Você conhece as diferenças entre concentração e memorização?

É fato que quando nos referimos à memorização envolvemos, direta ou indiretamente, o ato de concentração. Quando nos concentramos em algo, executamos um esforço mental no sentido de solucionar um problema, de realizar uma atividade, de estudar um dado tópico de uma disciplina. Já a memorização se caracteriza por envolver habilidades. A habilidade de recordar informações, a habilidade de lembrar fisionomias, nomes, datas, fatos. A habilidade de rever experiências.

É importante ressaltar que a concentração e a memorização podem ser desenvolvidas. Podem ser treinadas, em princípio, independentemente de nossas idades. Há atividades que colaboram efetivamente para o aprimoramento, seja de nossa capacidade de concentração, seja na de memorização. O estudante que consegue ser treinado no âmbito de sua capacidade de concentração e também na de memorização estará, com certeza, abrindo seus caminhos para ser bem sucedido em seu processo de aprendizagem.

Você sabia que, sempre que algum fato, conhecimento, lembrança, uma informação qualquer é efetivamente armazenda no cérebro ela nunca mais é esquecida? O que pode ocorrer, no entanto, é um certo grau de dificuldade, maior ou menor, ao tentarmos acessar o que foi memorizado.

Por outro lado, muitas vezes desejamos buscar algo no cérebro porém, apesar do esforço dispendido, simplesmente não conseguimos! O que acontece nestas circunstâncias?

Nestas situações existe a forte possibilidade da informação buscada nunca ter sido, de fato, armazenada. Acreditamos que ela tinha sido guardada, porém, na verdade, isto não aconteceu.

É importante que realizemos exercícios com o objetivo de desenvolver nossa capacidade de memorização. É sabido, no entanto, que a concentração ajuda a aprimorar a memória. Isto significa, portanto, que antes de pensarmos em exercitar o desempenho de nossa memória, deveríamos procurar aplicar técnicas para a melhoria de nossas habilidades de concentração. Concentração e memória caminham juntas!

Se você sente que não consegue render em seus estudos, que apesar de seus esforços você não consegue aprender o suficiente, ou, ainda, que seu rendimento como estudante é baixo, e não se sente motivado, podemos ajuda-lo!

Sou Professor Universitário, na área das Ciências Exatas. Especialista em Didática no Ensino Superior, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na área se Sistemas Eletrônicos. Leciono há quase trinta anos e vivencio diariamente as dificuldades do alunado em geral no que se refere à forma como estudam fora do ambiente escolar. O baixo rendimento nos estudos em suas casas possui suas origens no passado dos alunos. Nos maus hábitos adquiridos consciente ou inconscientemente. No modo incorreto como sempre procuraram estudar. Posso ajuda-lo, seja você aluno de segundo ou terceiro graus. Através de um processo de mentoria, no qual acompanharei suas atividades, poderei orienta-lo e treina-lo a estudar melhor, mais eficientemente e com forte reflexo em sua aprendizagem. Que tal contatar-me? Para tanto, basta enviar uma mensagem caso tenha se interessado pela nossa proposta. Responderei o mais brevemente possível!

Nosso e-mail é:

aprendendoaestudar@aol.com

Opcionalmente, segue nosso telefone:

11-99317-5812 (WhatsApp)

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *