Deixe de lado a procrastinação! (parte V)

“Não consigo pensar nisso agora. Se eu fizer isso, vou enlouquecer. Vou pensar nisso amanhã.” 

 Margaret Munnerlyn Mitchell (1900-1949) – autora de “Gone with the Wind” (“…E o Vento Levou” )

Continuando a discorrer sobre a questão da procrastinação vista a partir de diferentes ângulos, chegamos agora em uma abordagem peculiar – a falta de interesse. Conforme veremos, falta de interesse e procrastinação estão fortemente ligadas.

Todos nós, independentemente de nos encontrarmos numa condição de estudante ou não, vez por outra desempenhamos o papel de aprendiz. Mais especificamente, se extrapolarmos o conceito de aprendizagem para além dos muros das escolas, faculdades e universidades, estamos sempre nos colocando, de uma forma ou outra, na condição de aprendermos algo através de alguém. E, certamente, nem tudo o que necessitamos aprender nos é de nosso agrado.

Nem sempre podemos arbitrar o que convém ou não aprender, o que é ou não de nosso interesse. Em geral, não nos é possível simplesmente acatar ou dispensar o que nos é oferecido em termos de aprendizagem, como se estivéssemos escolhendo produtos em uma prateleira de supermercado. Via de regra, somos postos diante de um pacote que nos atrai, tal como uma caixa fechada contendo vários produtos, sendo que muitos deles são de nosso agrado, outros nem tanto e certos itens sendo até mesmo indesejáveis.Da mesma forma, ao iniciarmos um curso que nos atrai, numa Faculdade ou Universidade, nos depararemos com disciplinas com as quais nos identificamos e muito. Todavia, com toda a certeza no “pacote” constarão várias para as quais torceremos o nariz, além de tantas outras que serão, a nosso ver, intragáveis.

Porém não há como escapar – seremos obrigados a consumir o conjunto completo de disciplinas que formam o curso que optamos por seguir. Engolir a parte ruim do pacote faz parte do processo, e seremos compelidos a passar por isto.

Nesta fase, a procrastinação encontra seu espaço. Todos os estudantes, sejam eles universitários ou não, em determinados pontos de seus cursos perdem o interesse em certas partes que os compõem, sendo que às vezes, esta falta de interesse chega a contaminar a visão do estudante de tal modo que ele alcança o ponto de desistir do curso como um todo.  Esta seria uma situação extrema, à qual nenhum estudante precisaria chegar. Todavia, há uma solução para isto, e felizmente muitos a aplicam inconscientemente, transpassando esta difícil fase.

Estamos nos dirigindo, portanto, àqueles que se encontram neste estágio da vida e não conseguem vencer o desinteresse causado pela necessidade de serem obrigados a frequentar as aulas de disciplinas que lhes são repulsivas, estudá-las e serem bem avaliados nas provas.

O que a procrastinação tem a ver com isto? Ela nada mais é que um convite para que você deixe de lado suas obrigações com as disciplinas desinteressantes. Será submetido a uma prova de uma delas na próxima semana? Se você seguir o atraente canto da procrastinação, ela o levará a deixar de lado seus estudos e voltar-se a outras disciplinas ou mesmo atividades fora do contexto e que lhes parecerão mais agradáveis.

Fuja disso! Não permita que a procrastinação o seduza. Se os seus interesses naturais não são estimulados por parte do conteúdo de seu curso, a solução para evitar a procrastinação pode ser, pura e simplesmente – “faça o que deve ser feito!”. Assim, continue a assistir às aulas chatas, estudar e realizar os trabalhos a elas pertinentes e entrega-los nos prazos determinados. Isto lhe proporcionará bons intervalos de tempo livres de culpas para tudo aquilo que lhe parecerá ser mais interessante.

Claro é que, certamente, este procedimento não fará com que você venha a gostar ou apreciar, por mínimo que seja, as disciplinas insossas. Trate apenas de passar por elas como sendo uma obrigação desagradável, tal qual um remédio ruim que precisa ser tomado. Ao adotar conscientemente tais atitudes, você não será afetado negativamente durante os momentos em que estiver estudando ou assistindo às aulas de disciplinas que lhe sejam de efetivo interesse, não ocupará seu tempo preocupando-se em como passar pelas barreiras representadas pela parte ruim de seu “pacote”.

Pode parecer evidente mas não o é. Esta recomendação é de extrema importância. Tente segui-la quando se deparar com situações semelhantes às aqui comentadas.

Paralelamente, procure conhecer nossas atividades. Nosso trabalho se centraliza em desenvolver técnicas de estudo especialmente dimensionadas e moldadas em função das necessidades, das características e particularidades específicas de cada indivíduo.

Trata-se de um processo de mentoria através do qual um profissional na área educacional o acompanhará em se tratando da análise de seus problemas de estudo e o orientará em função daquilo que você efetivamente necessita para ultrapassar seus impedimentos, facilitando ao máximo a absorção e retenção do conteúdo ministrado em aula, melhorando consequentemente sua aprendizagem e, como decorrência, os resultados de suas avaliações.

Independentemente de você assistir a aulas presenciais ou virtualmente através de computadores, tablets ou smartphones, os resultados proporcionados através de nossa mentoria, levando ao aprimoramento de seu rendimento nos estudos serão os mesmos.

Nossa proposta é voltada ao “aprender a estudar”. Não se tratam de aulas particulares de nenhuma disciplina. O que lhe oferecemos, repetindo, é a adoção de técnicas de estudo que serão adaptadas às suas especificidades.

Conheça nosso trabalho. Contate-nos e esclareça suas dúvidas. Nosso telefone é:

(11) 99317-5812 (pelo Whats App)

Dispomos também de um e-mail, caso prefira nos escrever:

aprendendoaestudar@aol.com

Estamos te aguardando. Até breve! Aproveite a oportunidade e não perca tempo! Venha “aprender a estudar” conosco e comece agora mesmo.

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

 

Créditos:

 Primeira ilustração:   https://www.freepik.com/free-vector/student-stress-concept-illustration_24717300.htm#query=bored%20student&position=4&from_view=keyword&track=ais    Image by storyset on Freepik

 Segunda ilustração:  https://www.freepik.com/free-vector/student-stress-concept-illustration_24488375.htm#query=bored%20student&position=1&from_view=keyword&track=ais    Image by storyset on Freepik

 Terceira ilustração:  https://www.freepik.com/free-vector/student-stress-concept-illustration_25026410.htm#query=bored%20student&position=3&from_view=keyword&track=ais    Image by storyset on Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *