Percepções acerca do ambiente escolar, acadêmico e dos estudos (parte IX)

“Perdi algumas aulas? Isto não é problema! É só copiar a matéria do caderno de meus colegas de classe!”

Um procedimento muito comum entre os alunos consiste na utilização de anotações de colegas como substitutas daquelas que deveriam estar sendo elaboradas pelo próprio estudante. Os motivos são os mais variados possíveis, desde a simples e pura preguiça em registrar suas próprias notas de aula, passando pela busca das anotações de outros devido a ausências, a sensação de não poder absorver o conteúdo enquanto os registros no caderno estiverem sendo executados, o desinteresse em assistir às aulas apesar de permanecer fisicamente na sala, a sonolência, e por aí vai.

Seja qual for o motivo, um fato que deve ficar bem claro é que nada substitui suas próprias anotações (contanto, é claro, que sejam feitas com coerência, e não de modo desleixado e desorganizado).

Um outro aspecto importante, dentro deste contexto, consiste na tomada de notas por parte do aluno, sem que haja confiança naquilo que foi registrado, preferindo apoiar-se nas anotações de colegas em detrimento das suas. Tais ocorrências são extremamente comuns, apesar de não nos darmos conta do prejuízo acarretado ao aluno que não cria, bem como aquele que não emprega suas próprias notas de aula.

Independentemente da qualidade das anotações (verdade é que o ideal seria desenvolver notas de aula organizadas, lógicas e que contenham a essência da matéria ministrada), o simples fato de escrever o que está sendo dito pelo professor auxilia em muito na retenção do conteúdo.

Não se trata de copiar tudo aquilo que está sendo dito pelo professor e escrito em uma lousa, e sim em perceber o que é mais relevante e que sirva de âncora, de apoio para todo um conteúdo, anotando justamente a essência daquilo que é posto em aula.

Há ocasiões em que a cópia fiel de conteúdos registrados em lousa é importante, porém não é a regra. Há casos também, em que citações verbalizadas pelo professor devam ser anotadas assim como foram apresentadas. O discernimento daquilo que parece ser de fato relevante é um dos aspectos, por parte do aluno, que indicam o real aproveitamento da aula, tal qual um elemento catalisador que permite agrupar os tópicos apresentados.

Por outro lado, a cópia mecânica, seja do conteúdo da lousa, seja daquilo que o professor expõe, sem que sejam filtrados pontos que poderiam ser postos de lado, não trará benefício ao aluno que, ao reler o que anotou, dificilmente será capaz de identificar as partes mais relevantes das secundárias, pois esta percepção se perdeu durante o processo de “cópia automatizada”.

O que fazer no entanto quando, seja por doença ou por algum impedimento o aluno deixa de comparecer à aula? Como obter as anotações? Como poderia recuperar o conteúdo perdido com o mínimo de prejuízo para si?

Nestes casos, a solução reside em duas etapas:

  1. Coletar as informações anotadas por, digamos, cerca de três colegas de confiança, pessoas sabidamente responsáveis e com histórico de bom desempenho, analisando-as cuidadosamente e delas extraindo os conceitos comuns às três ou mais fontes, acompanhadas de comentários e complementos que lhe parecerem relevantes. Em outros termos, criar suas próprias anotações a partir de outras. Seria interessante também manter uma cópia das anotações destes colegas confiáveis para eventuais consultas futuras, porém, repetindo: não descuidando de gerar suas próprias notas de aula, mesmo não a tendo assistido.
  2. Procurar seu professor, mostrar-lhe suas notas de aula criadas a partir de informações de colegas e esclarecer eventuais dúvidas. Com certeza o professor, ao perceber que houve interesse de sua parte em recriar as anotações a partir de uma aula à qual você não compareceu por motivos de força maior, lhe dará o apoio necessário para que seu prejuízo seja minimizado.

Estas recomendações são muito importantes. Siga-as sempre que se deparar com situações tais como as aqui citadas e poderá constatar seus benefícios. Uma outra sugestão que gostaríamos de comentar consiste na aplicação de técnicas que lhe tragam maior aproveitamento e um melhor rendimento de seu tempo dedicado aos estudos.

Nosso trabalho se centraliza em desenvolver técnicas de estudo especialmente dimensionadas e moldadas em função das necessidades, das características e peculiaridades de cada indivíduo em particular. Consiste em um processo de mentoria através do qual um profissional na área educacional o acompanhará em se tratando da análise de seus problemas de estudo e o orientará em função daquilo que você efetivamente necessita para ultrapassar seus impedimentos, extraindo o máximo possível em se tratando de absorver e reter o conteúdo ministrado em aula, melhorando consequentemente sua aprendizagem e, como decorrência, os resultados de suas avaliações.

Nossa proposta é voltada ao “aprender a estudar”. Não se tratam de aulas particulares de nenhuma disciplina. O que lhe propomos, repetindo, é a adoção de técnicas de estudo que serão adaptadas às suas particularidades.

Conheça nosso trabalho. Contate-nos e esclareça suas dúvidas. Nosso telefone é:

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