Mais algumas dicas interessantes e úteis para todo estudante.

“Não estou dizendo que vai ser fácil, estou dizendo que vai valer a pena.

Arthur L. “Art” Williams Jr. , executivo de seguros americano (1942 – )  

 

Nesta oportunidade comentaremos a respeito de cinco recomendações que são válidas em qualquer circunstância, para todos os estudantes. Que tal pensar a respeito delas e tentar aproveitá-las sempre que surgir uma oportunidade para isto? Você só tem a ganhar com elas!

  • Primeira dica: Evite fazer suposições.

Uma tendência que todos nós temos, em maior ou menor grau, e a de pressupor que sabemos o que alguém que apresenta um conceito, uma teoria, uma aula ou mesmo desenvolve uma mera conversa, pensa ou até mesmo quais são as suas motivações. Podemos na verdade ter uma mera ideia ou sugestão a respeito, porém nunca devemos assumi-las como válidas até que tenhamos obtido uma quantidade de informações adequada para nos assegurarmos a respeito da consistência de nossas opiniões. Sempre que perceber que está diante de algo importante, pergunte, analise, junte as pontas soltas e identifique aquilo que você precisa saber, deixando de lado meras suposições. O “achômetro” não funciona!

  • Segunda dica: Procure aprender o que necessita saber de várias formas, empregando diferentes métodos.

Em vários de nossos artigos anteriores comentamos que há pessoas que aprendem melhor ouvindo, outras ao visualizarem uma lousa ou o professor, além daqueles que fixam melhor o que está sendo apresentado através de anotações. No entanto, da próxima vez que estiver aprendendo algo inédito, procure empregar inicialmente o método com o qual você está mais habituado. No momento em que surgir alguma dificuldade ou uma dúvida, procure mudar a forma. Se a sua tendência for a aprendizagem visual, mude para a auditiva ou a cinestésica (que envolve movimentos, dentre os quais, a escrita). Através destes desvios nas técnicas, estabelece-se uma boa chance de você passar pelos impedimentos que eventualmente surjam. Não se esqueça também de buscar outras fontes de informação – Youtube, Wikipédia e livros disponíveis na Internet relacionados ao tema que você deve estudar.

  • Terceira dica: Procure ser autossuficiente, além de estabelecer suas prioridades. Vá além daquilo que os outros lhe oferecem.

Perceba que os conteúdos do Ensino Fundamental, Médio e até mesmo o Superior são limitados. Nem tudo o que você precisa saber lhe é apresentado. Cabe a você adquirir as condições necessárias para que consiga se desenvolver por si só os temas que lhe são ensinados, de acordo com seu interesse e necessidade. Encare a Escola ou Faculdade como exercícios para que você adquira a capacidade de estudar por conta própria sempre que desejar ou precisar. Você deve decidir o que é importante em um dado momento. A passividade deve ser deixada de lado. Não se fixe nas banalidades. Seja curioso(a) e desenvolva a real intenção de aprender, sem que outros lhe imponham o que deve ou não aprender. Porém, muita atenção: não se exalte nestas considerações a ponto de abandonar seus estudos formais. Não é esta a ideia e nem a intenção. Eles são extremamente importantes para seu desenvolvimento e não invalidam seus exercícios de autossuficiência, muito pelo contrário! Atue paralelamente – de um lado, seguindo os estudos formais e, de outro, buscando novos conhecimentos a seu critério. Nem só um, nem só outro.

  • Quarta dica: Procure ponderar por si só o que é mais e o que é menos importante para você, numa dada situação.

Note que, seja na Escola ou na Faculdade ou Universidade, a maior parte daquilo que você aprende é resultado de uma massa de informações que lhe é apresentada e cobrada em testes ou provas. Cabe a você reproduzir nestas avaliações o que lhe foi ensinado. Em princípio, todas estas informações possuem um mesmo peso, sem que sejam descritas prioridades. Ninguém lhe definirá quais são as mais e as menos relevantes. Acontece que, na prática, isto não funciona. No seu dia-a-dia, diante de novas informações às quais você tem acesso, fora do ambiente escolar ou acadêmico, você mesmo(a) é quem deve estabelecer critérios para identificar o que  deve ser colocado em primeiro, segundo ou em último lugar.

  • Quinta dica:  Experimente ler alguns livros clássicos!

Quando você encontra uma expressão como esta – “livros clássicos” – muito provavelmente imagina estar tirando de uma estante um livro empoeirado, cheio de traças, amarelado pelo tempo e cheirando mal. Não é nada disso. Livros clássicos podem ser, em sua maioria, baixados facilmente da Internet por se tratarem de obras em domínio público. Por que estamos sugerindo para lê-los, ao menos alguns, tais como “Ilíada” e “Odisséia”, de Homero, “A Origem das Espécies” de Darwin ou “A Riqueza das Nações” de Adam Smith? A ideia, aqui, seria a de ter acesso e apreciar obras originais, de uma época muito anterior à nossa, de modo a perceber que quando lemos algo atual, muitas vezes trata-se de material que, de um modo ou outro, foi baseado em literatura mais antiga, e que você possui todas as condições para buscar as fontes originais, se necessário for, quando julgar que obras mais recentes lhe parecerem manipuladas ou tendenciosas. O material original lhe fornecerá uma base mais sólida no sentido de lhe proporcionar bases justificadas para aprovar ou questionar, se for o caso, a qualidade daquilo que autores contemporâneos lhe apresentam.

Você já deve ter percebido que vivenciar o Ensino Médio ou mesmo o Superior, não é tarefa fácil. No entanto,é bom saber que é possível encontrar quem lhe ouça e oriente  nestas fases. O que você não deve fazer é perder tempo procurando auxílio com quem não possui experiência nesta área.

No entanto, nós, enquanto mentores, com toda a certeza e segurança poderemos ajudar você a “aprender a estudar”, e também fornecer orientações que lhe ajudarão a se adaptar nas diversas etapas de sua vida estudantil.

Do mesmo modo como neste artigo, podemos descrever procedimentos básicos, que valem para quase todos os estudantes. Todavia, não é possível ignorar as características de individualidade dos alunos e das alunas. E é exatamente neste contexto que nosso trabalho se encaixa.

A propósito, saiba que os estudantes já podem se preparar aos poucos através de nossa mentoria, desde o Ensino Médio!

Através das sessões de mentoria, buscaremos compreender as necessidades e as particularidades de cada estudante para, a partir daí, dar-lhe o apoio e direcionamento adequados, juntamente com um acompanhamento do desempenho de nosso mentorado(a).

As atividades a serem propostas não consistem em aulas particulares de nenhuma disciplina em especial. Trata-se de um processo de treinamento e de aconselhamento individuais, que procura melhorar o desempenho escolar ou acadêmico do aluno ou da aluna (esteja ele ou ela ainda cursando o Ensino Médio ou já o Superior), aumentando a eficácia nos estudos, o melhor aproveitamento do tempo disponível e chegando, como conseqüência, à obtenção de boas notas nos resultados das provas e exames.

Resumindo, nosso objetivo básico é o de direcionar os estudantes a “aprender a estudar”.

Nosso processo de mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – casos em que os principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos alunos e alunas.

Desenvolveremos conjuntamente as ferramentas que melhor se adequem às características pessoais de cada indivíduo. Contate-nos e falaremos a respeito disso. Poderemos agendar uma conversa através da plataforma “Zoom” ou equivalentes.

Nosso e-mail é:

aprendendoaestudar@aol.com

Caso prefira, segue nosso telefone:

11-99317-5812 (WhatsApp)

Não perca seu precioso tempo! Venha “aprender a estudar” conosco e comece agora mesmo.

Estamos no seu aguardo. Venha!

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

 

Créditos:

Primeira ilustração:  https://www.flaticon.com/br/icones-gratis/propriedade-intelectual title= “propriedade intelectual ícones”   Propriedade intelectual ícones criados por Eucalyp – Flaticon

Segunda ilustração: https://www.flaticon.com/free-icons/intellectual-property title= “intellectual property icons”   Intellectual property icons created by Freepik – Flaticon

Terceira ilustração:  https://www.flaticon.com/free-icons/strategy   title=”strategy icons”  Strategy icons created by Freepik – Flaticon

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