Como você aproveita aquilo que lê? – parte III

“Se eu fosse médico, prescreveria livros. São tão poderosos como os medicamentos…”

Shane Parris

 

Há um truque muito interessante para que uma pessoa consiga se recordar daquilo que lê. Este truque consiste na aplicação de alguns procedimentos, não necessariamente usando-os todos simultaneamente, porém, quanto mais melhor.

Vamos apresentar, neste artigo, dois deles:

1) Fazer e abusar das anotações.

A ideia por detrás da realização de anotações consiste em facilitar a reflexão e a integração mental daquilo que você lê com o que já conhece. Não há regras básicas a serem seguidas. O processo é pessoal. Cada um cria suas próprias técnicas, testa-as e as mantém ou as modificam conforme melhor se adaptarem a elas. O importante é anotar!

Como exemplos, há aqueles que utilizam cartões ou fichas (como aquelas indicadas na figura abaixo) ou pequenos cadernos aonde as anotações são organizadas (por livro) e acumuladas.

Fichas 3″ x 5″ 

Aquelas pessoas mais envolvidas com a tecnologia podem preferir anotações digitadas em computadores, “tablets” ou “smartphones”. O importante é sempre adotar a seguinte premissa: anotar regularmente e sempre, mesmo nas situações as mais evidentes possíveis onde, numa primeira impressão, as anotações sejam dispensáveis.

Mas o que seria de fato importante a ser anotado? Por exemplo, pequenos resumos de cada capítulo lido, transcrição de frases ou partes que lhe aparentam ser relevantes.

De imediato, entretanto, surge uma dúvida: quais seriam os critérios para definir o que seria importante registrar? A resposta é simples e direta: imagine que uma pessoa lhe peça para explicar a ela o que você está lendo. Este indivíduo não conhece o assunto, não tem ideia do que seja, porém você precisa lhe explicar. Como isto seria feito por escrito? Esta é a essência!

Pense um pouco a respeito, experimente executar este processo e analise os resultados por si só. Realmente, vale a pena tentar!

Enquanto você lê um texto, uma outra boa sugestão seria escrever suas anotações ao final do capítulo. Isto lhe ajuda a sintetizar o que foi lido, com suas próprias palavras. Quando for retomar a leitura, basta repassar seus últimos comentários para se situar novamente no tema.

2) Permanecer focado.

Assuma um compromisso. Durante o tempo em que você estiver lendo, permaneça executando esta atividade e nada mais. Abstenha-se de checar o celular, o WhatsApp ou seu Instagram. Para compreender e conseguir absorver o conteúdo de um livro é necessário manter o foco (principalmente se o conteúdo não for fácil…). Não se esqueça: estamos em busca da “leitura ativa”. Ela necessita de foco e de envolvimento com o tema do livro.

Em um mundo anterior à Internet, pré-celular e dos recentes avanços tecnológicos, verdade é que o engajamento das pessoas com a leitura era mais natural e eficiente. Evidentemente, não devemos deixar a tecnologia de lado, porém é válido resgatarmos um pouco da habilidade de leitura de tempos passados, pois uma das consequências de todo o aparelhamento eletrônico e computacional que dispomos atualmente é a de nos tornarmos leitores superficiais e consumidores de informações diluídas e rápidas. Atenção! Não deixe se envolver por esta deterioração. Conviva com os novos recursos tecnológicos porém não descuide de treinar as habilidades de leitura. Faça, desenvolva suas próprias associações, inferências e analogias.

Se o conteúdo de um livro lhe parecer difícil, desafiador ou por demais denso, experimente ler apenas algumas folhas por dia. Uma dedicação exclusiva e limitada a poucas páginas pode ajudar a superar as dificuldades. Não desista e busque auxílio se necessário, porém restrinja-se realmente a compreender o conteúdo destes trechos e pense nesta tarefa como sendo um meio para desenvolver suas ferramentas de compreensão e análise daquilo que você lê.

Provavelmente você, quando criança, assim como eu e muitos e muitos outros aprendemos a tratar os livros como objetos quase que sagrados, o que implicava em não dobrar as pontas das folhas, manuseá-los e guarda-los com cuidado, sem suja-los e por aí vai. Escrever nos livros? Nem pensar! Claro é que não há razão para estragarmos nossos livros. Porém, criar anotações nas bordas ou ao final dos capítulos (normalmente empregando um lápis), além de personalizar a obra, nos auxilia, conforme já foi dito, em se tratando de registrar nossas considerações a respeito do texto. É útil também para nos mantermos focados, pois a escrita exige concentração.

Ações que nos ajudam a sustentar o foco na leitura incluem, além de escrever nas margens dos livros (quanto mais escrevermos, mais ativa ficará a mente durante a leitura), sublinhar passagens, buscar comentários semelhantes e junta-los através de linhas de chamada e setas, desenvolver e anotar suas próprias considerações e associações, etc..

Você notará que a primeira vez em que tentar escrever em um livro, a sensação será de culpa e de arrependimento. Porém, a médio prazo, estes sentimentos darão lugar à percepção de que o livro está sendo bem aproveitado, e não será tratado como mais um em sua estante.

Treinar a leitura, utilizando como apoio não apenas as técnicas sugeridas nesta série de artigos como também outras, com elevado desempenho e resultados visíveis se forem modeladas e adaptadas de acordo com a necessidade de cada pessoa, em função de suas características, consiste em um excelente exercício para desenvolver o que costumamos denominar de “aprender a estudar”. Neste contexto porém é importante frisar que o bom aproveitamento da leitura consiste em apenas uma das facetas associadas ao “aprender a estudar”! No entanto, há muitos outros aspectos vinculados ao “como estudar” que merecem ser considerados, assimilados e aplicados. Diga-se de passagem, esta é exatamente nossa especialidade! Dispomos de um serviço de mentoria especialmente voltado a estas questões.

Dedicamo-nos a suprir necessidades que, com certeza, não apenas os estudantes como também seus pais e familiares devem perceber, porém não encontram meios para atende-las. Trata-se de ensinar os alunos e as alunas a, de fato, “aprender a estudar”.

É sabido que raríssimos são os casos de estudantes que aproveitam ao máximo o que lhes é ensinado em sala de aula e revisto em casa. Na esmagadora maioria dos casos, o rendimento é baixo, os alunos e as alunas dificilmente saem de uma aula com a sensação de terem realmente aproveitado a matéria lecionada, as tarefas de casa não são executadas com a dedicação e o esmero necessários (normalmente devido ao desânimo associado à percepção de baixo aproveitamento), os estudos no lar não rendem e, consequentemente, as avaliações resultam em baixas notas.

É possível sair deste círculo vicioso. Nossas atividades consistem em ajudar o alunado a “aprender a estudar”. Não se tratam de aulas particulares de nenhuma disciplina específica, mas sim de uma análise prévia das características do(a) estudante, procurando com isto elaborar uma metodologia envolvendo técnicas de aprendizagem especialmente projetadas e montadas de modo a atender às suas necessidades. Através de sessões de mentoria, o(a) aluno(a) se envolve com estas técnicas, testando-as e aplicando-as no seu dia-a-dia como estudante.

O mentor acompanha o desenvolvimento de seu mentorado ou de sua mentorada e efetua ajustes e correções no processo sempre que necessário. Com isto, o(a) mentorado(a) constata que as aulas são melhor aproveitadas, o estudo em casa apresenta mais eficiência, o que leva, em decorrência, aos elevados resultados nas avaliações o que, por sua vez, incentiva o(a) estudante a se aprimorar ainda mais.

Nossas atividades se concentram no atendimento ao público discente do Ensino Médio bem como do Superior (alunos e alunas de Faculdades e Universidades de todas as áreas).

Conheça nosso trabalho. Consulte-nos para mais informações. Venha “aprender a estudar” conosco e constate os resultados.

Deixamos a seguir um contato via WhatsApp e um e-mail caso queira nos escrever solicitando mais informações.

(11)99317-5812 (WhatsApp)

e-mail: aprendendoaestudar@aol.com

Estamos te aguardando. Procure-nos ainda hoje para obter mais esclarecimentos. Até breve!

 

Créditos referentes às figuras contidas neste artigo:

Segunda ilustração: https://www.flaticon.com/authors/itim2101

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