Começando pelo começo… Vamos traçar nossos objetivos!

Tudo começa pelo início. E, para isso, torna-se necessária a caracterização de nossos objetivos. Obviamente, a finalidade de os definirmos consiste em termos bem claro aonde deveremos chegar. Se pudermos definir isto e, efetivamente chegarmos lá, seremos capazes de afirmar com toda segurança que nossos objetivos foram de fato atingidos. Podemos também dizer que, se soubermos com precisão, detalhadamente, os passos a serem tomados, quando estamos cientes daquilo que devemos realizar, mas também e, principalmente, soubermos como faze-lo, o alcance dos objetivos se torna uma tarefa trivial.

Uma ação muito comum e que deve ser evitada consiste em nos espelharmos em alguém, procurando adotar seus objetivos como se fossem os nossos. Trata-se de um erro primário. Cada um possui suas particularidades, o que funciona para um não necessariamente será benéfico para outrém. Importar objetivos de seus colegas não é aquilo que chamaríamos de uma boa pedida.

Procure sempre estabelecer seus próprios objetivos. Parece ser o óbvio, porém não é o que acontece. Um fato muito comum, muitas vezes até inconsciente, consiste em assimilar, imitar, copiar, ser induzido pelos objetivos de quem o rodeia. Isto não significa que não podemos conhece-los, entende-los e até utilizarmos, adaptarmos parte deles. O importante é estarmos conscientes disto e agirmos de modo racional. Questionar sempre. Lembrar-se que os seus objetivos são únicos, pessoais e intransferíveis.

Todas estas considerações são de caráter geral. Valem para todos os aspectos de sua vida. Estes nossos artigos, no entanto, são voltados especificamente para o seu desenvolvimento em se tratando do “como estudar eficientemente e obter bons resultados”. Vamos então comentar e orienta-lo a respeito dos objetivos que podem ser alcançados neste âmbito.

É fato que o alcance de certos objetivos não necessariamente estão ligados à necessidade de se cursar uma faculdade, uma universidade, uma pós graduação. No entanto, é importante atentarmos para a seguinte situação: se, por algum motivo, você se sente descontente em demasia com a escola que você está cursando, seja ela qual for, até mesmo num nível pré-universitário, talvez seu envolvimento com ela esteja sendo levado, tratado, e até mesmo vivido de modo inadequado, inapropriado. Isto significa que suas técnicas, estratégias, seus métodos de estudo devem necessariamente ser modificados. O mesmo é válido para a sua forma de assistir às aulas, como você registra os comentários de seus professores: como você os vê, como os ouve e como anota as informações. O pós-aula também não pode ser deixado de lado: como você processa o que foi ensinado quando está em casa. As sessões de estudo, as revisões, a execução dos trabalhos solicitados, exercícios, enfim – tudo aquilo que está ligado ao processo de ensino e aprendizagem.

Podemos lhe ajudar neste processo. Nossa especialidade consiste em empregar a mentoria na área educacional, auxiliando os estudantes a “aprender a estudar”.

Escreva-nos! Não perca tempo! Nosso e-mail é:

aprendendoaestudar@aol.com

Caso seja de sua preferência, segue nosso telefone:

11-99317-5812 (WhatsApp)

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *