Todo mundo está constantemente tentando te vender algo!

“Não basta ser apenas um consumidor, é preciso ser um consumidor consciente, senão não há diferença entre um consumidor e um escravo.”

Abhijit Naskar – Neurocientista (1991-   ), em “O Testamento da Paz”

É verdade que vivemos em uma era em que somos constantemente bombardeados por ofertas e propagandas de todos os tipos. Desde anúncios nas redes sociais até comerciais na televisão, parece que não há escapatória da constante tentativa de vender algo. Em se tratando de vendas, não estamos necessariamente envolvendo apenas produtos ou serviços. Incluem-se aqui a “venda”  (entenda-se aceitação ou indução) de ideias, filiação formal ou não a partidos políticos, crenças, conceitos religiosos, comportamentos, moda, e por aí vai…

Empresas e marcas competem ferozmente pela nossa atenção e pelo nosso dinheiro, utilizando estratégias cada vez mais sofisticadas de marketing para nos convencer de que precisamos de seus produtos ou serviços. Eles jogam com nossos desejos, necessidades e emoções, muitas vezes criando uma sensação de urgência ou escassez para nos motivar a comprar.

No entanto, é importante lembrar que nem todas as ofertas são necessariamente ruins. Muitas vezes, as empresas oferecem produtos e serviços que podem melhorar nossas vidas de várias maneiras. O desafio está em filtrar as informações e tomar decisões informadas sobre o que realmente precisamos e valorizamos.

Nesse ambiente saturado de publicidade, é fundamental desenvolver um senso crítico e aprender a discernir entre o que é genuinamente útil e o que é apenas uma tática de marketing. Além disso, é importante lembrar que somos mais do que simples consumidores; somos seres humanos com valores, interesses e aspirações que vão além do que nos é oferecido nas prateleiras das lojas.

Portanto, enquanto todos estão tentando nos vender algo, cabe a nós manter nossa autonomia e tomar decisões conscientes que estejam alinhadas com nossas necessidades e valores pessoais.

É interessante notar que muitas das características que são desenvolvidas em princípio visando o maior rendimento, aproveitamento e eficácia nos estudos, também se tornam valiosas ferramentas em se tratando de nos capacitar a estabelecer critérios e filtros no âmbito da intensa publicidade que nos bombardeia incessantemente.

Dentre estas ferramentas, que todo estudante preocupado em fazer com que suas sessões de estudo sejam proveitosas, e que também se mostram úteis no sentido de aprimorar o discernimento no que toca à pressão a que somos submetidos em se tratando de aquisições, destacamos:

  1. O desenvolvimento de pensamento crítico: Saber estudar de forma planejada e organizada também nos permite, como sub produto, analisar informações de forma crítica e a questionar a validade das mensagens de vendas, sendo possível, além disso, discernir entre afirmações legítimas e as tentativas de manipulação.
  2. Compreender estratégias: Saber sistematizar estrategicamente o processo de estudo, dispondo de uma visão global a respeito daquilo que devemos assimilar, é uma ferramenta que também pode ser aplicada para nos fornecer insights valiosos sobre como as empresas tentam nos influenciar. Ao entender as estratégias por trás das mensagens de vendas, podemos ser mais conscientes de quando estamos sendo alvo de táticas persuasivas.
  3. Fortalecimento da autoconfiança: A rotina de estudo eficaz pode aumentar nossa autoconfiança e autoestima, o que nos torna menos suscetíveis a pressões externas. Quando estamos confiantes em nossas próprias escolhas e valores, somos mais capazes de resistir a influências externas indesejadas.
  4. Tomada de decisão informada: Saber estudar com critérios bem definidos nos capacita com conhecimento e informações que nos permitem tomar decisões bem analisadas sobre nossas compras. Ao entender as características e benefícios dos produtos ou serviços que estamos considerando, podemos fazer escolhas que atendam verdadeiramente às nossas necessidades e preferências.
  5. Habilidades de comunicação: Ao nos acostumarmos a levar nossas dúvidas e questionamentos aos nossos professores, de modo direto e sucinto, estamos indiretamente nos treinando a lidar melhor com situações de vendas quando assumimos o papel de comprador em potencial. Podemos aprender a expressar nossas preocupações, fazer perguntas pertinentes e estabelecer limites claros, o que nos permite resistir a pressões de vendas indesejadas.

Em resumo, o conhecimento e a aplicação consciente de técnicas de estudo pode nos capacitar de várias maneiras a navegar pelo mundo das vendas e do consumo de forma mais consciente e segura. Ao cultivar pensamento crítico, estratégias, autoconfiança, tomada de decisão informada e habilidades de comunicação, podemos nos proteger melhor das tentativas de venda e fazer escolhas que realmente refletem nossos interesses e valores.

Nosso trabalho está fundamentado no auxílio a todos aqueles alunos e alunas que possuem dificuldades nos estudos,  desde o ponto de entrada numa sala de aula para acompanhar as explanações de seus professores até o momento em que são submetidos às avaliações, passando pelo processo de tomar notas durante a aula, de se concentrar ao longo dela, de expor suas dúvidas, de rever a matéria em suas casas, de realizar trabalhos e exercícios e todas as demais ações típicas do ambiente estudantil, estejam eles(as) cursando o Ensino Médio ou o Superior. A questão da procrastinação, em todos os seus aspectos, também é observada, sendo proporcionadas todas as condições para que os estudantes a vençam. Incluímos também treinamentos de leitura dinâmica e eficaz, ferramenta importantíssima no âmbito escolar e acadêmico.

Através de entrevistas iniciais, com o objetivo de conhecer o(a) estudante e seus problemas específicos, bem como suas características e necessidades individuais, propomo-nos, enquanto mentores, a elaborar uma metodologia específica para o atendimento de suas particularidades, desenvolvendo técnicas de estudo voltadas para este(a) aluno(a), cujos resultados são por nós acompanhados e reajustados se necessário for.

Em suma, nosso propósito é o de direcionar o aluno ou a aluna a “aprender a estudar”. Não se tratam de aulas particulares de nenhuma disciplina em especial – mas sim, de desenvolver todo um processo direcionado àquilo que o(a) estudante (o mentorado) efetivamente necessita – um acompanhamento pessoal visando melhorar a sua absorção do conteúdo ministrado, aprimorar seus estudos em casa com maior rendimento e eficácia e, como consequência direta, obter maior aproveitamento escolar ou acadêmico, conforme o caso.

Diga-se de passagem, nossa mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – modalidade esta cujos principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte do(a) aluno(a).

Conheça nosso trabalho. Colocamo-nos ao vosso inteiro dispor para nos contatar. Escreva-nos, relatando suas dúvidas e solicitando o agendamento de uma conversa via SkypeZoom ou aplicativos semelhantes. Para tanto, dispomos de um e-mail:

aprendendoaestudar@aol.com

Se preferir, ligue-nos ou envie uma mensagem via WhatsApp:

(11) 99317-5812

Procure-nos hoje mesmo e teremos o máximo prazer em expor o que temos a oferecer. Não perca tempo. Você estará diante dos melhores meios para solucionar seus problemas de aprendizagem – a dificuldade em estudar, em absorver a matéria ministrada, a obter melhores notas e a estudar mais eficientemente.

Venha “aprender a estudar” conosco. Estamos te esperando. Até breve!

 

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

 

Créditos:

Primeira ilustração: https://www.freepik.com/icon/buyer_1924759  Icon by Eucalyp.

Segunda ilustração: Imagem de https://br.freepik.com/vetores-gratis/colecao-de-pessoas-com-comida_7133473.htm#page=36&query=shopping%20icon&position=3&from_view=keyword&track=ais&uuid=c299f50e-2193-4190-b3ba-b65453719fe9   Freepik.

Terceira ilustração: Imagem de https://br.freepik.com/vetores-gratis/conceito-de-e-commerce-desenhado-a-mao-e-colorido_1230787.htm#page=36&query=shopping%20icon&position=29&from_view=keyword&track=ais&uuid=c299f50e-2193-4190-b3ba-b65453719fe9    Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *