“Sempre que leio um livro, sinto que estou lendo uma espécie de mapa, um mapa do tesouro, sendo que o tesouro para o qual estou sendo direcionado é, na realidade, eu mesmo. Porém, cada mapa se mostra incompleto, e eu só posso localizar o tesouro se vier a ler mais e mais livros. Assim, o processo para me encontrar se torna uma tarefa sem fim. Os próprios livros parecem refletir esta ideia. Por esta razão é que o conteúdo dos livros pode ser sumarizado como alguém que está procurando algo.”
Matt Haig, Reasons to Stay Alive
Em nosso artigo anterior comentamos a respeito da existência de técnicas que nos possibilitam ler com mais eficiência e melhor extrair o conteúdo dos livros. Nesta segunda parte propomo-nos a apresentar alguns mitos e verdades a respeito de como melhor aproveitar e absorver a significância de um livro, de refletir a respeito daquilo que lemos, de concluir e de relacionar com conhecimentos anteriores o que está sendo captado na leitura. Vamos acompanhar a seguir seis afirmações a respeito de como ler. Três delas são verdadeiras, três falsas. Seria muito proveitoso que levemos em consideração estes comentários e que os apliquemos na prática, sempre que estivermos diante de um livro.
1) Verdade:
Qualidade de leitura é mais importante que a quantidade. Se você ler apenas um livro por mês, porém apreciando-o e absorvendo-o, terá mais proveito disso comparativamente a alguém que consome superficialmente dezenas de livros no mesmo período sem prestar muita atenção naquilo que lê.
2) Mito:
A leitura dinâmica e eficaz não funciona. Na realidade, não é bem assim. Se for aprendida corretamente, não com o simples objetivo de aumentar a velocidade de leitura, mas sim visando ler com maior eficiência e aproveitamento, torna-se um patrimônio do leitor que lhe trará muitas vantagens! A leitura dinâmica e eficaz consiste em técnicas de alto valor e utilidade!
3) Mito:
Se começar a ler um livro me sinto na obrigação de lê-lo até o final. Nada disso – você pode perfeitamente começar a ler vários livros e terminar apenas alguns deles. Ao se deparar com aqueles que não se sintonizam com o que você esperava, não insista, parta para outras leituras. Mais um detalhe: é muito proveitoso ler trechos de vários livros simultaneamente, como uma atividade partilhada. Experimente no início apenas com dois. Você perceberá que é perfeitamente possível e os temas não se confundem, contanto, evidentemente, que o conteúdo trate de assuntos distintos.
4) Verdade:
O sucesso na leitura de um livro depende, em grande parte, à sua preparação – aquilo que você faz antes de lê-lo (como o encara, suas expectativas, interesse, disponibilidade em usar seu tempo na leitura), importa muito mais do que você pode imaginar. Isto é um fato. Na realidade, não há regras definidas no que tange à escolha do que ler (a menos, claro, que tratem-se de textos escolares ou acadêmicos). Você não é obrigado(a) a ler bestsellers apenas porque determinada obra está em moda. Isto também vale para livros clássicos e àqueles que alguém lhe falou a respeito, a menos que você realmente se interesse por eles. Diga-se de passagem, é muito interessante ler títulos que ninguém de seu círculo está lendo ou já leu. Você passa com isto a adotar critérios próprios sem sofrer influências, evitando “entrar na onda” do que outros fazem e ser de certa forma manipulado(a). O importante é tentar escolher como leitura: a) livros que você consiga dedicar tempo a eles; b) que despertem seu interesse e/ou 3) sejam condizentes com o seu dia-a-dia, refletindo ou tratando de sua situação, problemas e busca de soluções ou alívio.
5) Verdade:
Quanto mais interessante e relevante o livro for considerado pelo leitor, mais seu conteúdo será lembrado no futuro. Para constatar a veracidade desta afirmação, nada melhor do que experimentar! Tente se lembrar de algum livro que já tenha lido e que, de algum modo, o marcou e os motivos para que ele tenha se fixado na memória.
6) Mito:
Não é necessário saber para que estou lendo um livro. Basta lê-lo e me surpreender depois. Não é bem assim. É importante saber o motivo pelo qual o livro está sendo lido. Basta perguntar-se – quais são seus objetivos com a leitura? Pode ser por mero entretenimento, para poder compreender algo ou alguém que lhe seja desconhecido, como ferramenta de trabalho, para melhorar a saúde, adquirir habilidades, abrir um negócio próprio, estudar algo que julga ser importante, auto ajuda e por aí vai. O relevante, resumindo, é que você tenha alguma meta com a leitura, sem que enverede por um caminho que o(a) leve a coletar informações que não venham a ter qualquer utilidade futura.
Você sente dificuldades ao ler um livro? Tenta, mas não consegue? Percebe que a concentração está falhando? E quando aos estudos… Tem notado que não está rendendo? Os sintomas que sente, seja ao experimentar ler um livro, seja para estudar, são semelhantes? Ao procurar se sentar para iniciar uma sessão de estudos parece que está entrando uma câmara de torturas? Se distrai facilmente, pensa em mil e uma coisas e não consegue se concentrar? Tem notado que seu rendimento é baixo?
Eis aqui uma excelente notícia! Nós podemos lhe ajudar! Somos especialistas em se tratando de apoio ao estudante, com o objetivo de melhorar seu desempenho acadêmico, atendendo a alunos do Ensino Médio e Superior. Desenvolvemos programas individuais, ajustados às suas necessidades específicas. Você aprenderá de fato a estudar!
Que tal conhecer um pouco mais sobre nossas atividades? O objetivo é fazer com que o aluno ou a aluna estudem com maior eficiência, que consiga por si só melhor absorver o conteúdo ministrado em aula e que, como consequência, seja bem sucedido(a) nas avaliações.
Através de entrevistas iniciais, com o objetivo de conhecer o aluno ou a aluna, bem como suas características e necessidades individuais, propomo-nos, enquanto mentores, a elaborar uma metodologia específica para o atendimento de suas particularidades, desenvolvendo técnicas de estudo voltadas para o(a) estudante, cujos resultados são por nós acompanhados e realinhados se necessário for.
Não se tratam de aulas particulares de nenhuma disciplina em especial, e sim de ensinar o aluno ou a aluna a estudar com eficácia, com melhor rendimento.
Nosso processo de mentoria atua com êxito também no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – modalidade esta cujos principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte do aluno.
Colocamo-nos ao vosso inteiro dispor para contatar-nos. Escreva-nos, relatando suas dúvidas e solicitando o agendamento de uma conversa via Skype, Zoom ou aplicativos semelhantes.
“Aprendendo a Estudar” – é um conceito, uma forma de pensar e de agir através de ferramentas voltadas às necessidades de cada caso em particular.
Contate-nos! Não perca tempo! Envie-nos ainda hoje um e-mail:
aprendendoaestudar@aol.com
Caso seja de sua preferência, nosso telefone é:
11-99317-5812 (via WhatsApp)
Venha, venha conosco “aprender a estudar”!
Estamos no seu aguardo! Até logo mais!
Créditos referentes às figuras contidas neste artigo:
Primeira ilustração: https://www.flaticon.com/authors/catkuro
Segunda ilustração: https://www.flaticon.com/authors/smashicons
Terceira ilustração: https://www.flaticon.com/authors/freepik