Deixe de lado a procrastinação! (parte VI-final)

“Se você demorar muito para decidir o que fazer da sua vida, descobrirá que o fez.” 

George Bernard Shaw – dramaturgo, romancista, contista, ensaísta e jornalista irlandês (1856-1950)

Deixamos para o final de nossa série uma das mais interessantes causas da procrastinação. Duas palavras que serão agora mostradas adiante condensam a essência do texto de hoje. Ei-las: “resistência” e “rebelião”. Estas duas palavras também podem explicar o comportamento procrastinador. Quando alguém atrasa conscientemente uma tarefa a ser executada, este fato pode ser associado a uma forma de rebelião contra horários definidos, cronogramas, padrões e até mesmo expectativas – a presunção de que deve-se alcançar certo objetivo. Não raramente, as expectativas correspondem a disputas de poder, mesmo que o indivíduo conscientemente não esteja ciente do fato. Vamos a um exemplo.

Há muitos casos em que um pai possui um negócio de sucesso – uma loja, fábrica ou escritório e pretende passá-lo para um filho após este terminar a Faculdade ou Universidade. Vamos assumir, por exemplo, que o pai dirige um escritório de contabilidade e que o filho estuda Administração de Empresas ou Economia. Enquanto estudante, este filho até que aprecia a área, mas no íntimo deseja explorar outras opcões, outras carreiras não relacionadas ao ambiente em que está envolvido. O pai insiste para que o filho se foque na área de Administração, para ter boas chances na sucessão do negócio familiar. Isto posto, o que ocorre no dia-a-dia deste filho? Deixa de entregar suas tarefas – trabalhos ou exercícios – nas datas fixadas, “esquece” seus compromissos acadêmicos, deixa de estudar, apresenta resultados ruins nas avaliações, podendo chegar até a desistir do curso. Trata-se de uma “resistência” às vontades do pai.

Rebeliões contra avaliações externas também podem implicar em procrastinação. Com efeito, vejamos o caso a seguir. Um professor de certo modo irritou ou ofendeu de alguma forma um aluno. Este estudante se rebela, entregando tarefas com atraso ou procrastinando-as indefinidamente. Algumas vezes estas reações são dirigidas a colegas de classe, participantes de um projeto em grupo, onde a participação do aluno “rebelde” prejudica o desempenho do grupo como um todo ou até mesmo se rebelando contra os pais. O que, curiosamente, não fica claro para este aluno é que ele mesmo é quem acaba se prejudicando. É ele quem perde através de tais reações – resultando em baixas notas e até mesmo afetando sua auto-estima.

Resumindo, a resistência e a rebelião consistem em reações e não em ações. O controle do comportamento do estudante recai sobre o que ou quem quer que seja contra o qual ele esteja resistindo ou se rebelando. Se o estudante se rebela contra os pais, isto significa que estes possuem poder sobre a vida dele, provavelmente mais do que o estudante gostaria que tivessem. A solução passa por uma decisão por parte do estudante – questionar o que realmente quer da vida, e não simplesmente reagir às decisões de outra pessoa com relação a ele.

Convém sempre lembrar que tudo o que temos discutido nesta série de artigos possui caráter geral, valendo para qualquer estudante. Aproveite as dicas. Siga-as e você constatará que elas lhe auxiliarão bastante em seus estudos.

Para questões mais específicas, é importante conhecer nossa proposta de mentoria,  que se destina a auxiliar, a direcionar e a estimular os estudantes a “aprender a estudar”. Nosso objetivo é o de levar o aluno ou a aluna (os mentorados) a aprimorar o desempenho escolar ou acadêmico, a estudar com mais eficiência e a melhorar o rendimento – levando sempre em consideração as suas características particulares e as necessidades mais imediatas.

De modo a atender tais objetivos, desenvolvemos um programa individualizado para que as metas estabelecidas para cada aluno ou aluna sejam atingidas. O processo tem início através de uma entrevista inicial, online. Nela, o mentor procura conhecer seu futuro mentorado e entender suas necessidades, estabelecendo, a partir daí, um roteiro de acompanhamento que leva o(a) estudante a “aprender a estudar” eficientemente, melhorando seu rendimento.

Não se deve confundir nossas atividades com aulas particulares de nenhuma disciplina em especial. Trata-se, isto sim, de um treinamento e de orientações pessoais que procuram aprimorar o desempenho escolar ou acadêmico do aluno ou da aluna (esteja ele ou ela cursando o ensino médio ou superior), aumentando a eficácia nos estudos, obtendo melhor aproveitamento do tempo disponível e, como consequência, notando-se uma significativa elevação nos resultados das provas e exames.

Resumindo, nosso objetivo básico é o de direcionar os estudantes a “aprender a estudar”.

É também importante ressaltar que nosso processo de mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – aonde os principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos estudantes.

Gostou de nossa proposta? Conheça nosso trabalho. Colocamos várias opções para nos contatar.

Escreva-nos, conte-nos suas dúvidas ou solicite o agendamento de uma conversa via Zoom ou aplicativos do gênero. Para tanto, dispomos de um e-mail:

aprendendoaestudar@aol.com

Caso prefira, envie-nos uma mensagem via WhatsApp:

(11) 99317-5812

Assim você conhecerá mais a respeito de nosso trabalho sem qualquer compromisso de sua parte. Consulte-nos ainda hoje para obter mais esclarecimentos. Não perca tempo.

Você estará diante dos melhores meios para solucionar suas dificuldades de aprendizagem, sejam os problemas associados ao ato de estudar em si, em assimilar a matéria ministrada, a obter melhores notas, a estudar mais eficientemente ou uma combinação dentre eles.

Venha “aprender a estudar” conosco. Procure-nos agora mesmo. Estamos te esperando. Até breve!

Prof. Arnaldo

 

Créditos:

Primeira ilustração:  https://www.freepik.com/free-vector/postponed-concept-flat-design_7601841.htm#query=procrastination&position=10&from_view=keyword&track=sph    Image by pikisuperstar on Freepik

 Segunda ilustração:  https://www.freepik.com/free-vector/postponed-concept-flat-design_7601837.htm?query=procrastination#from_view=detail_alsolike    Image by pikisuperstar on Freepik

Terceira ilustração:  Image by  https://www.freepik.com/free-vector/flat-design-postponed-concept-with-man-desktop_10750211.htm#page=3&query=procrastine&position=3&from_view=keyword&track=sph      Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *