Deixe de lado a procrastinação! (parte I)

“Procrastinação é o ladrão do tempo. Prendam-no!”

Charles Dickens (1812-1870), em David Copperfield

 

Um problema muito comum, mas muito mesmo, que aflige a esmagadora maioria dos estudantes é a procrastinação. Talvez esta palavra possa ser um pouco estranha. Para tornar as coisas mais claras, eis aqui alguns sinônimos: deixar para depois, postergar, atrasar, prorrogar, adiar, protelar, e por aí vai…

Então, quando procrastinamos, deixamos de realizar algo que deveria estar sendo feito. Adiamos um assunto para ser resolvido posteriormente. Dependendo do caso, trata-se de um comportamento normal, como por exemplo, quando priorizamos atividades. Todavia, quando a procrastinação se torna uma rotina, temos de prestar atenção ao fato e procurar evitá-la.

A procrastinação prejudicial está associada ao hábito de prorrogar a execução de atividades difíceis de serem realizadas porém com o mesmo grau de importância, preferindo aquelas que são mais agradáveis e nada prioritárias. Neste caso, decidimos abandonar a realização daquilo que deveria ser efetivamente feito em troca de outra tarefa, mais simples e que não nos exija desgastes.

De modo a evitar a procrastinação prejudicial, torna-se interessante procurar entender os motivos pelos quais ela acontece. Descreveremos neste artigo e nas partes que o seguirão seis razões para que ela aconteça.

  • “Não me vejo realizando esta tarefa agora!”

A falta de motivação consiste em um importante fator para que uma determinada tarefa não venha a ser executada. Muitos procrastinadores acreditam que algo está errado com eles quando não se sentem motivados para iniciar uma dada atividade. No entanto, esta crença está errada.

Com efeito, não conhecemos ninguém que sente motivado e com real intenção de limpar a casa, de ir ao supermercado e enfrentar filas nos caixas. Não há quem se sinta motivado a pagar contas. Tratam-se de atividades nada prazerosas. Acreditar que é necessário se sentir motivado para que consiga realizar algo significa colocar em ordem reversa a causa e o efeito.

David D. Burns afirma, em seu livro “The Feeling Good Handbook” (sem tradução para o Português), que o “fazer” vem primeiro e em seguida, a motivação. Isto posto, diferentemente do senso comum, a motivação seria o efeito, e a causa estaria associada ao “fazer”. O ato de iniciar uma tarefa, portanto, seria o elemento motivador.

A motivação não necessita estar presente antecipadamente para que o trabalho seja começado. Dar o primeiro passo, não importando o quão pequeno ele seja, consiste em um importante indutor de comportamento, determinando que seja estabelecida a motivação como consequência.

Uma boa tática para afastar a procrastinação consiste numa simples análise: qual é a atitude que está sendo tomada no momento? Será que esta minha atitude não permite que eu me sinta motivado? Se você julgar que o problema está em sua atitude, deverá ser feito algo para alterá-la. Trata-se de um ajuste de atitude.

Vale citar alguns exemplos: experimente deixar de lado a ideia de que “tudo na vida deve ser tratado como sendo interessante”, ou que “eu devo gostar de todas as disciplinas de meu curso para que valham a pena”. Modifique sua atitude e seus objetivos, estabelecendo passos que podem (ou, dependendo do momento, eventualmente não) se ajustar a um quadro maior, visando o longo prazo. Assim, quando você tiver de assistir a uma aula “enfadonha”, ou realizar uma tarefa de casa “chata” como deveres, pense nestas ações como “passos” que o ajudarão a atingir suas metas a longo prazo. Esta colocação, por si só, é capaz de motivá-lo(a).

Em muitos dos artigos que desenvolvemos anteriormente citamos a respeito do contexto genérico em que as recomendações fornecidas seriam aplicáveis. A questão de vencer a  procrastinação, ora iniciada, também faz parte deste rol. Em outros termos, cada caso é um caso. E é neste âmbito que nós, enquanto mentores, nos encaixamos. Podemos lhe ajudar a aprender a estudar”.

Como dissemos, apesar de estarmos aqui tratando de situações genéricas, a individualidade não pode ser desconsiderada. Através de nossas sessões de mentoria, desenvolvemos processos com o objetivo de compreender as necessidades e particularidades do(a) estudante para, a partir daí, dar-lhe o apoio e direcionamentos adequados, paralelamente ao acompanhamento do desempenho de nosso mentorado(a).

Não se tratam de aulas particulares de nenhuma disciplina em especial, e sim de um treinamento e de aconselhamentos  pessoais, procurando aumentar o desempenho escolar ou acadêmico do aluno ou da aluna (esteja ele ou ela cursando o Ensino Médio ou Superior), aumentando a eficácia nos estudos, o melhor aproveitamento do tempo disponível e, como consequência, a obtenção de maiores notas nas provas e exames.

Resumindo, nosso objetivo básico é o de direcionar os estudantes a “aprender a estudar”.

Nosso processo de mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – situações estas em que os principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte dos estudantes.

Desenvolveremos juntos as ferramentas que melhor se adequem às características pessoais de cada estudante. Contate-nos e conversaremos a respeito disso.

Nosso e-mail é:

aprendendoaestudar@aol.com

Caso seja de sua preferência, segue nosso telefone:

11-99317-5812 (WhatsApp)

Não perca seu tempo! Venha “aprender a estudar” conosco e comece agora mesmo. Estamos te esperando. Até logo mais!

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

 

Créditos:

Primeira ilustração:   Image by https://www.freepik.com/free-vector/hand-drawn-adhd-illustration_25267102.htm#query=procrastination&position=16&from_view=keyword&track=sph Freepik

Segunda ilustração: https://www.freepik.com/free-vector/postponed-concept-flat-design_7601843.htm#query=procrastination&position=36&from_view=keyword&track=sph Image by pikisuperstar on Freepik

Terceira ilustração: https://www.freepik.com/free-vector/dreamer-concept-illustration_7842912.htm#page=2&query=procrastination&position=17&from_view=keyword&track=sph Image by storyset on Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *