“Eu estou confuso, desorientado, indeciso e desestimulado. E também detestaria ter de encarar meu professor!”
Quem nunca passou por uma situação como a que descrevemos acima? De uma forma ou outra,todos nós. A questão a ser discutida é o impacto com que tais acontecimentos nos afetam. Vamos então elaborar nosso cenário!
Você segue sua costumeira rotina escolar ou acadêmica e, tal qual uma chuva de verão que chega sem ser anunciada, de repente (ou assim parece ser), você se sente fora do contexto de uma aula, de toda uma disciplina ou até de várias delas. Começa até mesmo a se questionar se o curso que está seguindo corresponde realmente às suas expectativas originais.
Durante as aulas, por mais que você deseje se manter atento, as palavras dos professores caem no vazio, sem que seja possível coordena-las. As informações, os conceitos, os fatos explanados se esvaem, pois você não é capaz de assimila-los. O tempo passa e você não se sente como os demais, que aparentemente ao menos participam das aulas.
Será que estou no caminho certo? Isto pode ser um sinal indicativo de que não me ajusto a determinado professor, a uma disciplina específica, a todo o curso?
O panorama que acabamos de expor é extremamente comum. Com diferentes nuances e intensidades, todos os estudantes já foram ou serão abordados por situações semelhantes.
Há aqueles que rapidamente de desvencilham destes pensamentos por si só. Outros, com a ajuda de familiares e/ou de pessoas a eles relacionadas, encontram respostas para seus dilemas com base nas orientações provenientes daqueles que conhecem seus perfis, com base no longo tempo de convívio, e neles confiando.
O mais adequado no entanto, ao menos numa primeira instância, seria buscar as opiniões daquele(s) mestre(s) que representa(m), para o aluno, o(s) foco(s) de seu(s) problema(s). Isto porque, com base nestas conversações, haveria a possibilidade de se detectar se ele(s) ocorre(m) devido a atitudes do próprio aluno, do(s) professor(es) ou de ambas as partes, cada qual com seu peso de responsabilidade na condição fragilizada em que o aluno se encontra.
Numa segunda etapa, se necessário, poderia ser agregado o auxílio de profissionais na área psicológica e/ou de apoio educacional.
Curiosamente, o que temos constatado no entanto é a inibição por parte do aluno no sentido de buscar o auxílio e o apoio daqueles que estão o mais próximo possível de seu problema: seus professores. Mais estranho ainda é o motivo pelo qual isto acontece. Normalmente, quanto mais confuso e desorientado ele estiver, mais se afasta de seus mestres, interpondo uma barreira virtual de modo a evitar o contato com aqueles que poderiam fornecer o apoio tão necessário. Esta atitude encontra explicação a partir da premissa de que o aluno se envergonha de sua situação, não querendo se expor ao ridículo ou ser alvo de gracejos ou até de desprezo. Colabora para esta percepção eventuais atitudes negativas por parte de seus colegas: “O que pensarão de mim?”, colocando numa perspectiva exagerada as reações daqueles que pertencem ao seu ambiente escolar ou acadêmico. O aluno normalmente é incapaz de constatar que seu professor, via de regra, é um profissional experiente e maduro, capaz de compreender suas colocações e de demonstrar empatia diante daquilo que o aluno tenta lhe expor, procurando orientá-lo dentro, evidentemente, de suas limitações.
Cabe ressaltar todavia que o termo “via de regra”, atualmente, se mostra parcialmente corroído, pois é cada vez maior o número de professores despreparados para lidar com o aluno. Colaboram para tais deficiências a baixa faixa etária destes docentes, a reduzida vivência educacional, falta de base seja nas disciplinas que lecionam, seja nas técnicas didáticas, dentre outros fatores.
É importante darmos destaque para esta tendência, pois há certa probabilidade de um aluno que apresenta o quadro aqui tratado se deparar com um docente que não dispõe de condições para auxiliá-lo, podendo até mesmo prejudicá-lo, sem que tenha tal intenção.
Cabe ao próprio aluno e a seus familiares, portanto, identificar quem seriam aqueles professores com os quais o aluno poderia buscar apoio. Evitar a interposição do bloqueio comentado e a colocação dos problemas enfrentados pelo aluno na perspectiva correta pode, realmente, ser uma etapa mais difícil, porém não insuperável.
Trabalhamos num processo de mentoria cujo objetivo é o de acompanhar, orientar e dar o apoio necessário para que o aluno aprenda a estudar eficientemente, com a aquisição de bons hábitos, com a aplicação de técnicas de estudo eficientes e especialmente elaboradas para atender às necessidades de cada indivíduo, em função de suas peculiaridades, de suas características próprias. A motivação acaba por ser uma consequência deste processo e o rendimento escolar ou acadêmico são aprimorados. Com a maior eficácia sendo obtida, o aluno se sente mais confiante e o estudo flui com mais naturalidade.
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