“O sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos dia a dia.”
Robert Collier (1885-1950)
Temos aqui o quarto artigo de nossa série, onde enfatizamos as diferenças entre as expectativas dos professores em relação aos seus alunos no Ensino Médio e no Superior. O que é pressuposto que os estudantes façam com o que foi ministrado após uma aula, quais as atitudes que deveriam tomar em um ambiente e no outro. Vamos desenvolver o tema esperando que você aproveite para pensar a respeito das diferenças de enfoque que serão apresentadas em se tratando de aspectos que relacionam o estudo em casa em ambas as situações.
É constatado que, via de regra, os alunos do Ensino Médio se dedicam em casa cerca de duas horas por semana às tarefas escolares, porém com uma distribuição sensivelmente irregular, sendo a dedicação primordialmente mais elevada às vésperas das provas e exames. Ao longo de várias semanas sem “cobranças”, a dedicação os estudos em casa chega a alcançar zero horas diárias.
Uma situação diametralmente oposta descreve um aluno de uma boa Instituição de Ensino Superior. Destacamos as Universidades e Faculdades mais sérias pois, nelas, a necessidade de estudo em casa (ou Biblioteca, ou no próprio ambiente acadêmico) é, usualmente, cerca de duas a três horas de estudo para cada hora de aula ministrada!
Evidentemente, as aulas no Ensino Médio são sensivelmente mais superficiais em conteúdo quando comparadas àquelas do Ensino Superior. Em consequência, supondo que um bom estudante do Ensino Médio assiste à uma aula, necessitará apenas de uma breve revisão em casa para assimilar tudo aquilo que seu professor pretendeu apresentar à classe. Já numa Faculdade ou Universidade, há a necessidade de rever as anotações de cada sessão regularmente , buscando textos complementares de modo a reforçar e ampliar os conceitos apresentados durante cada aula. Estes materiais adicionais podem ou não ser recomendados pelos professores, sendo que cada estudante, por si só, dará o “tom” que pretende em se tratando do aprofundamento dos tópicos abordados em aula. Matérias apresentadas em aulas do Ensino Médio, por sua vez, são limitadas e com contornos bem definidos. Isto posto, os alunos são dirigidos a conhecer e dominar a matéria dentro destas limitações.
Resumindo, a regra básica que distingue como os estudantes se comportam ao rever os tópicos tratados no dia-a-dia em suas salas de aula consiste no fato de que, no Ensino Médio, os alunos recebem direcionamentos diretos ou indiretos a respeito do que necessita ser assimilado. Devem se restringir àquilo que deles é esperado – nem mais, nem menos. Já numa Faculdade ou Universidade, a interpretação daquilo que foi lecionado fica a cargo dos estudantes, eventualmente questionando certos pontos se for cabível. Os próprios alunos devem buscar informações adicionais, complementares, enriquecimentos associados à matéria tratada. As aulas seguintes serão desenvolvidas partindo-se do princípio de que os estudantes se prepararam adequadamente e previamente para assisti-las, tendo sedimentado com segurança os pontos já considerados em aulas passadas.
Através das discussões que estão sendo tratadas nesta série de artigos você já deve ter constatado que a transição do Ensino Médio para o Superior traz consigo a necessidade de superar um conjunto de desafios para os quais nem sempre os estudantes estão preparados.
Saiba porém que é possível encontrar quem lhe ouça e oriente nesta passagem. Não perca seu tempo na busca de auxílio com quem não possui experiência nesta área. Nós, enquanto mentores, podemos ajudar você a “aprender a estudar”, e também fornecer orientações que lhe ajudarão a se adaptar nesta nova etapa de sua vida estudantil.
Podemos descrever procedimentos básicos, que valem para quase todos os estudantes. Todavia, não é possível ignorar as características de individualidade dos alunos e das alunas. E é exatamente neste contexto que nosso trabalho se encaixa.
A propósito, é bom saber que os(as) estudantes já podem se preparar aos poucos para esta nova etapa, ainda no Ensino Médio!
Através de sessões de mentoria, procuraremos compreender as necessidades e as particularidades do(a) estudante para, a partir daí, dar-lhe o apoio e direcionamento adequados, juntamente com um acompanhamento do desempenho de nosso mentorado(a).
Nossas atividades não consistem em aulas particulares de nenhuma disciplina em especial. Trata-se de um processo de treinamento e de aconselhamentos individuais, que procura melhorar o desempenho escolar ou acadêmico do aluno ou da aluna (esteja ele ou ela ainda cursando o Ensino Médio ou já o Superior), aumentando a eficácia nos estudos, o melhor aproveitamento do tempo disponível e chegando, como conseqüência, à obtenção de boas notas nos resultados das provas e exames.
Resumindo, nosso objetivo básico é o de direcionar os estudantes a “aprender a estudar”.
Nosso processo de mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – aonde os principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos estudantes.
Desenvolveremos conjuntamente as ferramentas que melhor se adequem às características pessoais de cada estudante. Contate-nos e falaremos a respeito disso. Poderemos agendar uma conversa através da plataforma “Zoom” ou equivalentes.
Nosso e-mail é:
aprendendoaestudar@aol.com
Caso prefira, segue nosso telefone:
11-99317-5812 (WhatsApp)
Não perca tempo! Venha “aprender a estudar” conosco e comece agora mesmo.
Estamos te aguardando. Até logo mais!
Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.
Créditos:
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