psicólogos, psicopedagogos e correlatos. À semelhança do que foi comentado na ocasião, no caso da disgrafia podemos aplicar testes com o objetivo de avaliar o grau do distúrbio que o indivíduo apresenta.
Segue-se um elenco de características que usualmente são observadas nas avaliações. No entanto, mais uma vez ressaltamos: tais peculiaridades devem ser consideradas apenas como exemplos ilustrativos. Não podem ser tratadas como referenciais seguros para o diagnóstico da disgrafia! Evidentemente, o fato de você se identificar com algumas ou muitas das características descritas não se consolida, sob nenhuma hipótese, em um atestado conclusivo e nem ao menos sugestivo para o diagnóstico da disgrafia! Com efeito, muitos outros elementos são examinados pelos terapeutas antes de se obter um resultado fechado.
Vamos, pois, à exposição das mesmas:
1) Má organização das páginas escritas.
2) Ao redigir um texto, este se mostra sem unidade, desordenado.
3) Aspecto global “sujo”.
4) Caracteres deformados.
5) Choques entre os caracteres.
6) Traços de má qualidade.
7) Caracteres corrigidos diversas vezes.
8) Enlaces mal feitos.
9) Os espaços entre as linhas, bem como entre as palavras, se mostram irregulares, com os referenciais de linhas não sendo obedecidos.
10) Os caracteres não são nítidos.
11) As dimensões dos caracteres são desproporcionais (grandes ou pequenos em demasia).
12) Há desproporção entre “pernas” e “hastes” das letras.
13) Apresentação de postura incorreta durante a escrita.
14) Pressão e apoios inadequados dos instrumentos de escrita.
15) Ritmos de escrita situados em extremos – lento ou rápido demais.
16) Dificuldades na escrita de caracteres (letras e números).
17) Dificuldades em imitar o que a pessoa observa (por exemplo, amarrar os sapatos, mímicas).
18) Os desenhos apresentam distorções, sem proporção e com falta de detalhes.
19) Inclinação da folha de escrita exagerada ou, no outro extremo, ausência de inclinação.
Nossa intenção, quando da preparação desta série de artigos abrangendo a questão de distúrbios de aprendizagem, foi a de apresentar o processo de ensino e aprendizagem sob uma ótica mais abrangente, na qual se torna possível constatar a ampla gama de fatores que atuam no desempenho dos estudantes.
Conforme temos ressaltado, nosso trabalho não se foca em problemas tais como a dislexia, a disgrafia e o TDAH, dentre outros distúrbios, mas sim nas dificuldades naturais dos alunos em se concentrar, em evitar distrações, na aquisição da capacidade de se organizar nas atividades escolares, em melhorar seu rendimento nos estudos, dentre tantos outros benefícios.
O objetivo principal consiste em ensina-los a estudar. Consulte-nos. Envie-nos um e-mail ainda hoje:
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