“Não se pode fugir à responsabilidade de amanhã escapando dela hoje!”
Abraham Lincoln (1809 – 1865)
A procrastinação, analisada sob diversos prismas, tem sido o tema desta série. Em nosso texto anterior discorremos sobre a questão do receio de falhar – uma das razões pela qual muitos de nós procrastinam.
A raiz do receio de falhar encontra-se na seguinte (falsa) premissa: “Se eu de fato tentar realizar algo arduamente e falhar, isto será pior do que não tentar e, logicamente, não ser bem sucedido”.
Curiosamente, é possível encontrar pessoas que, ao invés de manifestarem o “receio de falhar”, tendem para o lado oposto: “o medo do sucesso”. E este é o tema deste artigo.
- “O receio de ser bem sucedido(a)”
O “medo do sucesso”, ou “o receio de ser bem sucedido(a)” numa dada atividade também representa uma fonte de procrastinação pois, neste caso, o indivíduo se preocupa (ou, mais do que isto, se apavora) com as possíveis consequências de suas realizações, de seus feitos.Não é raro nos depararmos com casos em que a pessoa é bem sucedida numa tarefa porém acredita que, numa próxima ocasião, aqueles que a rodeiam esperarão ainda mais por parte dela, ou seja, as expectativas a respeito do que ela poderia vir a realizar serão maiores. Há também aquelas que estão conscientes de que, ao ter sucesso numa empreitada, tornem-se o foco das atenções por parte dos colegas quando, no íntimo, desejariam permanecer anônimas ou apenas simplesmente atuar “nos bastidores”. Procrastinações associadas ao “medo do sucesso” estão portanto intimamente ligadas a um conflito interno de identidade. Se a sua autoestima estiver fortemente ligada ao seu nível de realizações, você poderia estar sempre se questionando sobre o que deveria ser considerado, em suas ações, um grau de execução “bom o suficiente” para lhe satisfazer. Deste modo, cada sucesso te levaria a um novo patamar de exigências, a um desafio ainda maior.
No entanto, se a sua autoestima estiver vinculada à aceitação por parte de sua família e amigos, o questionamento muda um pouco, porém a essência é a mesma: “O quanto mais você deveria fazer para que as pessoas de seu convívio se sintam satisfeitas consigo?”
Mais uma vez então, cada sucesso leva a um nível de expectativa maior em se tratando de suas ações.Em decorrência destes entraves, pode surgir um sentimento de perda de identidade a ponto de você não mais ser capaz de reivindicar o sucesso como sendo mérito seu. Isto posto, a inação ou a procrastinação encontram seu lugar, tornando-se os meios através dos quais você reage às pressões internas no que concerne ao tentar ser bom ou boa o suficiente.
Apesar de estarmos tratando de considerações genéricas, acreditamos que de uma forma ou de outra o conteúdo aqui tratado poderá ser de grande utilidade aos estudantes. A procrastinação sempre nos atinge. A todos. O importante, no entanto é reconhece-la e bloqueá-la sempre que notarmos que ela possa nos prejudicar, assim como várias outras perturbações e problemas que os alunos e as alunas enfrentam em seu dia-a-dia.
É neste contexto que nós, enquanto mentores, operamos. Podemos lhes ajudar a “aprender a estudar”.
Cada qual possui características próprias, uma individualidade que não pode ser desconsiderada. Em nossas sessões de mentoria isto é levado em consideração. Inicialmente são elaborados processos voltados a nos adaptar às necessidades e particularidades do(a) estudante. Na sequência são desenvolvidas técnicas que fornecem o apoio e os direcionamentos adequados, simultaneamente ao acompanhamento do desempenho de nosso mentorado(a).
Estas ações não envolvem aulas particulares de nenhuma disciplina em especial, Tratam-se de treinamentos e de aconselhamentos pessoais, cujo objetivo é o de melhorar o desempenho escolar ou acadêmico do aluno ou da aluna (esteja ele ou ela cursando o Ensino Médio ou Superior), aumentando a eficácia nos estudos, o adequado aproveitamento do tempo disponível e, consequentemente, a obtenção de maiores notas nas provas e exames.
Isto posto, nosso objetivo básico é o de direcionar os estudantes a “aprender a estudar”.
O processo de mentoria por nós estabelecido atua com êxito também no ensino à distância, através de computadores e smartphones. Neste caso os principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos estudantes.
Desenvolveremos juntos, mentor e mentorado, os processos que melhor se adequem às características particulares de cada estudante. Contate-nos e conversaremos a respeito.
Eis nosso e-mail:
aprendendoaestudar@aol.com
Opcionalmente, caso prefira, segue nosso telefone:
11-99317-5812 (WhatsApp)
Aproveite a oportunidade e não perca tempo! Venha “aprender a estudar” conosco e comece agora mesmo. Estamos te esperando. Até logo mais!
Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.
Créditos:
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Segunda ilustração: https://www.freepik.com/free-vector/stress-concept-illustration_8252024.htm#query=procrastination&position=17&from_view=keyword&track=sph Image by storyset on Freepik
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