Mentor, mentoria e mentorado: mais conceitos que você precisa conhecer!

Em nosso último artigo desenvolvemos algumas considerações básicas a respeito de mentor e mentorado. Vamos agora aprofundar um pouco estes conceitos e mostrar como podem ser aplicados na área de educação, particularmente no âmbito de “aprender a estudar”.

De início, vejamos o que significa mentoria (em inglês,  mentoring). Mentoria se refere ao processo no qual um indivíduo com certas qualificações é capaz de dar conselhos, ajudar e orientar, de iniciar uma pessoa com base em sua experiência pessoal.

Este indivíduo é denominado de mentor.  O mentor trabalha com seu cliente (a pessoa que está sendo orientada, o mentorado), em um estilo de coaching que permite o mentorado a desenvolver suas próprias habilidades de acordo com seus talentos e interesses naturais ao invés de reproduzirem a abordagem do mentor.

Acabamos de citar o termo coachingCoaching é um termo em inglês que caracteriza uma parceria criativa entre duas pessoas, um relacionamento criativo e colaborativo de tal modo que permite induzir a um novo pensamento, acarretando mudanças crescentes e,  o mais importante: contínuas.

Trata-se de um processo sistemático colaborativo, focado na solução, orientado para resultados específicos, onde procura-se facilitar o aumento do desempenho de trabalho, da experiência de vida, do aprendizado auto-direcionado e do crescimento profissional do cliente. No ambiente de coaching desenvolve-se um processo criativo e provocador de pensamentos que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional.

É importante notar as diferenças entre coaching e mentoria. No caso do coaching, o profissional conduz o indivíduo que está sendo assessorado, desenvolvendo suas capacidades, habilidades e potencialidades, estabelecendo-se um processo evolutivo rumo ao atingimento de metas e objetivos, com prazos pré-estabelecidos.

Podemos, grosso modo, caracterizar a mentoria como um subproduto do coaching. Um caso particular. Na mentoria encontramos uma orientação. O profissional, com perfil “senior” e experiente, orienta os seus pupilos, em geral, jovens. Fornece instruções personalizadas, visando seu aprefeiçoamento numa determinada área, por exemplo, no processo de “aprender a estudar”. Aqui não se estabelecem prazos. A evolução procede de acordo com o relacionamento entre mentor e mentorado.

O termo “mentor” provém  da história grega. Conta-se que Mentor era um amigo e conselheiro de Telêmaco, que  o auxiliava, lhe dava orientações e suporte enquanto seu pai se encontrava combatendo na guerra de Tróia. Desde então, o termo “mentor”passou a estar associado a uma pessoa que transmite e compartilha sua sabedoria, experiência e fornece auxílio, apoio e informações relevantes a outrem. O mentor auxilia na análise dos efeitos e as causas das situações nas quais seu mentorado se envolveu.

Resumindo, o processo de mentoria requer contato e envolvimento. Envolve participar, compartilhar, discutir experiências pessoais com o objetivo de orientar o mentorado na busca de soluções para seus problemas. O  mentor inspira, influencia, é ético, confiável, sugere aonde e como melhorar, fornece feedback, é enfático. Se torna um referencial para o mentorado. O processo de relacionamento entre mentor e mentorado consiste, portanto, na mentoria.

Nossa especialidade consiste em aplicar a mentoria na área educacional, auxiliando os estudantes a “aprender a estudar”.

Contate-nos para obter mais esclarecimentos. Nosso telefone é:

11-99317-5812 (WhatsApp)

Dispomos também de um e-mail, caso prefira nos escrever:

aprendendoaestudar@aol.com

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *