Deixe de lado a procrastinação! (parte II)

“Daqui a um ano, você poderá  desejar ter começado hoje.”

 Karen Lamb (escritora inglesa)

Prosseguindo com nossa nova série – “Deixe de lado a procrastinação!”, vamos desenvolver agora a segunda dentre as seis razões que explicam os comportamentos que tendem a nos levar a procrastinar.

  • “Mas eu não sei como… Não consigo!”

Déficits associados à habilidades ou à capacidade de executar uma tarefa representam um dos principais motivos que nos levam à procrastinação. Supondo que você não disponha das condições necessárias para desenvolver certas atividades, é evidente, é natural que você as evite.

Vamos analisar um exemplo. Supondo que você leia lentamente, ou simplesmente não esteja habituado a ler com maior eficácia e necessita, para um trabalho escolar ou para um exame, digerir dezenas e dezenas de páginas de um texto. Haverá, com certeza, a tendência de adiar o início desta leitura pois, antecipadamente, ela já está sendo classificada como uma tarefa complicada.

Talvez você esteja escondendo suas dificuldades de leitura dos seus colegas de classe, não admitindo suas deficiências, para não ser taxado(a) de “burro(a)”. Você prefere procrastinar do que encarar suas necessidades de melhorar as habilidades de leitura.

A chave para a resolução de problemas associados à falta de habilidade de qualquer natureza reside justamente em sua identificação, de sua caracterização. Uma vez determinada a deficiência, o primeiro passo para a sua resolução já foi tomado.

A escolha deste exemplo – dificuldades na leitura – foi propositalmente adotada pois trata-se de um dos principais problemas que os(as) estudantes (estejam eles ou elas cursando o Ensino Médio ou Superior), enfrentam em maior ou menor grau, muitas vezes sem perceber a deficiência que os(as) afeta.

É uma pena que os estudantes, em sua grande maioria, não tenham sido treinados desde cedo a melhorar a capacidade de leitura eficiente e eficaz, associada à compreensão de textos.

A questão que está sendo discutida pode parecer estranha. Evidentemente, este texto está sendo lido. É claro que você sabe ler. O que queremos destacar é que poucos dispõem das habilidades de poder ler com eficiência (entenda-se a adoção de um modo adequado de leitura) e eficácia (a obtenção efetiva de resultados).

Erroneamente, somos levados a crer que uma leitura correta é avaliada pela velocidade com que um texto é lido e pela quantidade e variedade do material lido. Ainda de forma equivocada, é comum associarmos velocidade, quantidade e variedade de leitura a (aparente) inteligência. Com efeito, a leitura é uma arte. Não é medida pela quantidade e variedade.

O que devemos, fazer para melhorar nosso aproveitamento da leitura é assimilar técnicas que nos permitam capturar ideias, analisar argumentos e procurar fazer as perguntas certas a respeito do que está sendo tratado. Assim, a produtividade será aprimorada.

Há dois conceitos bastante interessantes que classificam a leitura em categorias e também em níveis. São definidas três categorias e quatro níveis – um mais complexo que o outro, sendo que o ideal seria conhecer e empregar qualquer um dentre estes quatro níveis sempre que necessário, em função do tipo de leitura eu estiver sendo efetuada.

Tratam-se de conceitos essenciais, voltados para todo estudante que se preocupa em ler eficientemente e com eficácia. Não trataremos estes tópicos neste artigo breve, que procura identificar causas da procrastinação. Basta-nos, no momento, assimilar que há três passos relevantes em se tratando de envolvimento com a leitura – estes sim, merecendo ser apresentados de imediato. Vamos a eles:

Primeiro passo:

O primeiro passo para ler consiste, simplesmente, na vontade de ler mais. Apaixonar-se pelo ato de ler em si. Leia a respeito daquilo que você gosta até passar a gostar de ler!

Segundo passo:

Faça com que o acesso aos seus livros seja o mais fácil possível. Mantenha sempre um livro por perto. Nunca se sabe quando surgirá uma oportunidade para lê-lo. Atualmente há inclusive opções tais como audiolivros e “e-books”.

Terceiro passo:

É importante trabalhar para aprimorar suas técnicas de leitura, começando pela consistência. Por exemplo, ler um pouco a cada dia, todos os dias. Aprender técnicas de leitura dinâmica. Treinar para reduzir a sub vocalização (evitar pronunciar as palavras enquanto lê, mesmo em voz baixa ou apenas movimentando os lábios).

Neste artigo, voltado a mais uma das razões que contribuem para a procrastinação, demos ênfase à questão das dificuldades de leitura. Quando um(a) estudante procrastina uma atividade justificando para si mesmo(a), através de pensamentos tais como “não sei como fazer isto…”, ou “não consigo executar esta tarefa…”, nem sempre, mas em muitas situações isto é devido a impedimentos associados a dificuldades de leitura por parte deles(as). E o interessante é que, curiosamente, eles(as) não se dão conta disso. Trata-se de um fato que não se torna evidente. O lado bom é que é perfeitamente possível identificar este problema e corrigí-lo.

Nosso trabalho está fundamentado no auxílio a todos aqueles alunos e alunas que possuem dificuldades nos estudos,  desde o ponto de entrada numa sala de aula para acompanhar as explanações de seus professores até o momento em que são submetidos às avaliações, passando pelo processo de tomarem notas durante a aula, de se concentrarem ao longo dela, de exporem suas dúvidas, de reverem a matéria em suas casas, de realizarem trabalhos e exercícios e todas as demais ações típicas do ambiente estudantil, estejam eles cursando o Ensino Médio ou o Superior. A questão da procrastinação, em todos os seus aspectos, também é observada, sendo proporcionadas todas as condições para que os estudantes a vençam, incluindo treinamentos de leitura dinâmica e eficaz, cujos princípios foram brevemente considerados neste texto.

Através de entrevistas iniciais, com o objetivo de conhecer o(a) estudante e seus problemas específicos, bem como suas características e necessidades individuais, propomo-nos, enquanto mentores, a elaborar uma metodologia específica para o atendimento de suas particularidades, desenvolvendo técnicas de estudo voltadas para este(a) aluno(a), cujos resultados são por nós acompanhados e reajustados se necessário for.

Em suma, nosso propósito é o de direcionar o aluno ou a aluna a “aprender a estudar”. Não se tratam de aulas particulares de nenhuma disciplina em especial – mas sim, de desenvolver todo um processo direcionado àquilo que o(a) estudante (mentorado) efetivamente necessita – um acompanhamento pessoal visando melhorar a sua absorção do conteúdo ministrado, aprimorar seus estudos em casa com maior rendimento e eficácia e, como consequência direta, obter maior aproveitamento escolar ou acadêmico, conforme o caso.

Diga-se de passagem, nossa mentoria atua com êxito inclusive no caso do ensino à distância, por meio de computadores e smartphones – modalidade esta cujos principais problemas estão relacionados às dificuldades de acompanhamento e concentração por parte do(a) aluno(a).

Conheça nosso trabalho. Colocamo-nos ao vosso inteiro dispor para nos contatar. Escreva-nos, relatando suas dúvidas e solicitando o agendamento de uma conversa via SkypeZoom ou aplicativos semelhantes. Para tanto, dispomos de um e-mail:

aprendendoaestudar@aol.com

Se preferir, ligue-nos ou envie uma mensagem via WhatsApp:

(11) 99317-5812

Procure-nos hoje mesmo e teremos o máximo prazer em expor o que temos a oferecer. Não perca tempo. Você estará diante dos melhores meios para solucionar seus problemas de aprendizagem – a dificuldade em estudar, em absorver a matéria ministrada, a obter melhores notas e a estudar mais eficientemente.

Venha “aprender a estudar” conosco. Estamos te esperando. Até breve!

Prof. Arnaldo – mentor em educação, voltado a técnicas de estudo e aprendizagem.

 

Créditos:

Primeira ilustração:  https://www.freepik.com/free-vector/floating-books-cartoon-vector-icon-illustration-object-education-icon-concept-isolated-premium-vector-flat-cartoon-style_21948365.htm#page=2&query=reading%20book%20icon&position=2&from_view=keyword&track=ais     Image by catalyststuff on Freepik

Segunda ilustração:  https://www.freepik.com/free-vector/ebook_4801297.htm#page=2&query=reading%20book%20icon&position=1&from_view=keyword&track=ais    Image by gstudioimagen on Freepik

Terceira ilustração:  https://www.freepik.com/free-photo/books-stack-3d-illustration-isolated-background_32138721.htm#query=book%203d%20icon&position=38&from_view=keyword&track=ais    Image by upklyak on Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *